Prefeitura de São Luís segue com testagem contra Covid-19 em cinco centros de saúde neste sábado (19)

Publicado em   19/jun/2021
por  Caio Hostilio

Neste sábado (19), das 7h ao meio-dia, cinco unidades de saúde da Prefeitura de São Luís ofertarão a testagem contra Covid-19. Os serviços podem ser procurados nos centros de saúde Laura Vasconcelos, Amar, Olímpica I, São Cristóvão e Fabiciana Moraes. As ações seguem orientação do prefeito Eduardo Braide. Para melhor organizar o fluxo de pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está fazendo a distribuição de senhas de atendimento.

 Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a promoção das testagens é de fundamental importância para a vigilância epidemiológica da doença. “Com isso, temos controle da doença, fazemos a identificação e acompanhamento dos casos e, desta forma, a gestão do prefeito Eduardo Braide tem reforçado as ações em combate à pandemia, proporcionando mais zelo à saúde das pessoas”, disse.

 Até esta semana, a Prefeitura de São Luís realizou 17.024 testes contra Covid-19, desde o início da testagem em massa iniciada no dia 26 de maio. Do total de testes aplicados, 14.218 foram negativos e 2.806 positivos. Nos casos positivos, o usuário é encaminhado para uma das unidades mistas – Bequimão, São Bernardo e Itaqui-Bacanga – para testagem do tipo RT-PCR, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS) para identificação dos tipos de cepas que estão circulando.

 Os casos leves são monitorados pelos Centros Municipais de Atendimento às Síndromes Gripais Leves (Clodomir Pinheiro Costa, Genésio Ramos Filho e José Carlos Macieira). Casos de moderados a graves são remetidos à Unidade Mista do Bequimão.

 Os testes são realizados em pessoas acima de 18 anos e é feito o teste de antígeno, realizado a partir de objeto coletor inserido em uma das narinas do indivíduo. Após recolhimento do material específico, é colocado no acessório algumas gotas de reagente próprio e o resultado sai em 15 minutos. O exame via antígeno é considerado eficaz, pois através de amostras coletadas por meio do swab (objeto estéril no nariz), é possível identificar o vírus na fase nascedoura da doença. O Ministério da Saúde recomenda que o teste seja coletado entre o 3º e o 7º dia de sintomas.

 Mais pontos de testagem – Nos terminais da Praia Grande e Distrito Industrial, o atendimento ocorre com o apoio logístico da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Bombeiros Civis que orientam as pessoas para aguardarem no local de atendimento, mantendo distanciamento e uso de álcool em gel.

 Saiba Mais

LOCAIS DE TESTAGEM CONTRA A COVID-19 EM SÃO LUÍS – sábado (19)

 1. Centro de Saúde Laura Vasconcelos (Rodovia BR 135, km 23 – Estiva)

2. Centro de Saúde Amar (Rua Deputado Luís Rocha – Vicente Fialho)

3. Centro de Saúde Olímpica

4. Centro de Saúde São Cristóvão

5. Centro de Saúde Fabiciana Moraes (Rua 03 Qda 07 Hab Nice Lobão)

 LOCAIS DE TESTAGEM CONTRA A COVID-19 EM SÃO LUÍS – de segunda a sexta          

Terminal da Praia Grande

Terminal do Distrito Industrial              

Centro Municipal de Atendimento às Síndromes Gripais Leves no Genésio Ramos Filho

Centro Municipal de Atendimento às Síndromes Gripais Leves no Clodomir Pinheiro Costa

Centro Municipal de Atendimento às Síndromes Gripais Leves no José Carlos Macieira

Centro de Saúde Laura Vasconcelos (Rodovia BR 135, km 23 – Estiva)

Centro de Saúde Amar (Rua Deputado Luís Rocha – Vicente Fialho)

Centro de Saúde Olímpica I

Centro de Saúde São Cristóvão

Centro de Saúde Fabiciana Moraes (Rua 03 Qda 07 Hab Nice Lobão)

Centro de Saúde Vila Itamar

Centro de Saúde do Bairro de Fátima

CAISI – Filipinho

Socorrinho São Francisco

UPA da Zona Rural

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos