A identidade de um povo está em sua cultura!!! Prefeitura de Caxias incentiva às quadrilhas juninas

Publicado em   30/maio/2017
por  Caio Hostilio

É importantíssimo que se dê espaço para a cultura de um povo, pois assim veremos a identidade que não pode morrer. Foi com essa premissa que escrevi no dia 31 de agosto de 2011 “A verdadeira identidade de um povo está na sua cultura…”, onde entre outras coisas eu disse: “A identidade de um povo está na sua cultura. Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento etc. Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega. Por exemplo, ser conduzidos pelo fenômeno da globalização (Não considerado seus valores) que busca homogeneizar as culturas locais a fim de controlar as nações do mundo com as doutrinas capitalistas. Este processo chama-se aculturação. Quer dizer, a infusão de uma cultura sobre outra a fim de matar uma. Diante disso é salutar e louvável a iniciativa da Prefeitura de Caxias.

Representantes das quadrilhas juninas, estilizadas e caipiras estiveram reunidos na manhã da última segunda-feira (29/05) na sala de reuniões na Prefeitura de Caxias, com o prefeito Fábio Gentil e o secretário Municipal de Cultura, Esporte, Juventude, Turismo e Patrimônio Histórico, Arthur Quirino.

O objetivo foi discutir o repasse em dinheiro para os grupos que vão fazer a alegria dos caxienses em uma das mais tradicionais festas populares e folclóricas do nordeste, o São João.

“Nós queremos agradecer ao nosso prefeito Fábio Gentil por ter nos recebido e nos dado a garantia desse repasse para que a gente possa fazer uma festa mais bonita” disse Nunes, Presidente da Associação Cultural das Quadrilhas Juninas.

Com o tema: “O São João que a gente quer”, o festejo acontece de 23 a 29 de junho. Uma vila junina será montada no Parque da Cidade durante os sete dias do festejo. O prefeito e o secretário garantiram incentivos às quadrilhas juninas maior que os já concedidos aos produtores culturais em edições anteriores. Além do repasse em dinheiro, as quadrilhas juninas também vão receber premiação e certificado de participação no dia do evento.

“O nosso objetivo é fazer uma festa bonita, enfeitada, vamos instalar uma vila no parque da cidade para que as pessoas tenham opções durante o festejo. Nós vamos divulgar o evento ainda esta semana, já estamos fechando a programação. O São João vai ser de 23 a 29 de junho, 07 dias” lembrou Arthur Quirino, o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Juventude, Turismo e Patrimônio Histórico.

“Nós estamos incentivando as quadrilhas juninas para que elas façam bonito durante o festejo do São João que a gente quer. O nosso objetivo é fazer o melhor São João do Maranhão, mas isso é um processo. Esse é nosso primeiro ano. No próximo ano já vamos fazer melhor. Mas nós vamos valorizar as manifestações culturais locais e regionais”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias-MA.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos