O Museu Nacional e o Centro Histórico de São Luís… O desprezo do homem!!!

Publicado em   03/set/2018
por  Caio Hostilio

Um homem sem história é um homem sem identidade… Assim o homem deve ter a consciência de valorizar, respeitar e amar o acervo patrimonial que retrata a sua história.

O que dizer do incêndio no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio Janeiro… Eu não canso de visitar esse lugar prazeroso todas as vezes que vou ao Rio. Foi um lugar que marcou minha infância e onde aprendi a valorizar os museus e todo e qualquer acervo que retrata a história da humanidade. UM APRENDIZADO QUE SEGUE COMIGO!!!

Posso dizer que conheço vários acervos patrimoniais e museus pelo mundo afora, mas um que sempre me chamou a atenção foi o Centro Histórico de São Luís, por sua riqueza arquitetônica e suas histórias… Visito todos os sábados esse Centro Histórico e a cada dia me decepciono com o abandono das praças centenárias, do casario, dos palácios, das calçadas, das igrejas, do antigo centro industrial de São Luís… QUANTA TRISTEZA!!!

Quando será que nossos governantes terão a capacidade em reconhecer que a maior riqueza cultural de um povo é a sua História. Mas, o que dizer de um povo que não dá valor a sua própria história? Um povo que assiste passivamente a destruição de sua história e até ajuda a depredá-lo? Não valorizar seu passado é um povo sem identidade.

Sinto-me impotente diante de tanta inércia e reconheço que sou pequenino e de mãos atadas para fazer alguma coisa.

Contudo, a tristeza e a minha pena não me impedem da minha manifestação…

TRISTEZA PROFUNDA!!!

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos