Edivaldo entrega mais sete mercados reformados ou reconstruídos até o fim do ano

Publicado em   29/out/2020
por  Caio Hostilio

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior executa o maior programa de reforma de mercados públicos de São Luís. Esta é uma medida importante para garantir melhoria nas condições de trabalho dos feirantes, na movimentação de renda, na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores e das pessoas que compram produtos nesses locais. Espaços que estavam com a infraestrutura totalmente comprometida há décadas estão sendo entregues após serem reconstruídos ou passarem por reforma estrutural.

Ao todo, o programa de reforma e reconstrução de mercados da Prefeitura de São Luís contempla 11 equipamentos, quatro deles já entregues pelo prefeito Edivaldo, sendo o mais recente o Mercado das Tulhas (Feira da Praia Grande). Investimentos integram o programa São Luís em Obras.

Na lista dos mercados já entregues também estão o do Coroadinho, do Anil e da Vila Palmeira. E em obras seguem os do São Francisco, Monte Castelo, Cohab, Santo Antônio, Bom Jesus, Vila Bacanga e Santa Cruz. Estes com previsão de entrega até o fim do ano. Esse feito é mais um legado do prefeito Edivaldo para a cidade.

A reestruturação da rede de mercados públicos de São Luís é uma importante política da gestão municipal. Os equipamentos fazem parte da cultura da cidade e das comunidades onde ficam localizados. Por isso, é fundamental garantir os meios para o funcionamento adequado, pois eles são pontos de comercialização dos alimentos mais diversos, necessitando das condições adequadas de infraestrutura, limpeza e higiene.

Os mercados têm papel fundamental no abastecimento da cidade com gêneros alimentícios de qualidade e preços mais acessíveis, por isso, eles também têm importância para a política de abastecimento e segurança alimentar. Os mercados públicos têm ainda uma forte influência econômica e contribuem decisivamente com o desenvolvimento da cidade já que é deles que milhares de famílias tiram o seu sustento, de maneira direta e indireta.

MERCADOS EM OBRAS

Um dos sete mercados em obras é o do São Francisco, que foi totalmente demolido para reconstrução. Toda a nova estrutura já está concluída, inclusive, a nova cobertura. Atualmente estão sendo realizados serviços de acabamentos em geral como revestimento cerâmico da fachada e das bancadas, pintura, instalações da rede elétrica, colocação do forro dos boxes, construção das calçadas, serviço de reboco, além da finalização da instalação das portas dos boxes.

No Monte Castelo também estão em andamento serviços de acabamentos em geral como execução do piso em granitina na área das bancadas e dos boxes, a finalização dos degraus e calçadas e da rede hidráulica. Este é outro mercado que está sendo reconstruído. A antiga estrutura estava abandonada há anos e sem condição alguma de uso. O novo mercado já está praticamente pronto e até a nova cobertura já foi instalada.

Já o mercado do Santo Antônio passa por reforma estruturante. Atualmente, as equipes da Prefeitura trabalham na pintura da estrutura metálica da cobertura, revestimento cerâmico dos boxes e bancadas, na instalação da rede elétrica e hidráulica.

No mercado do Santa Cruz os operários estão dando continuidade na execução da rede hidráulica ( instalação das caixas d’água), no revestimento cerâmico dos boxes e bancadas. A cobertura está concluída, faltando apenas retoques de pintura.

No Mercado do Bom Jesus, que também passa por reforma estrutural, as intervenções na estrutura já foram concluídas, incluindo a nova cobertura. Agora, estão em andamento os serviços de revestimento cerâmico dos boxes e a construção das bancadas (elevação de alvenaria, reboco e canalização da rede elétrica das bancas).

O mercado da Cohab também está sendo totalmente reconstruído. Os serviços em andamento atualmente no equipamento são o revestimento de cerâmica e reboco da fachada, cobertura, reboco de paredes dos boxes, redes elétrica e hidráulica. Está em conclusão a fase de concretagem de vigas.

No mercado da Vila Bacanga está em execução o revestimento de reboco e cerâmica, cobertura de boxes existentes, instalação hidrosanitária e elétrico, construção de boxes novos.

MERCADOS ENTREGUES

Já foram reinaugurados quatro mercados públicos de São Luís após passarem por obras que reestruturaram os espaços. O mais recente foi o Mercado das Tulhas, entregue dia 19. Por fazer parte do conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Mundial o equipamento passou por reforma estrutural e teve suas características originais preservadas, fortalecendo seu valor histórico, turístico e cultural.

O mercado do Coroadinho, já entregue, que foi totalmente reconstruído, do piso ao telhado, ganhando novas bancas, boxes, rede elétrica e hidráulica entre outras melhorias que tornaram o espaço mais digno, limpo e seguro.

O mercado do Anil também já foi entregue. Lá foram feitos serviços de ampliação. Com isso, o local ganhou até uma praça de alimentação para fortalecer o comércio de refeições e lanches, entre outras melhorias na estrutura física. Outro equipamento reinaugurado foi o da Vila Palmeira.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos