Escolas estaduais são premiadas pela Fiema

Publicado em   29/mar/2014
por  Caio Hostilio

Foto 2 Seduc - premiadas pela FiemaAs escolas da rede pública estadual UI Duque de Caxias, UI Barbosa de Godois, UI Matos Carvalho, localizadas em São Luís; e CE Padre Chagas, do município de Santa Inês, receberam, nesta sexta-feira (28), no auditório da Federação da Indústria e do Comércio (FIEMA) premiação pela participação na 13ª edição do Projeto “Construindo a Nação”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania Brasil.

O prêmio é realizado em parceria com a Fundação Volkswagen e apoiadores nacionais, Confederação Nacional da Indústria (CNI)/ Serviço Social da Indústria (SESI), Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Fundação Casper Líbero.

O projeto tem como objetivo estimular as escolas públicas e privadas nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, EJA (Educação de Jovens e adultos) e Ensino Técnico a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ação que resultem no fortalecimento e desenvolvimento da cidadania.

Ao participar da cerimônia de entrega dos prêmios às escolas, o secretário de Educação, Pedro Fernandes destacou a importância do exercício da cidadania. “O melhor prêmio para um professor é ver seus alunos caminhando por meio do conhecimento rumo à conquista da cidadania. Projetos como esse evidenciam a temática cidadania que é tão importante para a população e principalmente para a juventude”, disse.

“Estou muito emocionada. A escola pública estadual tem um papel muito importante para a sociedade. Projetos como este contribuem para que a comunidade escolar possa mostrar que oferece aos estudantes um ensino de qualidade”, observou a gestora regional de Santa Inês, Pedrina da Cruz ao receber o primeiro lugar,  na categoria do ensino médio, do Centro de Ensino Padre Chagas, em Santa Inês, com o projeto Fomentar a Educação para Combater o Racismo e Consequentemente a Igualdade Racial.

Inscrição

O quesito básico para inscrição ao prêmio é realização de um projeto voltado para a cidadania é a sua legítima realização e a participação dos estudantes em todas as suas etapas: ao apresentar o projeto, a escola deverá ter todas as suas fases – estudo, concepção, diagnóstico, planos de ação e avaliação – documentadas e registradas; deverá, ainda, apresentar vídeo de, no máximo, 3 minutos de duração, oferecendo oportunidade de visualização da escola e/ou realização do projeto, depoimentos de alunos participantes do projeto e pessoas da comunidade beneficiada.

Os temas escolhidos deverão ser obrigatoriamente vinculados à cidadania, podendo abordar situações internas à escola ou externas à ela – comunidade local ou sociedade brasileira, num sentido mais amplo. As escolas participantes poderão inscrever mais de um projeto desde que sejam de natureza e modalidades de ensino diferentes (infantil, fundamental, médio, EJA, técnico). Os melhores trabalhos inscritos em cada categoria serão premiados.

A UI Duque de Caxias recebeu menção honrosa. “É a terceira vez que nossa escola participa do projeto. Em 2011 fomos classificados em 3º lugar, recebemos o prêmio de destaque social. Em 2012 e 2013 estamos recebendo menção honrosa. No entanto para nossa comunidade escolar essa premiação tem sabor de primeiro lugar, tendo em vista o esforço e compromisso dos professores, alunos e a comunidade que todo ano se empenha para fazer o melhor”, disse Maria Bárbara de Nazaré Barros Costa, gestora da escola.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos