Notícias

Publicado em   28/jan/2014
por  Caio Hostilio

Ligação perigosa!!! Contato telefônico entre preso e sindicato dos agentes penitenciários

lig_perigosasEncontrar um celular que vinha sendo usado pelo preso Jardersom Sá Matias para entrar em contato com representantes do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão (Sindspem-MA) é a gota d’água nessa história de rebeliões em Pedrinhas… Quiçá como saíram a origem do vídeo falso entregue ao CNJ.  Como explicar esses contatos, senhora Liana Furtado e o senhor Raimundo Fonseca? Segundo o secretário Sebastião Uchôa, Liana Furtado é esposa de um ex-direitor do CDP e já teria ligado para algumas rádios locais dando informações equivocadas de mortes, fugas e motins nos presídios. O marido responde a processo na Corregedoria do Sistema Penitenciário. O secretário Uchoa não está errado em suspeitar de uma articulação política para promover terror na penitenciária. “Uma pessoa que trabalhava no Presídio São Luís ouviu conversas de um agente penitenciário dando orientações de como os presos deveriam se comportar para criar terrorismos no sistema penitenciario”, contou o secretário Sebastião Uchôa.

Enquanto isso, o sindicato quer tocar o terror pra cima da SEJAP, que emitiu a seguinte NOTA

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que sempre esteve aberta ao diálogo com os agentes penitenciários. Ressalta, ainda, que realizou concurso ano passado com 41 vagas para agentes penitenciários, já tendo sido autorizada a convocação de mais 80 aprovados no certame. Reitera que a Portaria nº 01/2014 está dentro da legalidade. É um ato administrativo para reordenar e otimizar o trabalho dos agentes penitenciários no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A partir da portaria, estão sendo ampliadas as atividades dos agentes penitenciários no Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), nas rondas e intervenções táticas, escolta de presos a hospitais e audiências, custódia de presos em hospitais, entre outras atribuições.

Iniciado Mutirão Carcerário no Centro de Detenção Provisória em Pedrinhas

Foto 1 CC..[1]Dando continuidade à segunda etapa do Mutirão Carcerário iniciado na última segunda-feira (27), a Força Nacional da Defensoria Pública, formada por 55 defensores (21 do Maranhão e 34 de outros estados), deu início nesta terça-feira (28), aos trabalhos nas instalações do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas. A ação é uma das medidas que estão sendo executadas pelo Comitê de Gestão Integrada, presidido pela governadora Roseana Sarney. Na ocasião foram iniciadas entrevistas individuais com detentos com o objetivo de identificar e esclarecer aos presos a situação jurídica em que se encontram, assim como os benefícios previstos pela Lei de Execução Penal (LEP). A expectativa é que, a partir desta terça-feira (28), sejam atendidos em média 70 detentos por dia. Durante a visita realizada ao CDP, o defensor do Rio Grande do Sul, André Girotto, que juntamente com o defensor Paulo Rodrigues da Costa, do Maranhão, coordena a Força Nacional da Defensoria Pública, explicou que nesse primeiro momento o trabalho consiste em esclarecer aos detentos a razão de estarem presos e contribuir com o processo de pacificação no presídio. “Essa já é a segunda fase dos trabalhos, os processos foram analisados no fórum e agora os defensores já iniciam o atendimento individual do apenado repassando sua situação jurídica, isso tudo é resultado da primeira fase da análise processual”, ressaltou o defensor André Girotto.

Ação conjunta das Polícias prende trio suspeito de crimes em São Luís

O Serviço de Inteligência da Polícia Militar, em conjunto com a equipe de captura do 5º DP, prendeu, nesta terça-feira (28), a prisão de Natanael Cerejo Cardoso, 20 anos, conhecido como Ierê, Daniel de Jesus Borges, 31, o Magão e Satiro Ferreira Filho, 49, conhecido como Negão. De acordo com informações do delegadoWalter Wanderley, titular do 5º DP, Natanael foi preso em flagrante pelo crime de furto e contra ele havia outras denúncias pelo crime de arrombamento. Já Daniel foi preso em flagrante e autuado na Lei Maria da Penha por ter agredido a avó de 77 anos. Apurações da polícia dão conta de que Daniel havia recebido um indulto em Outubro de 2013 e desde a data estava foragido da Penitenciária de Pedrinhas. Ambos foram presos no Sítio São Benedito, na Vila Maranhão, em São Luís. Já Satiro foi preso no bairro Fumacê por força de um mandado de prisão em aberto expedido pelo juiz Adelvan Nascimento Pereira, da 2ª Vara de Entorpecentes pelo crime de tráfico de drogas.

Funcionamento do hospital estadual de Matões do Norte

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, terá reunião, nesta quarta-feira (29), às 11hs, em seu gabinete, com prefeitos e secretários de Saúde de 12 municípios. Eles vão discutir o funcionamento da unidade avançada do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral), que será inaugurada nesta sexta-feira (31), em Matões do Norte.  Será mais um hospital do Programa Saúde é Vida sob gestão estadual. Prefeitos e secretários municipais de Saúde de Anajatuba, Arari, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim foram convidados para a reunião. Com eles será discutida a regulação de pacientes daquela região, a partir da inauguração da unidade de Matões do Norte. Ricardo Murad explicará aos gestores municipais como será o funcionamento do novo hospital, que será uma unidade avançada do Hospital Geral, com centro cirúrgico funcionando 24 horas por dia. Outras três unidades com o mesmo perfil serão inauguradas em São Luís ainda neste semestre.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos