Prefeitura executa obras de drenagem e contenção de erosão para minimizar efeitos das fortes chuvas

Publicado em   27/mar/2019
por  Caio Hostilio

Em reunião com gestores municipais, prefeito Edivaldo faz balanço do trabalho da força-tarefa e alinha novas ações da gestão voltadas para a proteção da população, sobretudo dos mais atingidos pelas chuvas na capital

Prefeitura executa obras de drenagem e contenção de erosão para minimizar efeitos das fortes chuvas

O Centro Nacional de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden) retirou o alerta máximo de risco geo-hidrológico (que mede o potencial da chuva em causar inundações e deslizamentos) em São Luís. Mesmo sem o alerta a determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é para que a força-tarefa criada no último domingo siga trabalhando intensamente para minimizar os prejuízos causados pelas chuvas na cidade. Na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito reuniu secretários e demais gestores de órgãos municipais que compõem a força-tarefa de atenção às ocorrências registradas para balanço e alinhamento das ações. O investimento em infraestrutura é uma das iniciativas que vêm sendo tomadas para reduzir os danos gerados pela alta no índice pluviométrico e prevenir novas ocorrências.

O prefeito Edivaldo ressaltou a importância da força-tarefa no atendimento às ocorrências. “Nosso principal objetivo é cuidar das famílias que foram atingidas direta ou indiretamente. Com as ações articuladas, a atuação do poder público municipal torna-se ainda mais eficaz. É importante ressaltar que várias frentes de serviços estão em andamento para garantir a recuperação da infraestrutura da cidade, a mobilidade urbana e, principalmente, a assistência aos moradores das áreas de risco”, ressaltou o gestor municipal.

Até a noite de terça-feira (26), foi registrado o volume de 720 mm de chuvas. As principais ocorrências registradas desde a manhã do último domingo são de deslizamentos, alagamentos e inundações. Por conta dos prejuízos, a Prefeitura está intensificando o trabalho de desobstrução do sistema de drenagem, com a limpeza de canais, bueiros e galerias. Além disso, ações pontuais estão sendo realizadas de forma emergencial para estabilizar as áreas de risco. Na Rua Militana Ferreira, no Sá Viana, por exemplo, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está realizando a injeção de concreto para estabilidade do solo.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, explicou que outras ações estão sendo tomadas na área da infraestrutura urbana. “Estamos intensificando a limpeza de canais, bueiros e galerias, bem como os serviços de recuperação do pavimento pela cidade e de contenção de erosões provocadas pelas fortes chuvas. Atuando em várias frentes e trabalhando de forma conjunta, esperamos reduzir os impactos, especialmente nas áreas de risco”, destacou o secretário.

Também participaram da reunião os secretários municipais Héryco Coqueiro (Segurança com Cidadania), Pablo Rebouças (Governo), Adréia Lauande (Assistência Social), Canindé Barros (Trânsito e Transportes), Fatima Ribeiro (Segurança Alimentar) e Jota Pinto (Articulação Política), além do presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho e da superintendente da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros.

AÇÕES

Para além da infraestrutura, a Prefeitura segue com o isolamento das áreas impactadas e, em alguns casos, a colocação de lonas para proteção do solo; a limpeza urbana com a retirada de árvores caídas, especialmente nas principais avenidas da cidade, e coleta de lixo acumulado nas vias; o monitoramento e acompanhamento das famílias das áreas de risco, com oferta de abrigos institucionais, distribuição de cestas básicas e levantamento de documentação para possível inserção de moradores no Benefício Eventual Auxílio Moradia (aluguel social).

“As equipes da Assistência Social estão realizando o atendimento emergencial às famílias, garantindo a elas condições de sobrevivência. A concessão do aluguel social exige critérios que precisam ser atendidos então, em parceria com a Defensoria Pública, estamos trabalhando para dar celeridade a esse processo e conceder o benefício a quem tem direito”, explicou a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande.

Nos últimos dias o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) realizou a retirada de árvores caídas na Avenida Joaquim Mochel e na Avenida Daniel De La Touche. O órgão está trabalhando em áreas como Cohab e Cohatrac. A ação do Impur contribui com o trabalho da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que tem disponibilizado 52 agentes de trânsito para orientar os condutores e agilizar o fluxo de veículos nas principais avenidas da cidade.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo poder público municipal segue as diretrizes do Plano de Contingência, elaborado pela Prefeitura para nortear as ações para atendimento às ocorrências nas áreas de risco. Além de mapear as áreas de vulnerabilidade de risco e definir estratégias, o plano prevê a reconstrução de cenários de desastres em situação normal. Do plano, fazem parte secretarias e órgãos municipais e parceiros como a Cruz Vermelha, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e outros órgãos estaduais.

O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Héryco Coqueiro, explica que o trabalho é planejado previamente. “As nossas equipes se planejam antecipadamente para que, sendo acionadas, possamos dar a devida cobertura à população. As ações são integradas a fim de otimizar os resultados do trabalho. Seguimos trabalhando 24h, prestando assistência às famílias atentos a qualquer ocorrência”, destaca o titular da Semusc.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos