A importância do resgate do Patrimônio Histórico Cultural de Caxias

Publicado em   26/abr/2017
por  Caio Hostilio

Vale ressaltar que a identidade de um povo está na sua cultura, pois é importante compreender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento etc. Portanto, conhecer e valorizar a cultura são auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega.Diante disso, é certo valorizar a cultura popular e sua história, haja vista que ela e tão importante quanto à literatura, a arte plástica, a arquitetônica etc.

Por determinação do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, se reuniram na ACL (Academia Caxiense de Letras) nesta manhã de terça-feira (25/04): Renato Meneses- Assessor Executivo do Governo Municipal; Arthur Quirino- secretário Municipal de Cultura Patrimônio Histórico, turismo, esporte e juventude, e membros da Coordenação Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural para discutir ações que programarão políticas públicas efetivas para a proteção do acervo arquitetônico compreendido no sítio histórico cultural caxiense, como também, sobre o processo de registro de bens culturais imateriais.

Ao final do encontro decidiu-se a formação urgente e imprescindível de um Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico Cultural com caracteres: normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador, composto por um quadro misto – poder público e sociedade civil – num processo participativo quantos aos deveres e direitos à preservação e conservação dos traços característicos culturais das edificações no centro histórico cultural de Caxias, bem como a ratificação e registro dos fazeres, saberes, sentires e falares da cultura popular caxiense.

Uma nova reunião deverá acontecer na próxima terça-feira (02/05) no mesmo local, a fim de avançarem na construção dessa política pública para o segmento histórico-cultural da Princesa do Sertão Maranhense.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos