Notícias

Publicado em   14/jun/2013
por  Caio Hostilio

Governo inicia nova etapa das obras do Italuís com a chegada de tubulações de aço

Foto 2 - Obras ItaluisOs primeiros tubos de aço patinável que serão utilizados nas obras de substituição dos 19 quilômetros da adutora do Sistema Produtor Italuís, no Campo de Perizes, chegaram nesta terça-feira (14), em São Luís. A tubulação foi recebida pelo presidente da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), João Moreira Lima, que esteve no canteiro de obras. O serviço é orçado em R$ 106.887.593,62. João Moreira Lima disse que essa é considerada uma das etapas mais importantes do trabalho que vem sendo realizado. “A partir de agora, após todo o trabalho de aterro e de colocação das estacas de concreto e dos blocos que darão sustentação à nova estrutura, daremos início a montagem da nova rede de tubulação que deve estar concluída até dezembro com previsão para entrar em funcionamento em março”, anunciou o presidente da Caema. Os 1.500 tubos de aço patinável, resistentes à corrosão, ficarão suspensos para facilitar os trabalhos de manutenção e evitar a criação de bolsões de ar. A nova adutora ficará instalada sobre pilotis, paralela à BR-135 e distante 40 metros das torres de alta tensão da Eletronorte, o que evita a indução magnética.

Secretário Luís Fernando assina ordem de serviço para construção de estrada em Matões

_Foto luisO secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, assinou, nesta sexta-feira (14), ordem de serviço para construção da estrada que liga o município de Matões ao entroncamento da BR 226, passando pelo povoado Brejo do Felix, na Região dos Cocais.  O investimento do Governo do Estado é da ordem de R$ 30 milhões em um trecho de 71,50 quilômetros. A solenidade de assinatura da ordem de serviço contou com a participação da prefeita Suely Pereira, deputado federal Sétimo Waquim e deputado estadual Alexandre Almeida. “É um sonho de Matões que começa se tornar realidade com a decisão da governadora Roseana de pavimentar a estrada Matões-Baú. É uma rodovia que interliga os municípios da região com a BR 226”, declarou Luis Fernando Silva. Logo após a assinatura da ordem de serviços, as máquinas iniciaram os trabalhos na estrada e a prefeita Suely Pereira agradeceu o Governo do Estado pelo benefício. Ela aproveitou a oportunidade para pedir o asfaltamento da avenida de acesso à cidade e logo foi informada pelo secretário Luis Fernando, que a determinação da governadora é que a solicitação fosse atendida.

Gil Cutrim concede aumento salarial para servidores do setor da Saúde

REUNIAO (2)O prefeito Gil Cutrim (PMDB) autorizou a implantação de aumento salarial para os servidores efetivos do setor da saúde do município de São José de Ribamar.  O benefício foi determinado por Cutrim durante reunião com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de São José de Ribamar (SINDSMUR) realizada nesta sexta-feira (14).  “Este ano, já concedemos o benefício do reajuste salarial para os profissionais do magistério [professores] e para a categoria dos Guardas Municipais. Diante deste quadro, na reunião desta sexta o Sindicato e a administração municipal discutiram em prol dos profissionais da área da saúde. Felizmente conseguimos determinar um patamar avaliado como positivo pela entidade e que o município terá condições de arcar financeiramente”, explicou o prefeito que no mês passado implantou reajustes salariais de 11% e 12% para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, respectivamente. Os profissionais efetivos da saúde de nível médio terão incorporados a seus vencimentos 15% de gratificação. Já os efetivos de nível superior receberão gratificação de 20%. Estes percentuais serão implementados na folha de pagamento do mês de julho.Somente este ano, o governo municipal concedeu reajuste de 12% para a categoria dos Guardas Municipais (formada por Guardas Civis, Agentes de Trânsito e Guardas Salva-Vida) e de 8% para os professores da rede municipal de ensino (esta categoria, é importante ressaltar, já havia recebido da administração Gil Cutrim dois reajustes salariais, sendo um de 15% e outros de 22%). Além disso, o governo municipal, cumprindo o que foi acordado com a categoria dos profissionais do magistério, efetuará no próximo mês o pagamento do retroativo referente ao período entre os meses de janeiro a maio deste ano.

Câmara presta solidariedade a Vinícius Nina e critica nomeação de ‘forasteiro’ para Semus‏

FabioCamara[1]O vereador e líder da Oposição na Câmara de São Luís, Fábio Câmara (PMDB), fez duras críticas à forma como o prefeito Edivaldo de Holanda Júnior decidiu substituir o comando do sistema de saúde municipal. Ele considera mais um erro do prefeito a decisão de escolher para a Secretaria de Saúde um gestor da iniciativa privada que desconhece a realidade da capital maranhense e chega com a missão de comandar a privatização dos serviços de saúde. “Ao ser exonerado do cargo, o secretário Vinícius Nina, passou por vexames: ele e sua secretária tiveram seus carros revistados, como se fossem bandidos. Ontem, Vinicius era de confiança, hoje já não é mais. O Dr. Natalino Salgado, reitor da UFMA, que teria o indicado para a pasta, precisa se pronunciar em relação ao desrespeito e patrulhamento contra o ex-secretário, declarou Fábio Câmara. O peemedebista criticou ainda a nomeação do substituto de Vinícius Nina na Saúde, afirmando que estão trazendo para a pasta uma pessoa que não é maranhense. “É como se não houvesse, aqui mesmo em São Luís, técnicos competentes para assumir o cargo”, declarou Fábio Câmara, após saber da indicação de César Félix para o comando da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Ele é paraense, formado em Gestão Hospitalar com graduação em marketing.

Secretário Pedro Fernandes conhece projeto “Tablet Off Line”

pedro fernandesO secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, recebeu, nesta sexta-feira (14), na sede do órgão, no Monte Castelo, os professores Othon Filho e Nélio Guilhón, representantes dos Núcleos da Tecnologia da Informação (NTI), pro e de Educação à Distância (NEAD) da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Eles vieram apresentar o projeto “Tablet off line”, para apreciação e consulta de viabilidade de uso pelas escolas da Rede Estadual. Ao conhecer o projeto, o secretário Pedro Fernandes solicitou aos representantes que seja feito um projeto de viabilidade aos conteúdos produzidos pela Seduc, bem como a adequação da plataforma para utilização pelo sistema de tecnologia educacional da secretaria. “O projeto tem grande valia e pode significar a solução a uma das grandes dificuldades enfrentadas pela Seduc, que é a conexão à internet em algumas localidades do Estado”, afirmou o secretário. Ele ressaltou ainda, a pertinência do projeto.

Francisco Escórcio cobra debate na Câmara da PEC 300 e sobre redução da maioridade penal‏

chiquinhoescorcioDurante discursos no Plenário, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) tem defendido duramente um amplo debate sobre a segurança pública nacional. Além de cobrar uma posição do Congresso em relação à Maioridade Penal, o deputado chamou a atenção dos colegas parlamentares para a apreciação da PEC 300. Chiquinho, que é a favor da redução da maioridade penal, ressaltou ainda sua preocupação com uma estrutura adequada de ressocialização dos apenados em entrevista ao programa Brasil Urgente com Datena (Band).

Balsas sediará 8ª Etapa da Conferência Regional do Meio Ambiente na terça (18)‏

vitormendessecretA Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) realizará em Balsas, na próxima terça-feira (18), a partir das 7h30, no Clube Recreativo Balsense, na Praça Eloy Coelho, ao lado do Banco do Brasil, a Oitava etapa da Conferência Regional do Meio Ambiente. O evento será aberto pelo secretário-Adjunto de Recursos Ambientais da Sema, Antonio César Carneiro Souza, que representará o titular da pasta, Victor Mendes. O evento também contará com a presença do Prof. Dr. em Ciências da Engenharia Ambiental, Ozelito Possidônio de Amarante Júnior, que ministrará a palestra “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: redução de impactos ambientais”.  Na ocasião, o palestrante apresentará dados importantes sobre o tema, como por exemplo, que 60% dos resíduos levados para os aterros ainda são restos de alimentos que poderiam ser utilizados para produção de adubos.

Excelente escolha!!! Fufuquinha é o novo líder do PSD na Assembléia…

fufuquinhaAgora a liderança do PSD na Assembléia Legislativa ficará por conta do deputado André Fufuca. Ele foi o escolhido para substituir o deputado Raimundo Cutrim, que deixou o PSD. Fufuquinha comandará uma bancada de cinco deputados: Tatá Milhomem, Alexandre Almeida, Camilo Figueiredo e Doutor Pádua. A responsabilidade de Andre Fufuca não fica por aí, ele também é o presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos