O Brasil é um barato!!! Somente agora o STJ confirma falência da Vasp… Estão de sacanagem!!!

Publicado em   12/jun/2013
por  Caio Hostilio

vaspTenho certeza que muitos internautas com 25 anos de idade sequer ouviu falar da Vasp, de que ela foi vendida pelo governo de São Paulo para o dono da empresa de ônibus de Brasília, Viplan, Wagner Canhedo, que não conseguia manter os ônibus que fazia a linha Gama(cidade satélite) a rodoviária no Plano Piloto.

A Vasp surgiu tendo como um dos sócios um sobrinho do Santos Dumont, até que o governo de São Paulo abocanhou 91% da companhia, que chegou a ser uma das maiores do mundo.

Seu último vôo, isso já sem ter seus aviões, que foram confiscados, foi em 2005. Olha que depois da Vasp faliu a Transbrasil, a Cruzeiro – comprada pela Varig -, que por sua vez foi vendida também em estágio de falência.

Mais o que chama a atenção é a morosidade da Justiça Brasileira. Pois não é que somente agora, 11/06/2013, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, a decisão da Justiça paulista, de 2008, que decretou a falência da Vasp (Viação Aérea São Paulo S/A). Os ministros entenderam que a recuperação judicial da empresa aérea não era mais possível, já que não conseguiu cumprir o plano de recuperação, e deixou de pagar salários e os honorários do administrador judicial. Além disso, levaram em conta que as aeronaves estavam paradas, sem condições de vôo.

Ora bolas!!! Os aeroportos de Brasília, São Paulo e do Rio de Janeiro, se transformaram num cemitério de aviões sucateados da Vasp e da Transbrasil. Caso a Justiça não andasse a passo de tartaruga, com certeza essas aeronaves tinham sido vendidas e essas empresas cumprido com os débitos dos ex-funcionários.

A Vasp alegava que a decretação da falência violou o princípio de preservação da empresa; que a assembleia de credores favorável à falência teria sido nula; e que tinha condições de cumprir os compromissos do plano de recuperação judicial.

Ainda de acordo com a companhia, seus ativos seriam superiores aos passivos. Além disso, a empresa só teria sido levada à falência por manobras de credores em conflito de interesses com a recuperação. Os atrasos no cumprimento do plano seriam atribuíveis também ao Judiciário, por decisões que a impediam de honrar o acordo com os credores.

O advogado Carlos Duque Estrada, que representa cerca de 800 trabalhadores e o Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo, explicou que decisão do STJ não muda a situação dos ex-empregados de um modo geral. Segundo ele, o dinheiro arrecadado está sendo usado para pagar o administrador da massa falida e quem trabalhou na recuperação judicial.

Duque Estrada comentou que as esperanças dos trabalhadores estão numa outra ação judicial que definirá quem terá o controle sobre o patrimônio da holding do empresário Wagner Canhedo, que foi presidente da Vasp. A expectativa é de que bens da família Canhedo sejam usados para quitar dívidas trabalhistas.

KKKKKKKKKK… Wagner Canhedo era dono de uma grande distribuidora de combustível e da combalida Viplan… Bens? Pobres ex-funcionários!!! A Justiça Brasileira é uma graça!!!

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos