Prefeitura de Caxias (MA) é premiada pelo Governo do Maranhão por promover Segurança Alimentar e Nutricional

Publicado em   30/nov/2021
por  Caio Hostilio

Nesta terça-feira (30), a Prefeitura de Caxias recebeu a premiação do SELO SISAN, que tem como principal objetivo a estruturação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).  O evento foi realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES), com Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SASAN), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). Dos 217 municípios do Maranhão, somente 25 conseguiram a premiação.

Caxias atingiu a pontuação máxima e ganhou a placa de reconhecimento e uma premiação simbólica de um notebook. Na ocasião, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil recebeu a premiação acompanhado da secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento social (SMADS) Kiara Braga e da coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Caxias, Nathália Coelho.

A Prefeitura de Caxias vai integrar o SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) no município de 2021 a 2024. A premiação é uma forma de indicar que o município está desenvolvendo as políticas inerentes à Segurança Alimentar e Nutricional.

Em 2019, Caxias recebeu o reconhecimento estadual, por meio da Secretaria Estadual de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), por ser o primeiro município do Brasil a aderir ao Pacto Nacional para Alimentação Saudável, ano em que foi elaborado o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e a Adesão ao Pacto Nacional para Alimentação Saudável, que foi assinado na sede do Ministério da Cidadania em Brasília, no dia 6 de junho.

Caxias foi um dos primeiros municípios brasileiros a aderir ao pacto. Com isso, o reconhecimento ao compromisso da gestão municipal com a segurança alimentar e nutricional dos caxienses foi concedido pela SEDES e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que homenagearam o município pelos avanços significativos. O reconhecimento deste dia 30 de novembro de 2021, reforça mais uma vez o compromisso de Caxias em manter políticas de segurança alimentar que beneficiam à população.

Logo no início da gestão em 2017, o prefeito Fábio Gentil, fez adesão ao SISAN, que foi instituído em 2006. Até 2016, Caxias não tinha assumido o compromisso de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Com a adesão ao sistema em 2017, o município vem avançando na Política de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio do cumprimento de uma agenda de trabalho que envolve várias secretarias.

Caxias também faz parte do Pacto Nacional para a Alimentação Saudável, que é uma iniciativa da CAISAN Nacional para articular políticas, órgãos e entidades em esforços conjuntos para a promoção da alimentação saudável. Ela faz uma espécie de convite aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a se engajarem e firmarem compromissos referentes à produção de alimentos saudáveis, à ampliação do acesso regular e permanente a alimentos saudáveis e sustentáveis, e ao estímulo ao consumo de alimentos in natura e minimamente processados, no contexto de consolidação do SISAN.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos