Notícias

Publicado em   13/jun/2013
por  Caio Hostilio

SES facilita acesso da população do interior a assistência oftalmológica

Foto 2 - Oftalmologia no Itinerante[1]Idosos com dificuldades de recursos financeiros e de acesso a serviços especializados de oftalmologia têm recebido atendimento nos mutirões que são realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante o Governo Itinerante.  Em 28 municípios contemplados até agora foram realizadas 2.868 consultas para diagnóstico de glaucoma, 446 cirurgias de catarata e 114 de pterígio. O oftalmologista Heron Simões, que coordena a equipe nas edições do Governo Itinerante, explica que a técnica usada é moderna, com anestésico tópico (colírio e pomada) e não causa desconforto ao paciente. “Durante a cirurgia de catarata a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética, chamada intraocular, sendo assim recuperada a transparência. É uma cirurgia simples, mas necessária para recuperar a visão”, explicou. A equipe oftalmológica também prestou consultas esta semana nos municípios de Pedreiras, São José dos Basílios, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.

Liceu I comemora cinco anos de bons serviços prestados aos ribamarenses

1090[1]Primeira unidade pública de ensino em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão, a Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na sede da cidade, completou nesta quinta-feira (13) cinco anos de funcionamento e de bons serviços prestados aos ribamarenses. E comemorar a data em grande estilo, a administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) promoveu uma variada programação cultural e educativa – apresentações de números de dança, recital de poesia, grupos de capoeira, tradicional corte do bolo, além da premiação dos alunos destaques de 2012 – e que contou com a participação massiva de professores, alunos e seus pais. “O Liceu, implantado e mantido pela prefeitura, está, segundo o próprio Governo Federal, entre as 50 melhores instituições públicas de ensino do Brasil. Reflexo puro de que estamos no caminho certo promovendo educação pública de qualidade em São José de Ribamar”, afirmou Gil Cutrim, que participou da programação festiva acompanhado do vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B) e dos vereadores Nonato Lima (PP), Jô Viana (PSL) e Lindoso (PT do B). O prefeito aproveitou o momento de festa para anunciar novas ações no setor da educação, tais como a construção da Escola Municipal Liceu Ribamarense III; implantação de mais unidade do Curso Pré-Vestibular Municipal; e criação do Curso Municipal de Preparação para Concursos Públicos. “Todas essas ações serão implantadas no segundo semestre e contribuirão significativamente no sentido de melhorarmos, cada vez mais, a educação pública de nossa cidade promovendo, desta forma, um futuro melhor para a juventude”, disse.

Semifinais da Copa Maranhão Sub-19 ocorrem nesta sexta-feira

A edição de 2013 da Copa Maranhão de Futebol Sub-19 está em sua reta decisiva. Apenas quatro equipes seguem na disputa, que está sendo realizada na cidade de Imperatriz desde a última segunda-feira (10). Os times do Balsas, Expressinho, JV Lideral e Moto Club estão nas semifinais da competição, que ocorrerão nesta sexta-feira (14), no Estádio Frei Epifânio. A bola rola a partir das 16h. No Grupo A, Balsas e Moto Club se classificaram às semifinais conquistando um empate e uma vitória cada uma. Em suas respectivas estreias, o Balsas fez 3 a 1 no Imperatriz enquanto o Moto Club venceu o time da Região Tocantina por 1 a 0. Os resultados das primeiras rodadas eliminaram o Imperatriz, deixando as vagas para as semifinais para o Balsas e o Moto Club, que ficaram no empate por 2 a 2 na última rodada da fase de grupos. Assim, no critério de saldo de gols, o Balsas terminou em primeiro tendo o direito de jogar pelo empate na semifinal. Já no Grupo B, o JV Lideral sobrou. A equipe venceu fácil o Cordino por 3 a 0 e o Expressinho por 4 a 1 e se classificou em primeiro na chave. A segunda vaga do grupo ficou com o Expressinho, que empatou com o Cordino por 2 a 2 na rodada final. Por ter feito um gol a mais que o rival, o Expressinho avançou às semifinais.

CNJ emite nota técnica contra aprovação da PEC 37

Por unanimidade, o plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em sessão realizada na terça-feira, 11, aprovou nota técnica em que se manifesta de forma contrária à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37 de 2011, que deverá ser votada no dia 26 de junho pela Câmara dos Deputados. MOÇÃO DE REPÚDIO – No Maranhão, seguem acontecendo manifestações contrárias à PEC 37. Nesta quarta-feira, 12, a Câmara de Vereadores de Esperantinópolis aprovou uma moção de repúdio à proposta. Em todo o Estado, já foram aprovadas 16 moções pelos legislativos municipais. Os vereadores de Esperantinópolis consideram a PEC um retrocesso por retirar do Ministério Público a possibilidade de investigar. “Aqui não se discute que a investigação deve ser feita pela polícia, contudo, não se pode criar exclusividade, extraindo do detentor da ação penal pública incondicionada, o direito de que possa efetuar uma investigação”, pondera o texto da moção. Os legisladores enfatizaram a atuação do Ministério Público no combate à corrupção na administração pública, “o que já resultou no afastamento de maus ocupantes de cargos públicos que não têm a responsabilidade de executar um bom serviço para a sociedade que os paga”.

Max Barros alerta sobre corredores de transporte de minérios

foto max barros[1]O deputado Max Barros (PMDB), em pronunciamento na AL, nesta quinta(13), alertou sobre a lei que trata do novo Código de Mineração e sobre a possível batalha que pode ser gerada no Congresso Nacional pela dificuldade de o Governo Federal incluir os corredores de transportes de minérios somente com a União e os estados produtores na questão. “É hora de nos mobilizarmos; a Assembleia Legislativa, a nossa bancada federal, os prefeitos municipais que são atingidos, o Governo do Estado e trabalharmos ainda junto ao Governo Federal, para mudar a proposta que está sendo elaborada”, alertou o parlamentar. O projeto que está sendo elaborado pelo Governo Federal e órgãos do próprio governo, irá regulamentar toda a exploração de minério no país e também vai definir qual é a participação de cada Estado em termos de recursos (que se chamam royalties) ou então uma taxa que é chamada CFEM. Esses recursos que eram em torno de 0,2% do faturamento das empresas que exploram o minério, vão passar  para 0,4%.

Governo entrega equipamentos de segurança para megaeventos

gastãoHelicópteros, robôs preparados para desarmar bombas e caminhões especialmente equipados para garantir a segurança da população e visitantes foram entregues hoje para os seis estados onde os jogos da Copa das Confederações serão realizados. O investimento do governo federal foi de R$ 1,8 bilhão. “A população começa a ver exemplos concretos do legado que os megaeventos deixarão para o país. Todos esses equipamentos de segurança serão usados no cotidiano das cidades quando os jogos terminarem”, afirmou o ministro Gastão Vieira. O lançamento do Sistema Integrado de Comando e Controle ocorreu de forma simultânea em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE), com a participação da presidente Dilma Rousseff e dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Gastão Vieira (Turismo), Aldo Rebelo (Esporte), Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Jorge Hage (Controladoria Geral da União). Também participaram o general José Elito Siqueira (chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), o coronel Pimentel (chefe do Cerimonial do Ministério da Defesa) e os governadores dos estados-sede da Copa das Confederações.

Jullyana Lobão é candidata a miss Maranhão‏

missConforme a coluna do PH, a linda Jullyana Lobão é uma das candidatas a miss Maranhão. O Washington Rio Branco fez questão de me enviar a reportagem, coisa que fica aqui para que os leitores possam ver que o Maranhão tem mulheres lindas e que podem vir a ser miss Brasil!!!

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos