Prefeito Edivaldo entrega mais praças no Vinhais

Publicado em   30/ago/2020
por  Caio Hostilio

Seguindo com as comemorações pelos 408 anos de São Luís, o prefeito Edivaldo programou uma série de inaugurações que iniciou com a entrega do Parque do Bom Menino, seguiu com os logradouros no Vinhais e terá ainda o Nhozinho Santos, Largo do Carmo e Praça João Lisboa,Mercado das Tulhas, entre outros

Prefeito Edivaldo entrega mais um conjunto de praças no Vinhais seguindo com as comemorações pelos 408 anos de São LuísEm mais um fim de semana de inaugurações do programa São Luís em Obras, o prefeito Edivaldo Holanda Junior entregou, na tarde deste sábado (29), um novo conjunto de praças no Vinhais. No começo do mês, o gestor já havia inaugurado oito praças no bairro que também recebeu cerca de 16 km de pavimentação de vias e até o final do ano ganhará outras praças que seguem em obra. Esta entrega faz parte das comemorações pelos 408 anos de São Luís, celebrado dia 8 de setembro. Como presente de aniversário para a cidade e para a população, a gestão do prefeito Edivaldo organizou um cronograma de inaugurações iniciado no dia 22 com a reinauguração do Parque do Bom Menino e que segue ao longo do mês.

“Voltamos ao Vinhais para entregar mais um conjunto de três praças, além do que já tínhamos inaugurado, recentemente, na Rua do Arame. Estamos trabalhando para levar mais qualidade de vida para a população de São Luís. Logo, teremos mais praças também para entregar para os moradores da região. Tudo isso fruto do programa São Luís em Obras que, pelo aniversário da cidade, vai nos proporcionar entregar, nesse mês de setembro, tantas outras obras espalhadas pela cidade, destaque para o Estádio Nhozinho Santos, que será no próximo dia 5, assim como o Largo do Carmo e Praça João Lisboa, estes em parceria com o IPHAN e tantas outras ações que estamos fazendo pela cidade”, destacou o prefeito Edivaldo que ressaltou, ainda, a construção de praças nos bairros Cohab e Cidade Operária,que serão também entregues nos próximos dias, entre outras importantes intervenções.

Acompanharam o prefeito Edivaldo durante as inaugurações a primeira-dama, Camila Holanda; o presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho; os secretários municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Émerson Macêdo; de Urbanismo e Habitação (Semurh), Mádison Leonardo Andrade; de Governo (Semgov), Pablo Rebouças; de Planejamento (Seplan), José Cursino Raposo; de Administração (Semad), Mittyz Rodrigues; de Relações Parlamentares (Semerp), Nonato Chocolate; de Turismo (Setur), Socorro Araújo; o subprefeito do Centro Histórico, Jefferson Viegas e a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.

As três novas praças, localizadas na Rua 29, contam com mobiliário urbano, equipamentos para prática esportiva e de lazer, pista de caminhada, academia ao ar livre, além de garantir acessibilidade para pessoas com deficiência. Os equipamentos foram construídos em áreas do bairro sem qualquer infraestrutura e são mais um investimento da gestão municipal para transformar para melhor a realidade do bairro. As obras das praças foram coordenadas pelo Impur.

A construção e entrega das praças amplia os investimentos feitos pela gestão do prefeito Edivaldo no Conjunto Vinhais por meio do programa São Luís em Obras. Recentemente foi entregue um conjunto de oito praças; sete ao longo da Rua do Arame, e uma em frente ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras), além de um amplo pacote de obras de asfaltamento, totalizando mais de 16 km de pavimentação, beneficiando duas avenidas e mais de 60 ruas. Ao longo da gestão já foi executada a reforma da Praça do Letrado, a maior do bairro, também situada à Rua do Arame, entre diversas outras ações no conjunto e entorno.

Os nomes escolhidos para as praças do Vinhais, a exemplo do que tem acontecido nos demais bairros onde estão sendo construídas praças, são homenagens aos antigos moradores e à história da região. As três novas praças se chamam Raimundo Nonato Mendes, Francisca Natália Campelo e Maranata.

“Estamos realizando uma mudança radical na vida dos moradores do bairro. Eram espaços degradados e que agora estão ambientados e vão proporcionar mais qualidade de vida para os moradores de todo o entorno também, além de valorizar as casas vizinhas a esses logradouros. A gestão do prefeito Edivaldo está avançando na urbanização de espaços que, em outrora, não eram enxergados”, destacou o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho.

APROVAÇÃO

A reforma e construção das praças tem transformado a realidade dos bairros de São Luís. Agora, a população conta com espaços de lazer, convivência e prática esportiva perto de casa e com toda a estrutura necessária. Por isso, a população tem aprovado o investimento que vem sendo feito na área. No Vinhais não é diferente. Com mais um conjunto de praças, agora na Rua 29, os moradores estão ainda mais felizes.

“Os moradores do Vinhais estão de parabéns. Todos nós estamos muito felizes com essa iniciativa do prefeito Edivaldo de reavivar esses espaços que estavam praticamente abandonados e servindo, muitas vezes, como terreno para o descarte incorreto de lixo. Agora, temos mais espaço, e próximo de casa, para realizar exercício físico, curtir o fim de tarde e aproveitar para socializar com os vizinhos, não precisando mais se descolar de casa para o Centro da cidade, por exemplo, que é onde há mais espaços de lazer”, destacou o músico e morador do bairro, Jânio Padilha, de 56 anos.

Para a dona Eunice Aragão Mendes, de 70 anos, a alegria é em dobro: por receber espaços de lazer na frente de casa e em saber que um delas carregará o nome de seu marido, Raimundo Nonato Mendes. “Foi uma iniciativa excelente. O prefeito Edivaldo acertou em cheio ao revitalizar esses terrenos com a construção de praças. Estou muito feliz, ainda, por meu marido ser um dos homenageados. Cada uma das árvores existentes, e que foram preservadas neste projeto, foi ele quem plantou. Então, para mim e para o restante da família, é uma satisfação enorme”, pontuou.

INAUGURAÇÕES

O prefeito Edivaldo segue uma agenda intensa de vistorias e inaugurações do programa São Luís em Obras. Além deste conjunto de três praças e das outras oito já entregues no Vinhais, ele também já entregou, nas últimas semanas, a Praça da Bíblia e o Parque do Bom Menino, no Centro, que passaram por reforma estrutural, recebendo novos projetos urbanísticos, arquitetônico e paisagístico. Também já foi entregue outro conjunto de praças, com oito no total, localizadas no bairro Rio Anil.

As obras para ampliar os espaços de lazer, convivência e prática esportiva na cidade seguem em ritmo acelerado. Também estão em obras praças nos bairros Angelim, Santa Cruz, Cohama, Cidade Operária, entre outros. Fortalecendo a política de ampliação dos espaços de lazer, bem como de recuperação dos logradouros do Centro de São Luís, estão sendo reformadas as praças da Misericórdia e da Saudade e a urbanização da Fonte do Bispo.

No caso da Praça da Bíblia, tanto ela quanto o entorno foram totalmente requalificados com novos projetos de melhoria de pavimentação, paisagismo, iluminação, drenagem, passeios de pedestres, canteiro central, incluindo acessibilidade universal. O objetivo da obra foi organizar e estruturar este espaço urbano, proporcionar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas, também, por visitantes e turistas, por meio do lazer e da sua socialização, e ainda, contribuir com a melhoria da qualidade de vida e saúde pública.

Já no Rio Anil, o conjunto de oito praças, também já entregues, contempla um total de três academias de saúde; dois playgrounds; mobiliário urbano novo, como bancos e lixeiras; novo paisagismo com jardinagem; coreto com mesa de jogos; paradas de ônibus e área para caminhada. As praças foram construídas em locais em desuso, e que antes eram tidos como pontos de descarte de lixo.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos