Sema realiza Conferência Regional do Meio Ambiente em Barra do Corda

Publicado em   23/maio/2013
por  Caio Hostilio

semaPromovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), a Conferência Regional do Meio Ambiente realizada no município de Barra do Corda, nesta quarta-feira (22), na Unidade Integrada Maria Emídia Brandes Caldas, reuniu 221participantes entre representantes do poder público, sociedade civil organizada, iniciativa privada e indígenas de diversas etnias. O tema de discussão do encontro foi Gestão de Resíduos Sólidos no Maranhão. Para essa etapa preparatória da Conferência Estadual do Meio Ambiente foram mobilizados os municípios de Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.

O evento foi aberto pela superintendente de Educação Ambiental da Sema, Eliane Alhadef, representando o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes. Na ocasião, Alhadef, enfatizou a importância da realização da Conferência e agradeceu a presença dos municípios da região ratificando a necessidade da participação de todos para que a Conferência seja um espaço democrático. Também destacou a responsabilidade da gestão compartilhada entre poder público, sociedade civil, empresas e demais instituições na gestão dos resíduos sólidos no Maranhão.

Participaram do evento o prefeito de Barra do Corda, Eric Costa; o presidente da Câmara Municipal, Gil Lopes; o promotor de Justiça de Barra do Corda, Jorge Luís Ribeiro de Araújo; o indígena José Raimar Pompeu, da Terra Indígena Cana Brava Guajajara (representando a sociedade civil organizada); o secretário de Meio Ambiente de Barra do Corda, Hadroldo Cunha ( representando todos os secretários da região) e a diretora da Unidade Integrada Maria Emídia Brandes Caldas, Maria Darlene Resplandes.

O prefeito de Barra do Corda, Eric Costa, agradeceu à Sema pela realização da terceira conferência regional no município e  confirmou que ainda existe um lixão no município. “Dentro dessa preocupação é importante esse evento para juntarmos forças, município, estado e sociedade para discutir idéias, somar forças para a construção de políticas públicas”, declarou.

Já o promotor de Justiça, Jorge Luís de Araújo, abordou o desafio da elaboração dos planos municipais de gestão dos resíduos diante do curto prazo estabelecido pelo Governo Federal. Araújo citou a dificuldade de cumprimento das metas para a efetivação da gestão, ambientalmente, adequada dos resíduos.

O indígena José Raimar, da Terra Indígena Cana Brava Guajajara, destacou a necessidade da posse da terra para a reutilização de uma cultura sustentável pelos povos indígenas e afirmou que não existe a gestão do lixo dentro da terra indígena.

Programação

O coordenador da Conferência Regional de Barra do Corda, Dyego Bruno Sena Lima, ministrou palestra sobre Resíduos Sólidos. Sena explicou a metodologia da conferência e a importância do tema por meio da exposição da situação nacional da gestão dos resíduos sólidos. Ele, também, abordou os quatro eixos temáticos de todas as etapas da Conferência Estadual do Meio Ambiente (produção e consumo Sustentáveis, geração de emprego e renda, redução de impactos ambientais e educação Ambiental) destacando a relação que cada um tem com o gerenciamento de resíduos sólidos.

As alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Campus Barra do Corda, Maria Helena dos Santos Milhomem e Ana Paula Gomes de Matos, apresentaram um levantamento sobre a realidade do lixão de Barra do Corda realizado por professores e alunos do curso técnico em Agronegócio. Durante esse trabalho a equipe identificou a presença de material de origem hospitalar e descarte de materiais da construção civil no lixão do município. As alunas apresentaram, ainda, os resultados de uma oficina de educação ambiental com os materiais retirados do próprio lixão, dando exemplos de produtos que podem ser reutilizados.

O evento conta com a exposição “Guajajara”. Nessa exposição, montada no pátio central da Unidade Integrada Maria Emídia Brandes Caldas, os participantes podem ver um pouco do talento e da criatividade dos índios Guajajaras em artefatos utilitários e outros acessórios. A exposição foi organizada por Rita de Cássia, integrante da aldeia.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos