E alguém tem dúvida do estupro aqui no MA? Bolsonaro chama impostos estaduais sobre combustíveis de ”estupro”

Publicado em   20/maio/2021
por  Caio Hostilio

O ICMS, imposto estadual, é o maior responsável pelo alto preço dos combustíveis, como alerta Bolsonaro

Para se ter uma ideia do estupro que sofre os maranhenses com o famigerado ICMS sob os combustíveis, basta ler a seguinte matéria: “O povo é otário ou se faz de otário? Governo do Maranhão aumenta preço-base do cálculo do ICMS da gasolina… Cadê a CPI?“, publicada ontem (19)

Sim, os preços dos combustíveis estão altos. Sim, é por conta dos impostos. Mas não, não é culpa do Bolsonaro. O imposto (ICMS) que mais afeta o preço dos combustíveis é estadual, sendo, portanto, de responsabilidade dos governadores. O presidente, que trava uma guerra desde 2020 para fixar um imposto nacional sobre os combustíveis (que variam muito de estado para estado, por causa do ICMS), voltou a falar sobre o assunto.

“Pedi urgência, mas acho que vou ser derrotado [Congresso]. Como devo perder, devo recorrer ao STF”, disse Bolsonaro, sobre o seu Projeto que visa criar um imposto único. E continuou: ”Tem estado que é um ‘estupro’ o ICMS e ainda cobram isso de mim”.

O problema dos impostos estaduais é que no final das contas, a culpa sempre cai sobre o presidente, e não sobre os governadores, pois a grande maioria dos cidadãos não conhecem a situação tributária dos outros estados, para assim poderem comparar com a do seu. Então, não fazem ideia do nível da responsabilidade dos governadores em relação aos altos impostos. Um dos que se aproveitam dessa falha na compreensão popular é o João Doria, que aumentou uma série de impostos, e volta e meia culpa Bolsonaro pelo aumento de preços…

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos