Governadora Roseana Sarney prestigia Ação Global

Publicado em   27/abr/2014
por  Caio Hostilio

Foto 1- Governadora ação globalA governadora Roseana Sarney prestigiou a 21ª edição do Ação Global realizada,  neste sábado (26), na cidade universitária do Campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), no Aterro do Bacanga, em São Luís. O Governo do Maranhão se fez presente no evento por meio de órgãos como o Viva Cidadão; Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); Secretarias de Estado de Saúde, de Direitos Humanos e Cidadania, da Mulher e de Esportes e Lazer; Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão; Polícia Militar do Maranhão; Defensoria Pública do Estado; Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), entre outros.

Foto 2 - Governadora ação globalNo evento, Roseana Sarney foi recepcionada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, e pela superintendente regional do Sesi, Roseli Ramos. Ela estava acompanhada das secretárias Chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa e de Comunicação Social, Carla Georgina.

“É muito positivo um evento como esse. Uma ação social importante, que reúne voluntários e todos trabalham em comum acordo para beneficiar a comunidade. O Governo do Estado se faz presente como parceiro dessa ação”, declarou.

A governadora e comitiva conheceram a estrutura montada para o atendimento à população, lazer das crianças e o Palco da Cultura, onde assistiu à apresentação do Grupo de Capoeira Marabaiano.  Roseana Sarney visitou, ainda, as salas de vacinação e consultas oftalmológicas e clínica médica e a área destinada aos serviços de beleza. Antes de sair foi até os estandes das secretarias e órgãos do estado que participaram do evento.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, ressaltou a gama de serviços oferecidos no evento, destacando o atendimento na área da medicina. “Aqui as pessoas consultam, recebem a receita e já saem com os remédios. São muitos serviços médicos nas mais variadas especialidades”, explicou.

Voluntários

Mais de 2 mil voluntários participam dessa edição do evento, que no ano passado atendeu a aproximadamente 37 mil pessoas – a expectativa para este ano é que aumente para 40 mil atendimentos. O Ação Global oferece gratuitamente ao público serviços em diversas áreas direcionadas a qualidade de vida e bem-estar social.

A superintendente do Sesi, Roseli Ramos, destacou a importância dos voluntários e do apoio dos mais de 100 parceiros, afirmando que, sem eles, nada poderia ser realizado. Ela agradeceu a presença de todos que ajudaram a construir o evento. “Ação Global é um movimento que envolve serviço voluntário de vários parceiros e da comunidade que vieram com uma vontade única, que é a construção de uma cidadania maior e mais participativa”, acentuou.  

 Roseana Leal de Moraes, dona de casa, mãe de dois filhos, moradora do Vila Embratel, foi até o evento por curiosidade e ao chegar lá, saiu com o título de eleitor em mãos. “Vim por curiosidade e achei a oportunidade de fazer meu recadastramento, pois com a lida do dia a dia com as crianças, estudo, nunca consegui tempo para me recadastrar, mas agora aproveitei a chance e meus filhos se divertiram muito. Foi gratificante”, contou.

 Milhares de pessoas buscaram serviços nas áreas de educação, saúde, cidadania, direitos do cidadão, esporte e lazer. A dona de casa Domingas Moraes, 59 anos, moradora da área Itaqui-Bacanga, é hipertensa e foi logo cedo atendida pelo cardiologista.  Saiu satisfeita do consultório. “Ele me consultou, mediu minha pressão, me deu a receita e já fui pegar os remédios. Estou muito contente porque eu não tinha como marcar consulta e, às vezes, demora demais. Agora, já estou consultada, com remédio e feliz”, comemorou.

Serviços disponibilizados

Entre os serviços gratuitos que foram oferecidos estão os referentes à qualidade de vida, englobando atendimentos na área da saúde, como clínica médica, ginecologia, odontologia, beleza e estética, vacinação, entre outros. Além disso, foram ofertados cursos profissionalizantes, serviços de cidadania, emissão de Carteiras de Identidade, de Trabalho e de Previdência Social (CTPS), segunda via de Título de Eleitor, entre outros serviços.

Para facilitar os atendimentos, grande parte dos serviços em saúde foi concentrada no Colégio Universitário (Colun) e no Centro Pedagógico Paulo Freire, da Ufma. Na programação foram incluídos a realização de minicursos, oficinas, manifestações culturais e a realização de diversas outras atividades lúdicas.

A novidade deste ano foi o Mutirão Sem Barreiras, serviço voltado para o atendimento exclusivamente às pessoas com deficiência, no qual foram realizados atendimentos de cadastro para a aquisição de próteses para aqueles que necessitavam. Durante o evento, também, foram feitas inscrições para o Casamento Comunitário.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos