Fiscalização do COREN-MA em hospitais de São Luís

Publicado em   27/abr/2016
por  Caio Hostilio

j-UhnxBIBom dia, colega.
O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) está realizando uma operação de fiscalização em grandes instituições de saúde de São Luís durante esta semana. A ação está sendo realizada em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem em atendimento a uma solicitação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

Estão sendo fiscalizadas 25 instituições no total. Algumas das unidades já fiscalizadas foram o Hospital Aldenora Belo, a UPA Cidade Operária, o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), o Hospital Guarás e o Hospital da Criança – Dr. Odorico Amaral de Matos.

Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão fiscaliza instituições de saúde públicas e privadas de São Luís

O COREN-MA fiscaliza durante esta semana instituições de saúde públias e privadas de São Luís. A operação está sendo realizada em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) em atendimento a uma solicitação do Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Defesa da Saúde.

A ação teve início na última segunda-feira e se estende até sexta-feira, dia 29. A meta é fiscalizar 25 instituições de saúde da cidade indicadas pelo MP-MA. A fiscalização tem como objetivo principal verificar o dimensionamento de pessoal de Enfermagem nesses hospitais, ou seja, verificar se o quantitativo de profissionais é adequado à prestação de serviços, garantindo assim a qualidade e segurança da assistência em saúde.

Algumas das unidades já fiscalizadas foram o Hospital Aldenora Belo, a UPA Cidade Operária, o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), o Hospital Guarás e o Hospital da Criança – Dr. Odorico Amaral de Matos.

Parceria

A ação conta o apoio de fiscais e equipe técnica enviada pelo Conselho Federal ao Maranhão. O total de 10 profissionais de diversos estados está unido ao quadro de fiscais do COREN-MA para verificar as instituições. Uma parceria semelhante aconteceu em 2015, quando COFEN e COREN-MA deflagraram uma operação de fiscalização de hospitais também em São Luís.

Na época, foram verificadas irregularidades como ausência de enfermeiro durante algum período de funcionamento das unidades de saúde e a inexistência de planejamento e programação de enfermagem. Com base nessa primeira experiência de parceria, o Conselho Federal de Enfermagem propôs a criação da Força Nacional de Fiscalização também em 2015.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos