Notícias

Publicado em   24/jun/2013
por  Caio Hostilio

SES vai promover mutirão de cirurgias de catarata em todo o Maranhão

saúdeA Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Governo Federal e as prefeituras municipais, realizará um mutirão de cirurgias de catarata em todas as regiões do Maranhão, em julho e agosto. A iniciativa foi anunciada, nesta segunda-feira (24), pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, em reunião realizada com os gestores das 19 regionais de saúde do estado. O objetivo é facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico. Ricardo Murad informou aos gestores regionais que, por meio de processos licitatórios, quatro empresas foram contratadas para realizar os procedimentos de diagnóstico e tratamento cirúrgico de catarata. “Onde não houver execução direta desse programa pelos municípios, faremos um esforço concentrado para atender a população do interior, que tem mais dificuldade de fazer consultas e cirurgias oftalmológicas”, declarou ele. O secretário orientou os gestores regionais a buscarem a parceria das prefeituras, no sentido de informar a população sobre o local e o período em que as equipes das clínicas oftalmológicas estarão em seus municípios para diagnosticar e tratar cirurgicamente os casos de catarata. Ao todo, pacientes de 181 cidades maranhenses deverão ser atendidas no programa executado pela SES. Os contratos firmados pela SES com as clínicas oftalmológicas também abrangem tratamento do glaucoma, que começará simultaneamente com o da catarata, mas terá tempo de execução mais prolongado – inicialmente de um ano. Neste caso, a SES solicitou dos municípios que façam a triagem dos pacientes para que eles sejam tratados pelos oftalmologistas integrantes do programa.

Aluisio Mendes se reúne com representantes do Itaqui-Bacanga

segurançaO secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes, esteve reunido, nesta segunda-feira (24), com representantes da manifestação ocorrida na Avenida dos Portugueses. A comissão representava moradores dos 56 bairros localizados na área Itaqui-Bacanga. No protesto, foram reivindicadas várias demandas para melhorias do serviço público. O encontro foi acompanhado pela delegada geral, Maria Cristina Menezes; superintendente de Polícia Civil do Interior, Katherine Chaves; comandante do Policiamento Metropolitano, coronel João Nepomuceno; e o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Celso Jardim. Em relação à segurança, o grupo pleiteava a reativação do trailer da PM, melhorias no 16º Distrito Policial da Vila Embratel e aumento no policiamento em toda aquela área. Aluisio Mendes garantiu a eles que deve inaugurar uma Unidade de Segurança Comunitária (USC) com o mesmo padrão da Vila Luizão. A nova unidade da PM terá cerca de 90 homens atuando em todo o eixo Itaqui-Bacanga, e deverá entrar em funcionamento no início de 2014, após a conclusão do concurso público. “Sabemos da importância do eixo Itaqui-Bacanga e por isso pretendemos entregar àquela comunidade uma USC, que vai garantir o clima de paz e segurança aos moradores, a exemplo da Vila Luizão, onde conseguimos reduzir em 98% as ocorrências”, disse Aluisio Mendes, lembrando que o Sistema de Segurança tem um déficit de efetivo, mas que com a conclusão do processo de formação do Concurso Público, mais 2.500 profissionais deverão ampliar os quadros das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.

II Congresso Maranhense de Medicina será aberto nesta quarta-feira (26)

Serão abertos nesta quarta-feira (26), às 19h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o II Congresso Maranhense de Medicina e o IV Congresso Norte Nordeste de Epidemiologia e Controle de Infecções Hospitalares, que serão realizados até sábado (29), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os dois eventos reunirão médicos do Maranhão e do Brasil, além de outros profissionais e estudantes da área da saúde, para discutir temas relativos às “Doenças crônicas: o desafio do século XXI”. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas pela internet no endereço www.congressomaranhensedemedicina.com . As doenças crônicas – a exemplo das cardiovasculares, diabetes, doenças renais, reumatológicas, pulmonares, etc – respondem, segundo pesquisas, por 70% da morbi-mortalidade no Brasil. A infecção hospitalar é outro tema de grande interesse, para todos os profissionais que atuam em unidades de saúde. Para tanto, as discussões foram organizadas em forma de mesas-redondas, painéis, palestras, conferencias e exposições dialogadas. No primeiro dia de evento serão debatidos temas como “Pneumonia Comunitária Grave: critérios de gravidade”, que tem como conferencista o Dr. George Castro (Hosp. Centro Médico – MA); “O Paciente com Insuficiência Cardíaca na UTI: as novas definições”, a ser proferido pelo Prof. Dr. Albuquerque de Figueiredo Neto (HUUFMA – MA); e “O Paciente com Trauma Crânio-Encefálico Grave: quando utilizar monitorização neurológica invasiva”, com o conferencista Dr. Pedro Kurtz (Clínica São Vicente da Gávea – RJ). Na quinta-feira (27), haverá a palestra “Oncohematologia: Leucoses na Infância”, com a Dra. Silvia Regina Brandalise (Unicamp – SP), “Oncohematologia: Transfusão em Pediatria e Neonatologia”, com o Dr. Antonio Fabbron Júnior (Unicamp – SP). Neste mesmo dia haverá a mesa redonda “Câncer de pênis no Maranhão”, a ser proferida pelo Dr. Antonio de Pádua Silva Sousa (MA). Na sexta-feira (28), as discussões seguem com palestras como “Terapia Antiagregante Plaquetária e Antitrombótica: Manejo no Perioperatório” e “Terapia Antiagregante Plaquetária e Antitrombótica na Fibrilação Atrial Crônica: Qual deles e em que pacientes utilizar”, que tem como conferencista a Dra. Luciana Vidal Armaganijan (Dante Pazzanese – SP). No último dia, sábado (29), o congresso será encerrado com a discussão “Choque Cardiogênico – diagnóstico e conduta”, com o Dr. Antonio Carlos Mugayar Bianco (Dante Pazzanese – SP). No IV Congresso Norte Nordeste de Epidemiologia e Controle de Infecções Hospitalares discussões como “Oxigenioterapia hiperbárica: Indicação, ações, resultados”, com Dr. Rodrigo Pal´ácio Azevedo (MA); “Política de antimicrobianos nos hospitais: onde estamos?”, com Simone Nouer (RJ); e “Novo guideline de antibioticoprofilaxia em cirurgia. O que mudou?”, com Dra. Denise Marangoni (RJ), compõem a programação do evento que será palco para a criação da Associação Maranhense de Infecção Hospitalar, na sexta-feira (28).

Gestores da Seduc fazem visitas técnicas a duas escolas da rede estadual

seducA secretaria de Educação (Seduc) vai atender as principais solicitações apresentadas pelas comunidades escolares dos centros de ensino Dayse Galvão e Lúcia Chaves, escolas da rede estadual de ensino localizadas no eixo Itaqui-Bacanga. A garantia foi dada na última sexta-feira (22) durante visita das equipes técnica da Seduc, coordenada pela secretária adjunta de Suporte ao Sistema Educacional (Sasse), Consuelo Borges de Sousa Magalhães, e o gestor da Unidade Regional de São Luís (URE), Francisco de Jesus Saraiva Fonseca. Durante a visita ao Centro de Ensino Dayse Galvão, localizado no bairro Vila Embratel, a equipe conheceu in loco os problemas estruturais e conversou com professores e alunos. O quadro docente será recomposto e a estrutura física do prédio escolar será recuperada e a segurança no entorno da escola será reforçada. No Centro de Ensino Lúcia Chaves, escola da rede estadual de ensino localizada no bairro Vila Esperança, os gestores da Seduc afirmaram que as solicitações da comunidade escolar serão atendidas em relação à instalação de um conjunto de ventiladores nas salas de aula, mais professores e instalação de um posto de segurança com homens armados durante 24 horas. Para o diretor do de Centro de Ensino Lúcia Chaves, Jeferson Plácido dos Santos, para a estudante do 3º ano médio, Sabrina de Araújo, a visita da equipe da Seduc foi bastante proveitosa e as garantidas dadas atendem às expectativas da comunidade escolar.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Notícias

  1. joão disse:

    Ja esta na hora dessa equipe mostrar para que veio.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos