
O advogado e empresário Abelardo de la Espriella foi eleito presidente da Colômbia neste domingo (21). Com 98,22% das urnas apuradas no segundo turno, De la Espriella consolidou sua vitória ao obter 12.766.679 votos (49,77% dos sufrágios válidos), derrotando o candidato governista Iván Cepeda.
A vitória confirma a tendência do primeiro turno, quando De la Espriella já havia liderado a disputa com 10.361.499 votos (43,74%), contra 9.688.361 de Cepeda (40,90%). O economista José Manuel Restrepo será o vice-presidente na gestão que governará o país no período de 2026 a 2030.
Quem é o presidente eleito?
Nascido em Bogotá em 31 de julho de 1978 e criado em Montería, capital do departamento de Córdoba, De la Espriella formou-se em Direito pela Universidad Sergio Arboleda. Em 2002, fundou o escritório De la Espriella Lawyers, expandindo operações para grandes centros como Bogotá, Barranquilla, Medellín e Miami.
Ao longo de sua carreira jurídica, ganhou notoriedade ao representar empresários, artistas, militares e figuras públicas em processos de grande repercussão. Entre seus clientes mais conhecidos estão Álex Saab e David Murcia Guzmán — pontos que foram explorados por seus adversários durante a campanha, mas que o presidente eleito defendeu como parte de sua atuação estritamente profissional.
Fora dos tribunais, De la Espriella atua nos setores de consumo, moda e estilo de vida, além de possuir produções musicais inspiradas em repertórios italianos. Ele é casado desde 2008 com Ana Lucía Pineda, com quem tem quatro filhos.
A campanha que transformou a direita colombiana
Lançado em julho de 2025, o movimento Defensores de la Patria serviu como plataforma de viés nacionalista conservador para catapultar a candidatura de De la Espriella. Ele se apresentou como um “outsider”, destacando o fato de nunca ter ocupado cargos públicos ou administrado recursos estatais.
Sua campanha foi construída em torno de três pilares principais: segurança, autoridade e forte oposição ao projeto político do atual presidente, Gustavo Petro. Em janeiro de 2026, a candidatura ganhou tração ao receber o apoio do movimento Salvación Nacional e, posteriormente, de outras forças de centro-direita.
Principais propostas de governo:
-
Segurança: Política de “mano dura” contra o crime organizado, combate à corrupção e construção de megacárceres de alta segurança.
-
Combate ao narcotráfico: Reativação das fumigações contra cultivos ilícitos.
-
Geopolítica: Fortalecimento da cooperação militar com Estados Unidos e Israel, além de uma postura firmemente crítica em relação ao governo da Venezuela.
-
Economia: Redução de impostos, eliminação do imposto financeiro 4×1000 e abertura de novos contratos para exploração petrolífera.
-
Pauta Social: Alinhamento com a defesa da família tradicional e oposição ao aborto.
Durante a corrida presidencial, De la Espriella não escondeu sua admiração por líderes internacionais da nova direita, citando frequentemente o presidente argentino Javier Milei como uma de suas referências.
Controvérsias e Liberdade de Imprensa
A trajetória do novo presidente também é cercada de polêmicas. Organizações de defesa dos direitos humanos e de imprensa, como a Fundação para a Liberdade de Imprensa (FLIP) e a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), já manifestaram preocupação com o histórico de ações judiciais movidas por ele contra jornalistas e colunistas, alertando para possíveis riscos à liberdade de expressão no país.
O presidente eleito também enfrentou desgaste na campanha por declarações consideradas machistas e comportamentos agressivos em entrevistas, episódios que o levaram a emitir pedidos públicos de desculpas em determinados momentos da disputa.
Transição e posse
Abelardo de la Espriella assume o comando da Colômbia em um cenário de profunda polarização política. O processo de transição de poder com o governo de Gustavo Petro deve começar nos próximos dias, preparando o país para a troca de comando que ocorrerá oficialmente em agosto.
Publicado em: Política


Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.
Enquanto a oposição sem noção faz críticas infundadas, o governador Carlos Brandão continua investindo em obras e ações na Baixada, cujos feitos engrandece a qualidade de vida e o bem-estar dos baixadeiros.
Internautas de diferentes cidades maranhenses e até de outros estados têm acompanhado a programação

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.
Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.
Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.
“O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.
Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, neste sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, esteve nesta sexta-feira (19) em Ribeirãozinho do Maranhão, onde foi recebido pelo prefeito Flávio Soares, por lideranças políticas da Região Tocantina e pela população. Durante o encontro, falou sobre os investimentos realizados pelo Governo do Estado no município, apresentou propostas para a região e defendeu uma gestão construída a partir do diálogo com os prefeitos, da escuta da população e da presença constante nos municípios.
Ao lembrar sua atuação como secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans destacou que percorreu os 217 municípios maranhenses ouvindo gestores e a população para transformar demandas em ações concretas.
“Eu não esperei o ano eleitoral para estar aqui. Talvez muitos de vocês não me conhecessem, mas eu já estava como secretário de Assuntos Municipalistas, dedicando a minha vida a fazer isso. Faz mais de quatro anos que estou andando por todos esses municípios, conversando com as pessoas, entendendo esse estado”, afirmou.
Durante o discurso, Orleans citou investimentos já realizados em Ribeirãozinho, como a implantação do Restaurante Popular, da unidade do Viva/Procon, da Estação Tech, pavimentação em bloquetes, perfuração de poços artesianos, entrega de tablets aos estudantes da rede estadual, melhorias na alimentação escolar e obras de infraestrutura que fortalecem o desenvolvimento do município.
Na área da saúde, defendeu a implantação de um Hospital de Urgência e Emergência em Imperatriz e de um Hospital Oncológico em Açailândia, com o objetivo de ampliar o acesso a atendimentos especializados na Região Tocantina.
“Eu participei de um governo que deu certo. Participei ativamente de entregas que melhoraram a vida das pessoas e sei que não posso parar por aqui. Eu sinto no meu coração que ainda vou ajudar muito essa região e continuar valorizando um povo que durante muito tempo não foi visto”, declarou.
O prefeito Flávio Soares destacou a parceria entre Ribeirãozinho e o Governo do Estado e afirmou que o município vive um novo momento com os investimentos realizados.
“Eu ainda não tinha visto o Governo do Estado entregar tanto para os municípios da Região Tocantina. É um governo presente, que trabalha, que olha para o interior. Esse é o tipo de governo que o povo está aprovando e nós vamos continuar nesse rumo”, afirmou.
Em reunião realizada nesta sexta-feira (19), na sede do Sindicato Rural (SINRURAL) de Imperatriz, o pré-candidato a governador Orleans Brandão dialogou com produtores rurais e lideranças políticas sobre as necessidades e as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio maranhense.
O encontro, que reuniu o presidente do sindicato, Glen Maia, o deputado estadual Antônio Pereira e o pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, serviu como um espaço de escuta para as demandas de quem produz e movimenta a economia da região.
O pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta sexta-feira (19) em Davinópolis, em encontro promovido pelo prefeito Zé Pequeno. Com eles estiveram lideranças, vereadores e muitos apoiadores, em uma recepção marcada pelo entusiasmo e pela presença de representantes da Região Tocantina.
Durante o encontro, Orleans defendeu a importância da relação próxima com os gestores municipais e afirmou que esse diálogo permanente tem sido fundamental para garantir respostas rápidas às demandas da população.
“Eu não esperei o ano eleitoral para vir a Davinópolis entregar obras que mudam a vida das pessoas. Trouxemos a Estação Tech, o Viva Procon, a escola militar e pavimentação. Temos convicção de que este é o caminho certo, pois acredito na política do diálogo, da presença física e da parceria direta com os prefeitos para resolver os problemas reais do nosso povo”, declarou.
Ao receber o pré-candidato, o prefeito Zé Pequeno lembrou o histórico de ações realizadas em parceria com o Governo do Estado e os investimentos que chegaram ao município nos últimos anos. Para ele, a atuação de Orleans tem sido decisiva para aproximar as demandas das prefeituras das ações desenvolvidas pelo Estado.
