Sem investir na formação do corpo docente não existirá ensino/aprendizagem

Publicado em   28/mar/2013
por  Caio Hostilio

Seduc define ações para o desenvolvimento de programas em parceria com IAS

Foto 1- Seduc - programas em parceria com IAS[1]A formação continuada de mais de 700 professores da rede estadual de ensino e as ações articuladas para alavancar os indicadores educacionais do Maranhão foram discutidas, na terça-feira (16), durante reunião de trabalho entre o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, representantes do Instituto Ayrton Senna (IAS) e a equipe técnica da Secretaria-Adjunta de Ensino. O cronograma de atividades neste sentido será iniciado a partir da próxima semana, visando fortalecer o acompanhamento pedagógico dos programas desenvolvidos por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o IAS.

Pedro Fernandes informou que no encontro de trabalho realizado na Secretaria-Adjunta de Ensino da Seduc foram definidas as diretrizes que irão nortear o desenvolvimento dos programas de gerência escolar desenvolvidos em parceria com IAS.

As principais diretrizes do cronograma de atividades terão início em abril com a capacitação de mais de 700 monitores das Unidades Regionais da Seduc em programas do IAS, a partir da primeira quinzena de abril.

Para a gerente de projetos do IAS, Rita Paulon, a reunião com o secretário Pedro Fernandes e a equipe de ensino – “que vem realizando um eficiente trabalho” – foi a garantia da continuidade da parceria com a Seduc com a montagem de um plano de ações articuladas e integradas para este ano, visando alavancar os indicadores educacionais do Maranhão.

Ela destacou que a prioridade para este ano é estabelecer a gestão integrada e articulada de todos os setores no acompanhamento técnico-pedagógico das 1.233 escolas da rede estadual.

Gestão Integrada

De acordo com Rita Paulon, dentro da gestão integrada, também, está previsto o fortalecimento de ações para superar os desafios em correção de fluxo em turmas dos programas “Acelera Brasil” e dos programas de alfabetização.  Ela destacou o processo de formação continuada de um expressivo contingente de professores e instrutores de 89 municípios parceiros da Seduc, em regime de colaboração, com o objetivo de reduzir o desafio da distorção idade/série.

Na opinião da secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira, a idéia do fortalecimento da parceria é ampliar o acompanhamento das atividades das escolas da rede estadual, garantindo mais apoio ao sistema pedagógico em busca do aperfeiçoamento e da melhoria do nível da qualidade de ensino e da expansão dos indicadores educacionais, uma das metas do secretário Pedro Fernandes.

Leuzinete Pereira ressaltou que a parceria entre a Seduc e o IAS está focada nos mais diversos setores das escolas da rede, como programas, projetos e infraestrutura, bem como reposicionando, acompanhando e monitorando as escolas com a visão mais ampla possível para que sejam alcançados resultados de excelência.

Ao final do encontro, o secretário Pedro Fernandes anunciou o lançamento de um programa interativo de mediação tecnológica, por meio da parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e Universidade Virtual do Maranhão (Univima), que será implantado na rede estadual de ensino, principalmente, nos anexos de algumas escolas.

  Publicado em: Governo

7 comentários para Sem investir na formação do corpo docente não existirá ensino/aprendizagem

  1. SAMIR MARTINGER disse:

    …..

  2. Jr disse:

    hã ahan, falar sobre o pagamento ele ñ quer!!! sobre os excendentes do ultimo concurso tb! Esse Pedro Fernandes é só balela!

    • Caio Hostilio disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… Ver a evolução e não concordar é a mostra maior de desespero e, principalmente, tentar debater sobre um assunto do qual não sabe a diferença de um giz e um apagador!!!

  3. jr disse:

    Caro jornalista, vc poderia nos informar sobre o estatuto do servidor, como ele anda? A respeito dos excedentes do ultimo concurso, já que o estado perdeu na justiça…e sobre a greve que se inicia agora na 2ª quinzena de abril?? Obrigado!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos