Pesquisadores confirmam o que eu disse: “Riqueza nas mãos de Poucos”

Publicado em   26/dez/2011
por  Caio Hostilio

Os meios de produção de riqueza do país estão concentrados nas mãos de 6% dos brasileiros. De cada 20 brasileiros, apenas um é dono de alguma propriedade geradora de renda: empresa, imóvel, propriedade rural ou até mesmo conhecimento (também considerado como um bem).

Os proprietários brasileiros têm um perfil específico comum. A grande maioria tem entre 30 e 50 anos de idade, é de cor branca, concluiu o ensino superior, e não têm sócios. Essas são algumas das conclusões apresentadas no livro Proprietários: Concentração e Continuidade lançado dia 2 de abril,em São Paulo. Apublicação é o terceiro volume da série Atlas da Nova Estratificação Social do Brasil, produzida por Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e vários economistas do órgão.

Ao falar sobre a pesquisa, Pochmann destacou que a concentração das propriedades no Brasil é um traço colonial. Desde a concessão das primeiras propriedades agrícolas, passando pela industrialização ocorrida no século 20, até o aumento da atividade financeira, os meios de produção sempre estiveram sob controle da mesma e restrita parcela da população nacional. O Brasil tem um dos piores índices de distribuição dos meios de produção de riqueza em toda a América Latina.

Comentário do Blog: Essa discussão não é política, mas sim de cunho social, visto que as maquiagens feitas são exatamente para tirar de cima dos verdadeiros mandatários do país a responsabilidade da péssima qualidade de vida oferecida aos 84% do restante dos brasileiros. É preciso acabar com a demagogia que corrói a dignidade humana. As políticas beneficiam sempre esses 6%, que por sinal adoram o neoliberalismo mais enfático. É preciso acordar para a realidade!!!

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos