Será que veremos um debate para banir o esgoto a céu aberto em SLZ!!! Jeisael assina Carta de Compromisso ao Saneamento Público de São Luís

Publicado em   27/ago/2020
por  Caio Hostilio

Esse blog propôs esse debate entre os candidatos, conforme a matéria “Mas quem iria a esse debate e onde aconteceria? Madeira desafia pré-candidatos à Prefeitura de São Luís para um debate…“, publicada no dia 26/08, onde disse: “Temas com saneamento básico, que mostra deficiência de São Luis, pois esgoto a céu aberto corre pelas ruas de bairros centenários da capital. A arborização de São Luís, que é a cidade mais desprovida de verde em suas avenidas e ruas pelo Brasil afora. Acessibilidade, onde vemos falta de calçadas por toda São Luís. Uma engenharia de transito não paliativa, mas sim com alargamento de fato da vias públicas.  Além é claro de atração de investimentos, buscando a geração de emprego e renda, e o fomento ao turismo… Nunca vi esse debate nas últimas eleições.

O jornalista propôs um trabalho em conjunto com as cidades da grande Ilha.

Durante a reunião realizada pelo Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIUMA), o pré-candidato Jeisael Marx (REDE) disse que sempre teceu críticas ao serviço prestado pela Caema, e que já até defendeu a necessidade de substituir o modelo de prestação de serviço existente, por entender que até agora esse modelo não se mostrou capaz de trazer solução para os problemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade.

Apesar de tecer críticas ao serviço prestado, Jeisael destaca a importância social da Caema, que fornece água em regiões de maior vulnerabilidade social, e fez algumas reflexões.

“Será que com uma privatização, nós vamos ter o que a Caema faz hoje? Ser maleável com aquela pessoa que mais precisa, em vulnerabilidade social, e que muitas vezes não tem condição de pagar? Uma empresa privada teria a mesma complacência?”, questionou Jeisael.

O jornalista entendeu o chamado dos trabalhadores e assinou a Carta de Compromisso em defesa da Caema e do Saneamento Público de São Luís, destacando que a Rede Sustentabilidade votou contra o Marco Legal do Saneamento Básico, a Lei que trata da privatização de estatais do setor e extingue o modelo atual de contrato sem licitação entre municípios e empresas estaduais de água e esgoto, mas disse que qualquer gestor terá que cumprir essas exigências legais.

O pré-candidato a prefeito pela Rede disse que suas principais preocupações são a prestação de serviço com qualidade e a preservação de direitos dos usuários e dos trabalhadores.

Jeisael destacou a necessidade de discutir propostas inteligentes, e propôs um trabalho em conjunto com os municípios vizinhos para viabilizar solução de problemas comuns na Grande Ilha, como é o caso do saneamento, com a criação de um Fórum Permanente do Saneamento Básico na Ilha, envolvendo São Luís, Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. “No nosso Plano de Gestão, está previsto criar o Consórcio da Grande Ilha pra discutir problemas comuns aos quatro municípios”, destacou.

Ao assinar a Carta Compromisso, Jeisael disse que é preciso ir além e discutir o tema também com a população.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos