Secretaria de Segurança Pública do Maranhão chegou às mais obscuras entranhas da agiotagem…

Publicado em   03/maio/2013
por  Caio Hostilio

agiotagemSegundo informações exclusivas, após uma conversa com um dos homens de proa da SSP, as investigações efetuadas chegaram a todos os níveis da prática de agiotagem no Maranhão.

De acordo com as informações, a polícia teve que partir do início da agiotagem praticada no Estado, que antes extorquiam apenas os empresários endividados e que de uns cinco anos para cá essa ilicitude chegou com muita força no poder público, principalmente nas prefeituras. “Caso isso não tivesse sido investigado agora, com certeza daqui mais quatro anos, essa rede criminosa tomaria conta de quase todos os municípios do Estado, levando o empobrecimento a números assustadores aqui no Maranhão, levando o IDH a índices ainda mais piores”, falou o infortante.

A determinação da governadora, segundo o informante, era para que investigasse e agisse dentro dos rigores da lei, coisa que levou a descoberta de diversos casos, que ainda não fazem parte do processo da morte do jornalista Décio Sá, mas que essas investigações e suas comprovações foram todas enviadas à Procuradoria Geral da República e para a Polícia Federal, visto que se trata de desvios com recursos públicos federais.

O informante disse que a Polícia sabe quem são todos os agiotas que agem no Maranhão e quem são seus protetores, coisa que não houve nenhum pedido para que parassem ou não denunciassem à Procuradoria Geral da República e a Policia Federal tais pessoas, pois se trata de crime federal.

Para o informante, são mais de 100 prefeituras nas mãos dos agiotas, quando as 40 citadas são apenas relacionadas ao agiota Gláucio. “Recebemos diversas denúncias de prefeitos que nos procuram e a Secretária está de portas abertas para recebê-los e dar prosseguimento as investigações”, afirmou o informante.

O informante disse, ainda, que o Gláucio, de acordo com as investigações, começou com apenas uma prefeitura pequena, mas cresceu assustadoramente, haja vista que a prática é super rentável. “Os agiotas bancam eleições e depois tornam os vencedores do pleito – aqueles acompanhados por pesquisas – em seus reféns”, afirmou o informante.  

Ele disse-me que muitos gestores já deixaram de pagar tanto o Gláucio quanto os demais agiotas e que mais gestores estão buscando a SSP para ter o apoio. “Temos em nosso poder Notas Fiscais escandalosas… Imagina que tem uma NF de compra de achacolatado, lada com 250 gramas, que nós encontramos em diversos supermercados com o preço de R$ 3,00, vendida ao preço de R$ 10,00 cada lata, usando a verba da merenda escolar e quando se investiga mais na ponta, verifica-se que foi entregue apenas a NF e as crianças ficaram sem a merenda escolar”, falou o informante chocado.

“Depois de toda essa investigação, ao ver desvios dos recursos para compra de medicamentos e da merenda escolar, observa-se o porquê do índice do IDH do Maranhão ser tão baixo”, falou o informante.

O informante finalizou dizendo que a SSP continua de portas abertas para receber os gestores que querem denunciar e estão sofrendo ameaças…  

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Secretaria de Segurança Pública do Maranhão chegou às mais obscuras entranhas da agiotagem…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos