Assista ao vídeo!!! Maré derruba poste e destrói calçamento na orla de São Luís (MA)

Publicado em   31/ago/2015
por  Caio Hostilio

50e002fddf316817b69f96dea220ed05Trecho da rua São Marcos, na Ponta d’Areia, já é tomado pela erosão. Destruição é provocada por fenômeno conhecido como maré de sizígia.

G1

A maré alta destruiu o calçamento e derrubou um poste de iluminação pública na orla de São Luís (MA) nesse fim de semana. O trecho da rua São Marcos, que dá acesso à península da Ponta d’Areia, já é tomado pela erosão.

A destruição foi provocada por um fenômeno conhecido como maré de sizígia – quando Sol e Lua estão alinhados em relação à Terra e a atração gravitacional entre esses dois astros se soma, criando marés mais fortes –, combinados aos ventos deste período do ano, segundo os especialistas. Na manhã desta segunda-feira (31), a expectativa é que a maré registrada seja ainda mais forte: às 7h50, ela alcança 6,6 metros em São Luís.

No local, o temor é pela destruição de quiosques, como o de dona Francisca Barbosa, que acredita que o processo já começou. “A maré vai cavando por baixo”, diz. Frequentadores da área dizem que em setembro, a maré fica ainda mais forte.

Pela manhã desta segunda-feira, a água do mar foi tomada pelo barro das construções na orla da Ponta d’Areia e voltou a atingir os bares.

Raposa
A maré alta também criou uma paisagem incomum para os moradores do município de Raposa, na Região Metropolitana de São Luís. O cais da cidade, reformado e urbanizado recentemente, foi tomado pela água do mar. Um telespectador da TV Mirante enviou imagens do acontecido

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos