Mensagem de Ano Novo do Blog Metendo o Bedelho…

Publicado em   30/dez/2011
por  Caio Hostilio

Acaba ano… Começa ano… E o homem melhorou?

Sabe, vou me espelhar em Zéducando… ANO NOVO, vida velha. Ainda bem. Falar mal do ano que se foi é obrigação, uma praxe basicamente adotada por todos.

Esperar bem-aventuranças do futuro seria, na pior das hipóteses, mais moderno e mais jovem. Mas a vida -principalmente a minha- nada tem a ver com o calendário, os fusos, as órbitas gravitacionais da Terra em que fomos -segundo a bela prece cristã- desterrados num vale de lágrimas.

Exagero, também, esse vale cheio de pranto. Feitas as contas, olhando tudo em conjunto, ficamos na mediocridade do empate, permanecemos em casa: a cada pólo oposto corresponde uma grandeza proporcionada. Parece um teorema, mas é bolação minha.

Senti que estava diante da verdade absoluta, a ponto de descobrir tudo e tudo sentir, quando, de repente, no fundo e no profundo da matéria, veio da carne essa óbvia verdade: cada subida prepara a queda proporcional, cada fossa abre espaço para a altura equivalente. No final da estrada, estamos no mesmo ponto de onde saímos: no zero e no nada.

Bem, o papo de fim de ano está pessimista, mas essas datas festivas me trazem uma lucidez, cheios de luz… Acho que estou exagerando? A rotina e a convenção nos obrigam à boa educação, à cordialidade, à esperança.

Prefiro ficar na minha: a falta de informação abre uma trégua e fazemos força para acreditar que tudo será melhor. Em certo sentido, continuar vivendo pode ser considerado uma façanha melhor. Mas melhor do quê? Vamos para 2012 e muitos dos que me leram no ano que se finda, por falta do que fazer ou para ter um argumento a mais contra as minhas míseras letras, na certa já terão empacotado.

Outros talvez sobrevivam para ter a certeza de que continuei o mesmo. Isso é pior? Eu próprio talvez nem chegue a ver o próximo ano, 2012 -e, honestamente, não perco grande coisa. Sorte do mundo e meu azar.

Recebo com hipócrita cortesia os votos de próspero Ano Novo ou generosa mensagem parecida.

Pois não é que me veio à cabeça que o ex-presidente da República, Jânio Quadros, chamou, certa vez, um ano do senhor de “poltrão”. Não sei a troco de que, o fato é que 1961 foi classificado de poltrão por quem entendia do assunto e de português.

Não vou repetir a proeza de Jânio Quadros, mesmo porque não aprecio a palavra poltrão. Mas hoje, olhando em replay o tempo que escorreu, sinto que havia razão (ou premonição) na sua fala.

Poltrão ou poltrã também será a próxima década e nada espero dos dez anos que nos aguardam ou que aguardam vocês.

Imaginar uma humanidade melhor é sonho que acabou, não com os românticos, mas muito antes, desde que certo macaco teve uma pausa entre o comer e o gerar para se perguntar: quem sou eu? O que estou fazendo neste mundo cheio de macacos? Até que um deles ficou de saco cheio e resolveu se transformarem homem. O macaco melhorou ou foi o homem que piorou?

O ano chega ao fim, mas tudo recomeça no dia seguinte. Pessimismo à parte, os melhores votos desse mau escriba a todos os leitores e familiares. Li num antigo almanaque de farmácia que o mundo acabaria em 1980. Alguém disse que acabaria em 2000. Guardei esses números.

A NASA já confirmou que o mundo não acabará como estava escrito para este ano de 2011. Com isso, tudo indica que teremos a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Ah!!!  Quem será o próximo prefeito de São Luís? Eu não faço a mínima idéia, pois não sou vidente.

Olha!!! Eu acredito que o mundo não acabará nunca. É a forma de vingança da matéria e dos deuses.

A matéria se transformará em alguma outra coisa e os deuses terão oportunidade de meditar na besteira que fizeram ao criar o homem e o mundo.

Pessoalmente, considero que cada ano que acaba é uma forma de perdão para tudo o que fizemos de errado. E também um pedido de possível esquecimento, na esperança de que tudo ainda possa valer à pena, mesmo que a alma seja pequena.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Mensagem de Ano Novo do Blog Metendo o Bedelho…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos