Cadê o Ministério Público Estadual e Federal, o IBAMA, a Secretaria de Meio Ambiente Estadual e até a Polícia Federal, que não vêem a degradação total do meio ambiente em Vitoria do Mearim?

Publicado em   29/set/2011
por  Caio Hostilio

Hoje (29), no SEBRAE, numa conversa com um grupo de agricultores do município de Vitória do Mearim, eles me disseram que o confronto de Juçaralzinho não deu em nada e que a degradação continuou e hoje não existe mais nada, cujo resultado foi o desvio de um dos afluentes do Rio Mearim, o aterramento de várias lagoas, a destruição total da fauna e da flora, todo para criação de búfalo. Segundo eles, as autoridades sabem, mas fecham os olhos para a destruição do pulmão da cidade e do local de onde muitas famílias tiravam seus sustentos. Isso simplesmente é asqueroso!!!

Será possível que as autoridades constituídas não vêem que o reverso da moeda é a degradação total da qualidade de vida e a total saturação de muitos em detrimento de uma pessoa? Não posso aceitar que ainda aconteça esse tipo de crime e o culpado fique impune, como se tudo que foi degradado se converteu em beneficio da coletividade…

De acordo com os agricultores, esse crime já vem acontecendo há muito tempo e que as autoridades, principalmente o MPE local, mas que simplesmente fecharam os olhos.

Os agricultores disseram que o responsável pela degradação foi o ex-prefeito Reginaldo Rios, marido a atual prefeita, Dóris de Fátima Ribeiro. Ele diz, segundo os agricultores, que arrendou a área e que agora a comprou em definitivo.

Os agricultores disseram que a área destruída totalmente, para o criatório de búfalo, era constituída de lagos e igarapés de águas perenes, com grande variedade de peixes e que em muitas dessas lagoas existiam ilhas que serviam de moradia para uma variedade imensa de aves, além da riqueza em diversas espécies de plantas e palmeiras.

Simplesmente tudo foi aterrado para plantar capim para a criação de búfalo do ex-prefeito, que ainda desviou o percurso natural no Rio Grajaú, afluente do Rio Mearim, para abastecer uma de suas fazendas, além de derrubar todas as palmeiras e árvores as margem dos igarapés e lagoas, afirmaram os agricultores.

“Essa área servia de subsistência para a população de Vitória do Mearim. Ali a gente conseguia o peixe, o palmito, a água potável, tudo que precisávamos. Agora tudo acabou. A região do Japão (povoado) não esquece o confronto do ex-prefeito com os moradores de Juçaralzinho… muitos ainda têm seqüelas e outros ficaram aleijados”, desabafaram os agricultores.

Será possível que não irão tomar providências quanto a esse crime… Crime não!!! Esse massacre ambiental? Espero que as autoridades constituídas verifiquem “in loco” e caso verifiquem o que todos já sabem, faça cumprir a lei…

Infelizmente o que não faltam são episódios trágicos envolvendo crimes ambientais como esse citado acima, que podem exemplificar a importância da adoção e efetiva aplicação das leis ambientais e das penalidades relacionadas a este tipo de crime. O que se percebe facilmente é que a simples penalização não basta, uma vez que os danos ambientais acarretam inúmeras conseqüências, não só ao meio adjacente, mas a toda população próxima das áreas afetadas.

Pensem isso!!!

  Publicado em: Governo

4 comentários para Cadê o Ministério Público Estadual e Federal, o IBAMA, a Secretaria de Meio Ambiente Estadual e até a Polícia Federal, que não vêem a degradação total do meio ambiente em Vitoria do Mearim?

  1. Anticorrupto disse:

    estão todos na anti-sala da honestidade publica. rapaz, fui ver essa realidade lá em vitória, e o que mais preocupa sao as consequencias da omissão dessas bostoridades publicas.

  2. francisco disse:

    Eu fico vendo na Procuradoria Geral de Justiça, a divergência entre os dois grupos, o da Procuradora Geral atual e o do ex-Procurador Geral Raimundo Nonato, que agora pousa de santo, não parando de perseguir a Dra Fátima e seus aliados. Interessante notar que a dupla de Procuradores que mais atua nessa perseguição já atuava junto desde a administração do Dr. Nonato, E agora agem como se nada de errado tivesse acontecido naquela época.
    Não é preciso grande esforço para concluir que essa dupla é formada pelo Dr. Nonato e pela Procuradora de Justiça Themis Maria Pacheco de Carvalho, que tem emprestado seu nome para “assumir” as acusações contra Dra. Fátima e seus aliados, algumas dessas “denúncias” distribuídas“coincidentemente” para o Dr. Nonato ser o relator.
    Pois bem, a Dra Themis foi nomeada pelo Dr. Nonato sua assessora, através do cargo em comissão de Assessora Especial da Procuradoria Geral, quando ainda não era Procuradora. O Dr. Nonato á nomeou para esse cargo através do Ato 2961, de 17/06/2002, cópia em anexa, e 09/07/2003 passou a ter direito a uma gratificação adicional, por serviços extraordinários de 37% sobre seus já polpudos vencimentos, conforme Portaria nº 1421, assinada pelo o Dr. Nonato, cópia anexa. Apesar de a função de Promotor de Justiça, e também de Assessor Especial ser daquelas que exigem dedicação exclusiva, houve pagamento á mais por supostos “serviços extraordinários”.
    Mais o pior não é isso. Em 20/01/2004 a Dra Themis pediu e foi autorizada a se afastar, por dois longos anos, tanto da função de Promotora de Justiça como da de Assessora Especial da Procuradoria Geral de Justiça, para cursar, na Espanha, um curso de estudos avançados em criminologia, curso esse concluído em 08/03/2005, conforme cópia anexa. Ou seja, o curso levou pouco mais de um ano, fevereiro/2004 á março/2005, mas a Dra Themis acabou gozando afastamento por dois longos anos um deles para passear, pois ninguém é de ferro…
    E não é tudo, mesmo afastada e passeando na Europa á Dra Themis, graças a seu parceiro de perseguição, ex-Procurador Geral Dr. Nonato, teve direito não só a seus vencimentos de Promotora e Assessora, mas também á gratificação adicional “por serviços extraordinários” que teriam sido prestados, assim, do outro lado do Oceano Atlântico, na Espanha e, sabe se que outros países da Europa, isso com a gorda remuneração, salário de promotor + o de assessor especial + 37% de adicional por serviços extraordinários.
    De fato, somente em 14/08/2006, mais de um ano depois do término do curso na Europa, é que foi baixada a Portaria 2131, cópia anexa, fazendo cessar o adicional de “serviços extraordinários” da Dra Themis.
    Gostaria de saber o que a dupla que persegue seus colegas têm a dizer, ou dirão, desses documentos e dessas provas…

    • Caio Hostilio disse:

      SE ESSE CASO FICAR IMPUNE SERÁ A MAIOR VERGONHA DO MARANHÃO, POIS UM CRIME DESSE CONTRA O MEIO AMBIENTE OS RESPONSÁVEIS DEVEM ESTÁ NA CADEIA.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos