Prefeitura de Caxias implanta 1ª tomografia computadorizada da história da cidade no serviço de saúde municipal

Publicado em   27/jun/2020
por  Caio Hostilio

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implanta pela 1ª vez na história da cidade o serviço de tomografia computadorizada na rede municipal de saúde. Na manhã deste sábado (27), os primeiros exames foram realizados. Na próxima segunda-feira (29), o serviço já começa a ser utilizado como parte da rotina de atendimentos do Complexo Municipal de Saúde Gentil Filho.

    

A tomografia computadorizada é um exame não invasivo que combina equipamentos especiais de raios X com computadores programados para produzir imagens dos órgãos internos. As imagens mostram secções transversais da área estudada, como se o corpo fosse cortado em fatias para expor todos os órgãos da região. Com ele, o profissional de saúde tem uma visão muito detalhada e multidimensional dos órgãos internos. As fatias ou cortes podem chegar à espessura mínima de 0,6 mm.

“É um equipamento com 4 canais, tem várias funções, e uma das principais é a reconstrução em 3D, porque ela facilita o diagnóstico de determinada patologia. Facilita o nosso trabalho, facilita o trabalho do médico e facilita a vida do paciente. Essa tomografia tem o poder de realizar imagens de qualidade em 3D, bastante rápido e o exame demora questão de minuto”, explica Adriano Urbano, técnico em Radiologia.

A tomografia computadorizada é utilizada como um método de estadiamento, para avaliar a extensão do tumor primário e confirmar ou afastar a presença de metástases. Além disso, é útil para o diagnóstico de doenças frequentes em oncologia: acidentes vasculares cerebrais, embolias pulmonares, aneurismas, compressões de medula espinhal por metástases ósseas, presença de edema cerebral, derrames pleurais, pericárdicos e peritoneais, entre outras. Estes são apenas alguns dos casos em que a tomografia computadorizada por colaborar com os pacientes.

“Hoje nós recebemos o serviço de tomografia, que vai representar um grande ganho para a saúde de Caxias. Antes os nossos pacientes eram encaminhados para o serviço terceirizado e demorava algo em torno de 5 dias para que a gente tivesse o resultado. Agora vai ser muito bom, muito importante”, disse Lívia Sena, diretora do Complexo Municipal de Saúde Gentil Filho.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos