Noticia que irrita os oposicionistas

Publicado em   26/fev/2013
por  Caio Hostilio

A matéria abaixo irrita pelo fato de jogar por água abaixo o discurso falacioso do presidente da EMBRATUR Flávio Dino e de seus seguidores, que quando estiveram no Palácio dos Leões apenas criaram a LEI DO CÃO, distribuíram dinheiro público no apagar das luzes e fizeram viagens aos USA como sendo oficial, mas não passou de um turismo pela terra do tio Sam… As fotos estão até hoje no blog do saudoso Décio Sá. Cadê os projetos de Flávio Dino para o Maranhão?

Governadora Roseana instala novo modelo de segurança com entrega da USC Divinéia/Vila Luizão

Foto 1 Roseana inaugura USC foto Geraldo Furtado[1]Moradores dos bairros Divinéia, Vila Luizão e Sol e Mar, que somam uma população de aproximadamente 120 mil pessoas, foram beneficiados, nesta terça-feira (26), com a primeira Unidade de Segurança Comunitária (USC) do Maranhão, projeto do Governo do Estado realizado por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Inaugurada pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Segurança, Aluisio Mendes, a unidade vai garantir policiamento reforçado na área 24 horas por dia. Serão 92 homens da PMs, 12 veículos e 10 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos em toda da região.

Foto 2 Roseana inaugura USC foto Geraldo Furtado[1]A expectativa é de redução em até 70% do índice de criminalidade na área, a partir da instalação da Unidade. “O nosso propósito é reafirmar o compromisso com cada família e com cada cidadão maranhense. Dizer que estamos presentes para prestar os serviços que vão melhorar a vida de cada um de vocês. Essa primeira unidade servirá de espelho para as demais que planejamos implantar, não só na capital, mas nos principais municípios do Estado”, declarou Roseana Sarney.

Foto 3 Roseana inaugura USC foto Geraldo Furtado[1]Para este ano, está prevista a instalação de unidades nos bairros Coroadinho e Cidade Olímpica. Também integram o projeto, que visa melhorar a segurança pública dos maranhenses, USCs a serem construídas no Anjo da Guarda, Cidade Operária, João de Deus, Liberdade e São Raimundo. “Até o final de 2014 serão 18 unidades na capital e seis no interior do estado. Este é o meu compromisso. Essa é a minha meta e quero contar com a participação e colaboração de todos vocês”, disse a governadora.

Foto 4 Roseana inaugura USC foto Geraldo Furtado[1]A solenidade contou com a participação de secretários de Estado, entre eles o chefe da Casa Civil e interino da Infraestrutura, Luis Fernando Silva; deputado federal Lourival Mendes, autor da emenda parlamentar que garantiu recursos para equipar a unidade; os comandantes da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; da Polícia Civil, delegada Cristina Resende; do Corpo de Bombeiros, Marcos Paiva; do superintendente da Polícia Federal, Cristiano Barbosa Sampaio; vereadores, a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende; líderes comunitários e moradores dos bairros beneficiados e comunidades vizinhas.

Novo conceito

Foto 6 Roseana inaugura USC foto Geraldo Furtado[1]Em seu pronunciamento, a governadora Roseana Sarney destacou que a inauguração da unidade marca o início de uma nova etapa do programa de combate à violência no Estado. “Esta é a primeira e tenho certeza que será um exemplo para todo o nosso estado. Essa não é apenas uma nova dependência do sistema de combate ao crime e de repressão aos infratores da ordem pública, trata-se de um novo conceito. Uma nova abordagem para garantir um dos direitos mais fundamentais dos cidadãos: viver em paz, em harmonia e segurança, sem sobressalto e sem medo. Essa é a nossa proposta”, afirmou Roseana.

“Aqui, além dos 92 policiais, 12 veículos novos e das 10 câmeras de videomonitoramento 24 horas, nós teremos também uma sala de convivência aberta à comunidade, um auditório com capacidade para 60 lugares e uma sala de inclusão digital onde funcionará um telecentro com 15 terminas para a realização de cursos profissionalizantes para jovens, adolescentes e adultos da região”, contou Roseana Sarney.

Dentro da iniciativa, 28 jovens já iniciaram curso de Auxiliar de Escritório. Nesta semana, 25 mulheres da comunidade começam as aulas no Curso de Formação Inicial e Continuada em Preparo, Conservação e Congelamento de Alimentos, como parte do projeto Mulheres Mil. Os cursos serão oferecidos por meio do programa Maranhão Profissional e têm parceria com a Associação Comercial, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (IFMA) e universidades. 

Compromisso com a segurança

O secretário Luis Fernando Silva também assinalou que a USC traz muito mais que segurança para as comunidades beneficiadas. “Essa iniciativa, além de combater a criminalidade também oferece novas possiblidades aos jovens. Temos certeza que teremos dias melhores aqui na Divinéia, na Vila Luizão, no Sol e Mar e nos bairros vizinhos”, ressaltou.

O deputado Lourival Mendes destacou o compromisso da governadora Roseana Sarney com a segurança. “Nunca se viu tanto investimento nesta área como no governo atual”, observou. O coordenador de Juventude do Grupo Ação e Renovação Popular (Garp), Rubens Ferraz, disse que os índices de criminalidade em toda a região tendem a diminuir significativamente com a instalação do projeto.

“Trabalhamos para que essa ideia se concretizasse. O Garp e o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) lutaram para isso. O objetivo está alcançado e agradecemos a disposição da SSP em implantar este projeto maravilhoso em nossa comunidade”, observou.

A líder comunitária Maria da Glória Melo também falou da importância da unidade para redução da criminalidade no bairro. “Agora, as famílias estão mais tranquilas sabendo que têm policiamento 24 horas por dia. Há muito esperávamos por isso e só temos a agradecer essa iniciativa do governo e dos vereadores e deputados que se empenharam em realizar essa obra”, destacou.

Projeto

A instalação da USC resultou de estudos feitos pela equipe de inteligência da SSP e foi motivada, segundo informou o secretário Aluisio Mendes, pelos números de criminalidade registrados nesses locais, onde houve significativo aumento do número de homicídios dolosos desde 2011.

O projeto implantado pelo governo segue os moldes do Projeto Polícia Pacificadora, implantado nas comunidades do Rio de Janeiro e que tem conseguido reduzir significativamente a violência e o tráfico de drogas. Com inovações no projeto, o Maranhão agora é que serve de modelo até para os cariocas.

“As unidades que serão instaladas no estado possuem o que existe de mais moderno em tecnologia de Segurança Pública, a exemplo das câmeras interligadas a um centro de comando instalado na própria Unidade e também no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na sede da SSP”, observou Aluisio Mendes.

Com aporte financeiro orçado em R$ 1.248.070,16, a unidade possui terreno com uma área total de 1.778 m², sendo 475 m² de área construída. A SSP também vai intensificar a presença de policiais civis naquelas localidades, com aumento do efetivo e a instituição de um plantão de 24 horas na 7ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro do Turu.

UNIDADE DE SEGURANÇA COMUNITÁRIA

– Localização: Avenida Argentina, Rua Peru, esquina com Avenida Argentina, na Divinéia

– Inauguração: Fevereiro de 2013

– Atendimento: 120 mil moradores dos bairros Divinéia, Vila Luizão e Sol e Mar

– Valor da obra: R$ 1.248.070,16

– Área externa do terreno: 1.778 m²

– Área interna: 475 m²

– Sistema de Videomonitoramento com 10 câmaras distribuídas em locais estratégicos e escolhidos pela própria população, cobrindo toda a região 24 horas. Serão interligadas ao Ciops.

– 92 policiais militares

– 5 viaturas

– 4 motocicletas

– 2 novos quadriciclos

  Publicado em: Governo

10 comentários para Noticia que irrita os oposicionistas

  1. Valdeci disse:

    A oposição, que ainda continua com a camisa do lado do avesso, pode está agora tentando passar ferro quente em roupa de náilon. aliás isto foi o que já aconteceu em 2006, quando os maranhenses provaram do gosto amargo, sem o sabor do mel por eles prometido. A galinha que pra eles tinha os ovos de ouro, ficou sem asa, sem peito, sem pé e nem cabeça. Nada de concreto, nada de positivo. O maranhense ficou mesmo foi no zero a zero.

  2. simeao disse:

    que devemos……

  3. OUVINTE DE AM disse:

    92 POLICIAIS PARA UMA POPULAÇÃO DE 1200 PESSOAS, A ONU DIZ QUE E 1 POLICIAL PARA CADA 450 PESSOAS, FAZ A TUA MATEMATICA, E A MESMA COISA TU TE ENROLAR COM LENÇOL CURTO, QUANDO TU ENROLA A CABEÇA DESCOBRE OS PES, QUANDO ENROLA OS PES DESCOBRE A CABEÇA,PORQUE BATEM PALMA? EU NÃO SEIO SE E FALTA DE CONHECIMENTO OU E O JABAZINHO.

  4. roberto. disse:

    o maranhão tá de parabéns por esse grande feito do nosso governo,esperamos que o próximo gestor faça muito mais que com certeza o maranhão só tem a ganhar,mais gestor que já teve experiencia de governar,não esse pseudo comunista que agora tá desesperado.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos