Prefeito Edivaldo Holanda, quando veremos as mudanças na educação?

Publicado em   27/maio/2013
por  Caio Hostilio

edivaldo-holanda-150x150educaçãoCadê as novidades e as mudanças na educação de São Luís? O prefeito poderia dizer qual é a linha pedagógica adotada nas escolas municipais? Dizer o que foi feito para formação continuada do corpo docente? Holanda Junior poderia dizer aonde foram aplicados os recursos do Fundeb e do FNDE? O que foi feito até agora para valorizar o professor e os reflexos no ensino/aprendizagem? Qual é a metodologia adotada para avaliar o corpo discente?

Como não conseguiremos as respostas, este blog vem recebendo diversas denúncias sobre a educação oferecida pela Prefeitura de São Luís.

Abaixo, um relato do professor Roberto Augusto Pereira, enviado a mim via email. Vale conferir a situação de caos em que se encontra a educação em São Luís.

roberto pereira (robertoaugusto1989@hotmail.com)

Para: hostiliocaio@hotmail.com

PREFEITURA DE SÃO LUIS PERSEGUE MORADORES DO BAIRRO DO COROADINHO. O CASO DA U.E.B. RUBEM ALMEIDA: UM RETRATO DO CAOS EM QUE SE ENCONTRA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL.

A ausência completa do poder público, neste caso, representado pela Prefeitura de São Luís, nos bairros da periferia, é facilmente percebida pelas ruas cheias de buraco, falta de espaços de lazer, de praças e ambientes apropriados para a prática desportiva, etc., o que não é nenhuma novidade para os moradores. O que também não é novidade, mas sempre incomoda, é o fato de que este mesmo poder público, que apenas aparece nos bairros pobres nas campanhas eleitorais, só “dá as caras” para perseguir e prejudicar os moradores da comunidade, como ocorreu recentemente na escola Rubem Almeida, quando após a “visita” de representantes da SEMED para “vistoriar a merenda escolar”, foi tomada a decisão unilateral de proibir a venda de lanche nos portões da escola por pessoas da comunidade, algumas das quais foram fundadoras da escola e do próprio bairro. Algumas destas pessoas que há mais de 20 anos, sem incomodar, nem prejudicar ninguém, oferecem seus produtos aos alunos, professores e funcionários , como ocorre em quase todas as outras escolas de São Luís. Trata-se de “amigos da escola”, como a própria prefeitura nomeia pessoas da comunidade que de diversas formas colaboram com a escola.

O que os tão zelosos lobos em pele de cordeiro representantes da prefeitura têm conhecimento, mas fazem vista grossa e ouvido de mercador, já que nunca solucionam, são os inúmeros problemas enfrentados diariamente pela U.E.B Rubem Almeida, que é um exemplo do que ocorre em toda a rede municipal de ensino de São Luís, devido ao tratamento dispensado à educação por todas as administrações que têm passado, como a do Sr. João Castelo e, agora, a do continuador dos seus serviços Edivaldo Holanda.

Vamos aos fatos: o exemplo da Escola Rubem Almeida.

1 – A escola Rubem Almeida, como exemplo das demais escolas da rede municipal, há anos tem carência de professores em diversas matérias, o que demonstra a necessidade urgente de concurso público. Ano passado (2012), por exemplo, turmas inteiras passaram o ano quase todo sem professores de português, educação física e inglês. Este ano três turmas (53, 71 e 72 ) em pleno fim do primeiro semestre não tiveram uma única aula de Português;

2 – A qualidade e o cardápio da merenda escolar fornecido pela prefeitura é “pobre em fibras e nutrientes”, como constatou o próprio Ministério Publico Federal, e rica em colesterol e gordura saturada (lingüiça frita, ovo frito com feijão e arroz duro, mingau de milho duro, etc., entupindo os alunos de colesterol e raiva). Além disso, a merenda é tão ruim que todos os dias baldes e baldes de sobra são jogados fora pelos alunos que não têm estômago para comer algo tão sem gosto.

3 – As salas de aula superlotadas, com mais de 40 alunos, quentes, abafadas, sem ventilação, sem ventiladores, com quadros brancos pela metade. Algumas são antigos depósitos transformados em sala de aula amontoando alunos o dia inteiro a uma temperatura que chega aos 40 graus, como é o caso da turma 71, que é quente, extremamente abafada, com cheiro de mofo e urina, já que tem

dois banheiros ao lado. Esta última já recebeu até visita de um vereador de certa “comissão da educação”, mas até hoje continua na mesma.

4 – A escola tem um galpão com uma pequena quantidade de livros didáticos velhos e mal cuidados, a biblioteca, sem livros paradidáticos, ou mesmo os mais básicos clássicos da literatura. Esta mesma sala serve de sala de vídeo, reunião, etc. sendo que a escola não tem um aparelho de DVD que funcione, obrigando os professores a trazerem de casa os seus, caso queiram passar algum vídeo para os alunos. Nunca se vê alunos pesquisando, não há bibliotecário. Em pleno século XXI, onde se fala em revolução digital, não há sequer um único computador para os alunos;

5- A falta de material de trabalho para os professores não se resume a pincel, aparelho de DVD, aparelho de som ou outros. Nas aulas práticas de educação física, por exemplo, os professores têm que trazer bola, rede de vôlei, etc., de outras escolas ou comprar se quiserem fazer uma aula diferente;

6 – Nas últimas semanas, a chuva torrencial que inundou a cidade inundou também a escola. As salas ficaram cheias de água, com goteiras no forro, correndo risco de provocar curtos circuitos, água escorrendo pelas paredes obrigando os alunos a afastarem as cadeiras para um canto onde não estivesse pingando. Os banheiros estão quase todos com os vasos entupidos, sem descarga, sem sabão para os alunos limparem as mãos após fazerem suas necessidades, ou papel higiênico. O dos professores está há meses sem chave e com a torneira da pia quebrada;

É importante frisar que a U.E.B Rubem Almeida não é um caso isolado. Trata-se, na verdade, de um retrato de como se encontra a educação municipal de São Luís. Ademais, estes exemplos se referem a uma escola “pólo”, pois se se falar sobre os anexos os problemas decuplicam: são verdadeiros chiqueiros, saunas, galpões onde a prefeitura enclausura alunos e professores, e assassina diariamente a educação, estimulando o abandono escolar e a repetição por parte dos alunos, além do desgosto pela profissão por parte dos docentes. E para se comprovar a veracidade de tais afirmações, não é necessário apresentar fotos ou vídeos, basta entrar na escola e ver com os próprios olhos.

Enquanto isso, diante de tantos problemas reais a serem resolvidos, representantes da Prefeitura de São Luís em visita a escola se incomodam com a presença de pessoas que vendem no portão. Uma senhora, que como dito, foi fundadora do bairro, fundadora da escola, que há mais de vinte anos complementa sua renda vendendo suquinho e salgados, como fazem milhares de pessoas em todas as escolas públicas municipais, estaduais e privadas do país inteiro. Esse ato deixou constrangida toda a comunidade escolar, desde estudantes, funcionários, professores e moradores da redondeza que tomaram conhecimento, e deve ser prontamente repudiado por todos. Que a prefeitura resolva os problemas reais da U.E.B Rubem Almeida e das demais escolas de São Luís e pare de perseguir moradores da comunidade. Perseguir um morador é perseguir toda a comunidade!

Roberto Augusto Pereira – Professor de História da U.E.B Rubem Almeida

  Publicado em: Governo

25 comentários para Prefeito Edivaldo Holanda, quando veremos as mudanças na educação?

  1. Rai Bacellar disse:

    Engraçado que vc só cobra do Prefeito edivaldo JR, e Roseana que foi abordada com um estudante em Gov. EDison Lobão sobre a greve dos professores…Pois você não cita sobre esse vídeo. Tem medo de postar ou comentar…Também pudera, há mando de Ricardo Murad tudo vale…sem carater e mentalidade tosca a sua blogueiro comendador.

  2. Sandro Sales disse:

    ESSA BEM NO TRONCO DE SUA ORELHA…CHUPA…
    O Conselho Nacional de Justiça analisa nesta terça (28) o pedido de criação de varas especializadas no atendimento a processos relacionados ao direito à saúde, proposta apresentada em 2012 por Flávio Dino.

    Entre as providências pedidas por Flávio Dino ao CNJ, foi solicitado que seja editada uma resolução que determine aos tribunais a especialização de varas para processar e julgar ações que tenham por objeto o direito à saúde.

    O pedido foi feito pelo presidente da Embratur em abril do ano passado, após a morte de seu filho de 13 anos de idade em um hospital em Brasília/DF. A relatoria do pedido de providências é do conselheiro Ney Freitas.

    Ex-secretário geral do CNJ durante a primeira gestão do Conselho, Flávio Dino fez o pedido para que os cidadãos que passem por situações de falhas em atendimento tenham o direito à saúde garantido. A tutela jurídica é uma das seguranças que os cidadãos poderão ter de discutir no Poder Judiciário casos de mau atendimento em redes hospitalares públicas e privadas.

    Em entrevistas sobre o assunto, Flávio Dino deu como exemplos outros direitos garantidos pela Constituição Federal que passaram a ser mais respeitados após a criação de varas especializadas. É o caso da Lei Maria da Penha, com a criação das delegacias especializadas em atender mulheres vítimas de agressão doméstica. Outro caso são os Procons, que defendem o direito dos consumidores.

    “No caso de erros cometidos por médicos e hospitais, a vítima não tem a quem recorrer, senão à Polícia. E o mau atendimento pode não caracterizar, necessariamente, um crime. Daí a importância do tratamento especializado”, disse Flávio Dino. “Os juizados especiais de trânsito são outro exemplo de eficácia promovida pela especialização”, complementa.

    No pedido apresentado ao CNJ, Flávio Dino salientou o grande número de reclamação na Justiça de mau atendimento por parte dos planos de saúde, que lideram os rankings de reclamação aos Procons. Outro dado importante é que há, no Brasil, mais de 240 mil ações judiciais relacionadas a Saúde. A maior parte delas está relacionada com acesso a medicamentos, vagas em hospitais públicos e ações movidas por usuários de planos privados.

    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reúne-se, nesta terça (28), a partir das 9h, para sua 170ª Sessão Ordinária. A pauta deve julgar outros 81 casos.

    Com informações da Agência CNJ de Notícias

    • Caio Hostilio disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKK… Esse camarada ficou quatro anos mamando do dinheiro do contribuinte para apresentar essa baboseira? Camarada, ele como ex-juiz deveria ser o autor das mudanças do novo código penal brasileiro, coisa que não teve capacidade de fazer…

  3. Franciela Krazuke disse:

    EM VEZ DE POSTAR SOBRE O DESGOVERNO ROSENGANA, TAÍ O QUE ELA REPRESENTA PARA O POVO SOFRIDO, BLOGUEIRO TRISTE
    O Governo do Maranhão não enviou representante para participar do lançamento do Pacto por São Luís.
    O movimento foi de iniciativa da Prefeitura de São Luís e busca encontrar soluções conjuntas para os principais problemas da capital.
    Compareceram ao evento representantes da Câmara Municipal de São Luís, Assembleia Legislativa do Maranhão, Ordem dos Advogados do Brasil, Federação das Indústrias do Maranhão, Prefeitura de São Luís e Governo Federal.
    Convidada, a governadora Roseana Sarney se mostrou indiferente às necessidades dos ludovicenses e preferiu ignorar o pacto em prol do desenvolvimento de São Luís.

    • Caio Hostilio disse:

      Eu gosto de postar são as mentiras dos safados que dizem ser o novo e a mudança, mas não dizem que novo é esse e que mudança é essa, bastando ver a merda que vem ocorrendo em São Luís.

  4. Marcelo Resende de Freitas disse:

    FALA TANTO QUE ELE NÃO PISOU EM TUNTUM E RECEBEU VOTOS EXPRESSIVOS E O QUE DIZER DE RICARDO MURAD QUE DISSE EM CAMPANHA POLÍTICA QUE TINHA REVOLUCIONADO A SAUDE DO ESTADO E DEPOIS DA CAMPANHA DISSE QUE O ESTADO ESTAVA UM CAOS, SEMPRE LEMBRANDO QUE A FAMÍLIA SARNEY ANTES ERA UM VÍRUS NO ESTADO…
    Só ser que a Classe de servidores Publico não aguenta mais a Roseana.Basta.
    Segurança e Educação quer nem sabe mais dessa Raça Ruinha.
    Ela deu o Ultimo tiro no Pé agora com a Educação.
    Pensa.
    Voto no Flavio não pq ele será Bom. e sim pq não tem outro Melhor.
    Tenho um irmão que é Pm. ele me falou que a PM e Bm não quer nem sabe dessa Mulher e nem do Tal secretárinho de segurança que fala que ele que ser futuro candidato a Deputado estadual pensa.

  5. Glenda yara disse:

    E AGORA BLOGUEIRO TRISTE NÃO VAI POSTAR ISSO…COMENTE
    Roseana Sarney diz que ama São Luís no São João/Carnaval, mas odeia no período eleitoral. Ela acordou no início da tarde(14 horas) com motivos para não participar este ano do Arraial da Lagoa.
    Vinte e cinco trabalhadores(um menor de 17 anos) foram resgatados na tarde desta segunda-feira(27) de condições análogas a da escravidão. Eles construíam o famosíssimo Arraial da Lagoa.
    A obra foi embargada, posto que os trabalhadores labutavam sem contratos, em condições insalubres, sem equipamentos de proteção, e até água potável. Eles dormiam como gado no chão batido.
    O governo do estado foi chamado para assinar Termo de Ajustamento de Conduta(TAC) como co-responsável pelas condições absurda em que foram encontrados os trabalhadores.
    Todos os trabalhadores foram recrutados em Penalva. São pessoas extremamente pobres, que submeteram-se as condições humilhantes sob a co-responsabilidade do governo de Roseana Sarney.
    Em poucos dias será possível observar, Roseana Sarney saracoteando na companhia de Ricardo Murad no Arraial da Lagoa. Como diz Ricardo Murad : “Pobre é como cachimbo, nasceu para levar fumo”.

  6. Adson Silva Braga disse:

    VOCÊ FICA COBRANDO DO PREFEITO EDIVALDO JR, PEGA ESSA QUE MANOEL RIBEIRO FALOU SOBRE ESCOLAS INTEGRAIS, VOCÊ BLOGUEIRO SÓ COBRA DE EDIVALDO E ROSEANA PORQUE NÃO LANÇA UMA ESCOLA INTEGRAL OU VOCÊ COBRA O SEU GOVERNO…TEM MEDO
    Ainda que em favor dos interesses próprio irmão, o competentíssimo secretário de Educação do estado, Pedro Fernandes, não deixa de ser legítima a luta do deputado estadual Manoel Ribeiro (PTB) pela implantação de escolas em tempo integral no Maranhão.
    O parlamentar pediu ontem à mesa diretora da Assembleia Legislativa que promulgue projetos de lei que dispõem sobre a criação de tempo integral nas escolas do Estado do Maranhão e o de inclusão na grade curricular de disciplinas sobre noções de trânsito e meio ambiente. Ele afirmou que a governadora Roseana Sarney (PMDB) perdeu o prazo para vetar os projetos.
    A proposta foi emitida para o Palácio dos Leões no dia 17 de abril, e desde então vem sendo ignorada por Roseana Sarney.
    Manoel Ribeiro ameaçou entrar na justiça caso a Assembleia não promulgue o projeto: “Vou às ultimas consequências. Eu vou ingressar na Justiça contra a Casa”.
    O governo Roseana Sarney não tem interesse algum em implantar escolas em regime integral no estado. Em reunião realizada na semana passada, em Brasília, o secretário de Cidades, Hildo Rocha, deu um maior chilique para não construir uma escola do tipo em São José de Ribamar.

  7. TAYARA TATY disse:

    CHORA CAIETE…
    Os jornais O Globo e Folha de São Paulo também registraram o descontentamento da família Sarney com o espaço concedido a Flávio Dino pela presidente Dilma. O destaque que o trabalho de Flávio Dino vem recebendo pelo bom desempenho da Embratur desde a sua entrada incomoda o clã Sarney.
    Enquanto Roseana esbravejou contra o vice-presidente da República, tentando culpar o governo federal pelos péssimos índices do Maranhão, Flávio Dino discutia com o Senado Federal novas políticas de incentivo ao turismo no Brasil (em reunião que aconteceu na manhã de ontem).
    No dia em que aconteceu o jantar polêmico, Flávio Dino recebia parlamentares alemães e fechava novas estratégias de turismo entre os dois países, alcançando investimentos da Alemanha no Brasil.
    É assim: quem trabalha tem valor reconhecido. Já quem só descansa, tem que rodar a baiana em Brasília!

  8. Adson Silva Braga disse:

    O governo Roseana Sarney não tem interesse algum em implantar escolas em regime integral no estado. Em reunião realizada na semana passada, em Brasília, o secretário de Cidades, Hildo Rocha, deu um maior chilique para não construir uma escola do tipo em São José de Ribamar.
    Responder

    Caio Hostilio disse:
    maio 27, 2013 às 21:22

    Que lutem, mas não pode inventar o que não tem, como Edivaldo Holanda vem fazendo…

    FICOU COM ALINGUA NA COACLA COMO DIZ…FALA AGORA QUE MANOEL RIBEIRO CRITICOU SUA DESGOVERNADORA…VIU SÓ NÃO SOUBE DAR RESPOSTA E FICA FALANDO DE EDIVALDO JR…PROCURA TUA LAIA.

    • Caio Hostilio disse:

      Tira tua língua da coacla – alí bem perto do saco – do Flavito e de holandinha… Saíba que foi Holandinha quem disse ter 15 escolas de tempo integral…

  9. Edmilson jansen disse:

    FAÇA UMA MATÉRIA SOBRE ISSO, VOCÊ DIZ QUE SÓ FALA DOS SAFADOS…CUIDADO EDIVALDO TE DAR UNS TAPAS…VEJA AÍ CAIETE
    O ‘melhor (des)governo’ da vida de Roseana Sarney registra aumento do desemprego pelo sexto mês consecutivo, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Nos quatro primeiros meses de 2013, o Maranhão registrou um saldo negativo de 3.648 empregos.

    • Caio Hostilio disse:

      Pergunta ao edivaldo holanda quantos empregos ele gerou nesses cinco meses de desgoverno do novo e da mudança de porra nenhuma!!!

  10. Edmilson jansen disse:

    o Piauí gerou 1.324 empregos e se saiu melhor do que o Maranhão. O Pará ficou praticamente na mesma situação e ainda gerou 150 empregos, mas o Maranhão perdeu 736.
    “Qual é a explicação para isso? Querer simplesmente politizar os dados que não foram inventados pela oposição, porque não foi o PCdoB, nem o PSB e nem o PPS que criaram esses dados que estão aqui. Eles são levantamentos feitos em todo o Brasil. Então, colocar a culpa na presidenta Dilma também não é justo porque, na maioria dos estados, houve aumento no número de vagas de emprego, diferentemente do Maranhão que teve uma redução”

  11. Rai Bacellar disse:

    Engraçado que vc só cobra do Prefeito edivaldo JR, e Roseana que foi abordada com um estudante em Gov. EDison Lobão, quer dizer que o menino que discutiu com Rosengana é do PC do B…vcs não tem resposta sobre o vídeo em Gov. Edison Lobão, o Estado do MA sobre a educação é zero, Roseana precisa de 4 mandatos para dizer que vai fazer o melhor no ultimo…poste no seu blogue e comente, francamente vocÊ a cada dia se torna tosco e despudorado.

    • Caio Hostilio disse:

      O estado é responsavel pelo ensino médio, quanto ao ensino infantil e o fundamental são os prefeitos. Falando nisso, o que Edivaldo Holanda já fez por essas duas etapas da educação? rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs… Para falar de indices, devemos saber quem são os responsáveis, pois aqui não cola politicalha safada, coisa que não condiz com as prerrogativas de uma gestão pública e suas esferas.

  12. paulo sergio disse:

    Larga de ser babao otario com essa desgraca chamada rosegana que quer tomar ate a vaga do diabo no inferno

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos