Utilidade Pública: Campanha de Multivacinação é prorrogada até o dia 13 em São Luís

Publicado em   31/ago/2013
por  Caio Hostilio

ÍndiceA Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação deveria ser encerrada nesta sexta-feira (30), mas se estenderá até o dia 13 de setembro em todo o estado. O objetivo da campanha é colocar em dia a situação vacinal de crianças na faixa etária entre os seis meses e quatro anos e 11 meses de idade que, por algum motivo, tenha deixado de receber uma das vacinas do Calendário Nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

Até o início da tarde desta sexta feira, apenas 17 mil crianças haviam sido avaliadas, número considerado insuficiente para um universo de cerca de 83 mil crianças. “É importante lembrar que mesmo que os pais estejam com a caderneta de vacinação dos filhos em dia, eles devem levar as crianças até um posto de saúde mais próximo para que seja feito a validação”, informou a coordenadora de Imunização da Semus, Rita Carneiro.

Para participar da campanha, pais ou responsáveis devem levar seus filhos das 8h às 12h e das 13h às 17h em qualquer Unidade de Saúde, com a caderneta de vacinação, onde serão feitas as avaliações para identificar se há necessidade ou não da aplicação da vacina.

Dez vacinas estão sendo aplicadas: BCG; pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b e a hepatite B); poliomielite (contra a paralisia infantil); rotavírus; pneumocócica (contra meningite, pneumonia, bacteremia e infecção na corrente sanguínea, sinusite e infecção do ouvido); meningocócica C (protege as crianças da bactéria que causa mais meningite em crianças de até quatro anos); febre amarela; tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba); a DTP (contra difteria, tétano e coqueluche); além de específica contra a hepatite B.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos