Gedema estimula habilidades artísticas e profissionais na primeira edição do “Sol Nascente em Ação”

Publicado em   26/nov/2019
por  Caio Hostilio

Gedema estimula habilidades artísticas e profissionais na primeira edição do “Sol Nascente em Ação”

Kauã Costa mostra suas habilidades em corte de cabelos, ofício que aprendeu com a mãe cabeleireira | Kristiano Simas

Uma tarde voltada a atividades de cidadania e de profissionalizaçãoi marcou a realização da primeira edição do projeto “Sol Nascente em Ação”, realizado pelo programa Sol Nascente, no sábado (23), no Clube de Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). A iniciativa tem como objetivo divulgar e promover as habilidades artísticas e profissionais dos integrantes do programa, além de oferecer uma tarde cultural e social com atendimento multiprofissional tanto para os alunos como aos seus familiares.

A programação contou com atendimentos nas áreas da saúde e beleza, oferecidos aos alunos do programa e seus familiares, em parceria com a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema.

O Sol Nascente é um programa social mantido pelo Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), sob o comando de Ana Paula Lobato, esposa do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB).

Oportunidade

“O projeto “Sol Nascente em Ação” é uma oportunidade para que eles demonstrem os seus trabalhos. O Gedema apoiou a ideia e foi pensando nesses alunos, no exercício da sua cidadania e nas oportunidades que podem surgir que estamos realizando esse momento para todos eles”, afirmou Cynthia Brito, coordenadora do programa.

Os alunos Maria Eduarda Lago, da oficina de dança, e Kauã Costa Araújo, da oficina de sopro, foram os destaques desta primeira edição. Eduarda, que deixa o Sol Nascente este ano, foi a responsável pelo minicurso de automaquiagem, habilidade adquirida durante os anos que passou no programa e que a incentivou a se profissionalizar na área. “É uma grande oportunidade, pois é aqui que estou podendo mostrar um pouco do meu trabalho”, afirmou.

Já Kauã, que tem 16 anos e entrou no programa aos 9 anos de idade, realizou cortes de cabelos masculinos, uma atividade que já desenvolvia em alguns colegas no salão da sua mãe, cobrando uma taxa mínima. “Como a professora nos disse, hoje é uma oportunidade para mostrarmos o que fazemos fora do projeto. O programa ‘Sol Nascente’ mudou muito o meu estilo de vida, pois aqui aprendemos sobre disciplina e respeito e, a cada dia, vamos amadurecendo mais”, declarou.

Kristiano Simas

Eduarda Lago ministrou minicurso de automaquiagem, atividade que aprendeu durante sua permanência no "Sol Nascente"

Eduarda Lago ministrou minicurso de automaquiagem, atividade que aprendeu durante sua permanência no “Sol Nascente”

Para os pais, é gratificante ver o desenvolvimento dos seus filhos graças às atividades do “Sol Nascente”. “É gratificante demais ver nossos filhos participando desse projeto, que só tem a engrandecê-los, pois traz bastante resultados para eles, principalmente, na questão da disciplina. Tudo isso ajuda no seu desenvolvimento. É um projeto louvável, que incentiva os nossos filhos a seguirem por um caminho melhor”, assinalou Rubem Manoel Amaral Araújo, pai de Kauã Costa Araújo.

Kristiano SImas

Crianças e adolescentes integrantes do programa fazem apresentação na orquestra, uma das oficinas da ação

Crianças e adolescentes integrantes do programa fazem apresentação na orquestra, uma das oficinas da ação

Atendimentos

Em parceria com a Diretoria de Saúde da Alema, o “Sol Nascente em Ação” também proporcionou aos pais atendimento odontológico, com aplicação de flúor, orientação e entrega de kits de higiene bucal; nutricional, com orientações sobre reaproveitamento e conservação de alimentos e como garantir uma boa alimentação; serviços de enfermagem, com aferição de pressão; além de orientações e atendimento com psicólogo.

“Como geralmente faço a reunião de pais no final de cada período letivo, eu resolvi, desta vez, não fazer a reunião, mas criar um espaço de ações. Foi uma tarde bem prazerosa, que a presidente Ana Paula abraçou a ideia, juntamente com a equipe do Gedema, e nos deu todo o suporte para realizá-la. Se Deus quiser, esse será o primeiro de muitos”, disse Cynthia Brito.

Kristiano Simas

Vasta programação social foi desenvolvida durante a primeira edição do "Sol Nascente em Ação", no Clube dos Servidores

Vasta programação social foi desenvolvida durante a primeira edição do “Sol Nascente em Ação”, no Clube dos Servidores

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos