Prefeitura de São Luís e população se unem em ação de limpeza no bairro Radional e adjacências

Publicado em   15/fev/2019
por  Caio Hostilio

Durante a ação moradores contribuíram com o trabalho levando para as equipes de limpeza os chamados resíduos volumosos; o trabalho integra a política de gestão de resíduos sólidos do prefeito Edivaldo e acontece no bairro até este sábado (16) reforçando o trabalho de coleta diária feita na região

Prefeitura de São Luís combate descarte irregular com grande ação de Limpeza no bairro Radional e entornoA manhã desta sexta-feira (15) foi voltada para intensificar os serviços de limpeza urbana em São Luís. A Prefeitura realizou o Bota-Fora Bairro Radional. A ação se estendeu também aos bairros Vila Radional, Santa Cruz, Vera Cruz e Divinéia, esta última, uma comunidade da região. Durante a ação, foram recolhidos os chamados resíduos volumosos – eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis fora de uso, entulhos e outros pelas ruas do bairro. A comunidade aprovou a iniciativa que tem sido levada a vários bairros da capital e faz parte da política de gestão dos resíduos sólidos que vem sendo colocada em prática pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Ação será encerrada neste sábado (16) com apresentação do Cidadão Limpeza Cidade Beleza.

O objetivo do bota-fora foi combater a formação de pontos de descarte irregular de resíduos sólidos pelos bairros, garantindo a limpeza da região e evitando o surgimento de focos de proliferação de insetos vetores de doenças como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Outro objetivo da ação foi conscientizar a população acerca da importância do descarte correto de resíduos sólidos e o uso dos Ecopontos.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informou que o bota-fora é uma oportunidade de aproximar a população do serviço de limpeza urbana. “Durante o bota-fora, além de fazer o recolhimento porta a porta daqueles resíduos que não são removidos durante a coleta domiciliar, a gente tem a oportunidade de conversar mais de perto com a população, conhecer as peculiaridades do bairro e com isso melhorar o serviço de limpeza urbana”, disse.

APROVAÇÃO DA COMUNIDADE

Os moradores do bairro Radional e demais localidades atendidos aprovaram a ação da Prefeitura de São Luís. José Diniz aproveitou para descartar tudo que estava acumulado em casa. Móveis fora de uso, eletrodomésticos com defeito e até as obsoletas fitas cassetes. “Eu estava com tudo isto guardado aqui em casa. Muita coisa no quintal. Agora pude me livrar e o melhor, sabendo que terão o destino correto”, disse.

Já José Carlos Melo Pereira afirmou que entende a importância do descarte correto do resíduo sólido domiciliar porque já teve problemas de saúde decorrentes do mau-hábito. “Eu já tive dengue e sei que o mosquito se reproduz em pontos de descarte irregular que se tornam criadouros, por isso, na minha casa temos todo o cuidado de descartar o lixo da forma certa”, contou.

MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE

Para mobilizar a comunidade foi realizada uma reunião na Associação Comunitária da Radional, que contou também com representantes dos demais bairros contemplados para que fosse organizado um cronograma de ações na região. A reunião resultou na intensificação dos serviços de limpeza no bairro previamente. Foram feitos os serviços de capina e roçagem das vias do bairro e a instalação de papeleiras (lixeiras) ao longo da Avenida M e Praça da Radional.

As ações de limpeza no bairro Radional e adjacências são constantes. A coleta domiciliar é feita de forma regular toda segunda, quarta e sexta no período diurno. No Santa Cruz e Vera Cruz a coleta é feita às terças, quintas e sábados no período diurno.

O poder público municipal informa também que materiais recicláveis e resíduos não coletados através do serviço de coleta convencional, como restos de construção civil e de poda e capina, devem ser descartados em um dos 11 Ecopontos já em funcionamento na capital. Os Ecopontos funcionam das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado. Os Ecopontos ficam localizados no Parque Amazonas, Bequimão, Angelim, Habitacional Turu, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Jardim América, Cidade Operária, São Francisco, Anil e São Raimundo.

ENCERRAMENTO

A programação do bota-fora será encerrada neste sábado (16), a partir das 8h, quando as equipes continuarão a recolher os resíduos sólidos e as equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana e o Cidadão Limpeza Cidade Beleza estarão visitando as casas, informando os moradores sobre os prejuízos para a saúde pública e meio ambiente decorrentes do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias públicas. A ação também vai incentivar o uso dos Ecopontos.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos