Notícias

Publicado em   29/maio/2014
por  Caio Hostilio

Prefeitura de Ribamar recupera vias do Parque Vitória

IMG-20140528-WA0029A Prefeitura de São José de Ribamar está executando serviços de recuperação asfáltica de várias vias do Parque Vitória, bairro ribamarense situado na região limítrofe com a capital São Luís. O trabalho está concentrado, neste momento, na Avenida Coletora 6000 e, em seguida, será levado para outras vias importantes por onde passa o transporte coletivo, dentre elas a Avenida Coletora 4000, Avenida Coletora 8000 e Avenida Nossa Senhora da Vitória. A recuperação de vias importantes do bairro foi um compromisso assumido pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) junto à população e representantes do chamado G13, grupo que reúne lideranças comunitárias de vários bairros desta região de Ribamar, tais como Espaço Sideral, Parque Jair, Recanto do Turu, Jardim Turu, Alto do Turu, Parque Vitória, dentre outros. Todas estas localidades, é importante ressaltar, foram castigadas pelas chuvas que continuam caindo no município e tiveram vários logradouros públicos, principalmente suas vias, danificadas pela força dos temporais. “É uma ação importante da prefeitura, visto que, as chuvas causaram muitos estragos. É mais importante ainda porque essas vias são muito utilizadas e por elas passam o transporte coletivo que serve o bairro”, comentou a doméstica Iraneide Lima, moradora da Coletora 6000. Em 2012, a prefeitura ribamarense asfaltou e urbanizou (colocação de meio-fio, sarjeta e iluminação pública) várias ruas do Parque Vitória, dentre elas as Vias Coletoras 210, 211, 212, 213, 214, 215, 216, 217, 218, 219, 220,309, 310, 311, 312, 313 e 314. Juntas, estas ruas perfazem um trajeto, de aproximadamente três quilômetros, localizado dentro do perímetro urbano do bairro.

Pedro Fernandes quer incluir no PAC-3 trecho da BR-135 no porto Itaqui

pedro fernandesO deputado federal Pedro Fernandes já entrou em contato com o Ministro dos Transporte, César Borges, para que o MT faça um estudo de tráfego de veículos no entroncamento do Ramal da BR-135, que leva ao Porto do Itaqui, a fim de solucionar o sério problema de estrangulamento do trânsito no local e já incluir as soluções encontradas no orçamento destinado ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-3). Segundo Pedro Fernandes, apesar do grande crescimento do Porto nos últimos anos – o Itaqui cresceu 12,8% enquanto a média nacional não chegou a 3% – o grande gargalo da atualidade e que impede maior fluxo é a dificuldade de acesso aos terminais de cargas. Os enormes engarrafamentos já viraram rotina no local causando atrasos e prejuízos. O parlamentar, além de citar a presença de grande empresas no local, também cita o início das atividades do Terminal de Grãos (Tegram), previsto para o segundo semestre desse ano, onde haverá aumento considerável no volume de grãos (deverá chegar a 7,5 milhões de toneladas/ano até 2017). Já em 2015 vão circular mais de 1.000 caminhões bitrens. Como soluções para o engarrafamento, Fernandes sugere a construção de viadutos e retornos adequados para esse tipo de veículo.

Iniciada coleta de dados do Censo Escolar

Os dados do Censo Escolar de 2014 começaram a ser coletados nesta quarta-feira (28), Dia Nacional do Censo. Gestores de escolas públicas e particulares de todo o país vão prestar informações detalhadas sobre alunos, professores, escolas e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica. A coleta vai até 15 de agosto. No Maranhão, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está capacitando técnicos e gestores das secretarias municipais de educação e Unidades Regionais, que atuarão como multiplicadores junto aos diretores de escolas em seus respectivos municípios. A capacitação teve início, na quarta-feira (28), no Liceu Maranhense, e encerra nesta sexta-feira (30). De acordo com a superintendente de Estatística da Seduc, Graça Léda, todo o conteúdo integral da formação, bem como as orientações necessárias para coleta de dados do censo serão disponibilizadas aos técnicos para disseminação em seus municípios. Ela explicou que após essa fase, será iniciada a capacitação dos diretores das escolas estaduais que serão responsáveis pelo lançamento de dados no sistema Educacenso.

STF reitera que o ANDES-SN é legítimo representante dos docentes

Em decisão divulgada nesta semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, reconheceu o ANDES-SN como legítimo representante dos docentes, conforme registro sindical parcial concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Também foi negado provimento ao recurso em mandado de segurança impetrado pelo Proifes contra ato do ministro do Trabalho e Emprego e decisão posterior do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a favor do ANDES-SN. O 2º secretário e encarregado de Relações Sindicais do ANDES-SN, Paulo Rizzo, explica que o Proifes questionou o reconhecimento do Ministério do Trabalho e Emprego ao ANDES-SN. “O Proifes, que é uma organização chapa branca e não defende os interesses dos professores, tinha por objetivo deslegitimar o ANDES-SN junto ao MTE”. Para o diretor do Sindicato Nacional, a decisão do STF resolve em definitivo o questionamento do Proifes ao registro sindical do ANDES-SN. “O registro afirma o ANDES-SN como legítimo representante sindical dos docentes das instituições públicas até que a justiça decida sobre a representação no setor privado”, ressalta. Para o ministro Celso de Mello, o acórdão do STJ “ajusta-se, integralmente, à orientação jurisprudencial que esta Suprema Corte firmou a propósito da matéria em análise”, pois reconheceu a validade jurídica do ato praticado pelo ministro do Trabalho que concedeu, provisoriamente, o registro parcial ao ANDES. “Essa orientação jurisprudencial, hoje consagrada no enunciado constante da Súmula 677/STF, nada mais reflete senão o reconhecimento de que, embora a entidade sindical possa constituir-se independentemente de prévia autorização governamental – eis que é plena a sua autonomia jurídico-institucional em face do Estado (CF, art. 8º, I) –, a Constituição não vedou a participação estatal no procedimento administrativo de efetivação, mediante ato vinculado, do registro sindical”, explica Mello na decisão. “A decisão nos anima muito a dar continuidade ao enraizamento do ANDES-SN em todos os locais de trabalho, que hoje se multiplicaram com a expansão sem qualidade, aprofundando a precarização existente nos diversos campi das universidades públicas pelo país. Este quadro demanda uma ação contundente do ANDES e faz ainda mais necessário que os professores estejam organizados em todos os locais”, acrescenta o diretor do ANDES-SN.

Inaugurado em São Luís o primeiro restaurante da rede Rock & Ribs Steakhouse

rock&ribs240514ribeirojr0028Em um amplo espaço na Avenida dos Holandeses, com decoração que une elementos como réplicas de guitarras famosas, fotos de bandas e astros do rock nacional e internacional, o Rock & Ribs abriu as portas para atender ludovicenses e turistas. Numa área de 1.300m², dois andares ocupados com mais de trinta televisores que transmitem shows e jogos, estacionamento para 150 carros, além de uma brinquedoteca, fraldário e projeto de áudio e acústica inovador, o restaurante atendeu, só no primeiro dia, perto de duzentas pessoas que buscavam comida de qualidade, preço acessível e bom atendimento. Quem marcou presença nos primeiros dias, aprovou o aconchego do espaço e se deliciou com os drinks exóticos e o tradicional chopp gelado. Happy Hour – Uma das novidades que a rede traz a São Luís é a proposta de oferecer um espaço propício e um cardápio adequado para um bom happy hour entre amigos, com promoções exclusivas. De segunda a sexta-feira, os clientes podem contar, por exemplo, com rodadas duplas de bebidas, como chopp e caipirinha – ou seja, o cliente pede uma e ganha outra de brinde. O Rock & Ribs conta ainda com uma vasta opção de petiscos e tira-gostos com preços acessíveis e o toque de chefes já conceituados em outras capitais. No quesito ‘drinks especiais’, destaque para a variedade de sofisticadas misturas criativas que unem beleza e sabor.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos