São João do Maranhão será aberto oficialmente na próxima quinta-feira (20)

Publicado em   15/jun/2013
por  Caio Hostilio

_Foto-1O São João do Maranhão, a maior festa popular do estado, será aberto oficialmente na quinta-feira (20), no Arraial da Lagoa, se estendendo até 30, dia de São Marçal. Além da vasta programação cultural, uma grande estrutura de palco, som, luz, segurança e de serviços de saúde foi montada pelo Governo do Estado nesse espaço, já consagrado, para garantir a diversão de maranhenses e turistas. Serão 11 noites de ritmo, cultura e emoção.

_Foto-2O Arraial da Lagoa, espaço que foi palco de grandes eventos promovidos pelo Governo do Estado, como os Shows dos 400 anos de São Luís e da Virada do Ano, possui uma área de 10 mil m2, onde se apresentarão cerca de 80 atrações, entre grupos de bumba meu boi (de diversos sotaques), quadrilha, dança portuguesa, tambor de crioula, além da novidade de shows de artistas nacionais e locais.

A festa, com a participação de artistas nacionais e locais, tem patrocínio da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Grupo Mateus Supermercados e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

 Devidamente formatados para o período junino, os shows serão uma atração à parte no Arraial da Lagoa e reunirão artistas consagrados, tais como Waldonys, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Falamansa, Nando Cordel, Dorgival Dantas, Beto Pereira, Mano Borges e Papete. Eles se apresentarão sempre às 23h. “Com o apoio de parceiros, estamos trazendo artistas consagrados para coroar os nossos festejos juninos, que são a mais bela expressão de nossa rica cultura”, declarou o secretário de Estado de Comunicação Social, Sérgio Macedo.

Segundo o secretário, a estrutura montada na Lagoa segue os mesmos padrões da oferecida ao público na festa dos 400 anos de São Luís e da Virada do Ano. O espaço reunirá um grande palco com som e luz de última geração para os shows, um tablado central para apresentação dos grupos folclóricos, arquibancada com capacidade para 800 pessoas, além do camarote oficial.

As pessoas que se dirigirem ao Arraial da Lagoa terão ainda a estrutura de 17 barracas e um quiosque para venda de pratos típicos do período junino (arroz de cuxá, arroz Maria Izabel, peixe frito, mingau de milho, entre outros), que disponibilizarão 600 mesas com cadeiras para até 2.400 pessoas sentadas. Além disso, há uma área exclusiva de acessibilidade, destinada a cadeirantes, idosos e grávidas, que terão todo conforto e comodidade para assistirem as apresentações das brincadeiras e dos shows.

A programação do Arraial da Lagoa terá início sempre às 19h. A primeira noite, dia 20, será aberta com apresentação do Tambor de Crioula de João Batista, seguida de outras atrações, como os bois de Nina Rodrigues, Leonardo, Boizinho Barrica, do Maracanã e de Morros. Às 23h acontece o show do cantor e sanfoneiro Waldonys.

A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, disse que o São João do Maranhão 2013 se traduz como expoente máximo da rica manifestação popular, que neste mês se consagra em vários arraiais espalhados por todo o estado. “Nossos festejos juninos são uma mistura de ritmo, cultura e emoção que encanta a todos e só se encontra no Maranhão”, afirmou.

Segurança e serviços

A exemplo dos Shows dos 400 Anos de São Luís e da Virada do Ano, o Arraial da Lagoa contará com policiamento reforçado em todo o entorno para garantir a segurança das cerca de 30 mil pessoas que forem ao local, que é o público estimado por noite. “Temos um planejamento de policiamento definido para essa região com homens, viaturas e ainda com o apoio do helicóptero do GTA para garantir a segurança em todas as noites”, informou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

A estrutura de segurança inclui policiais civis e militares, Esquadrão de Motos e da Cavalaria, torres de observação da PM, barreiras de abordagem policial nas áreas de acesso ao Arraial da Lagoa, câmeras de videomonitoramento, além de reforço nos plantões de delegacias.

Homens do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (CBM-MA) estarão presentes para ações de prevenção a incêndios e de orientação, especialmente a crianças, em relação ao manuseio de fogos de artifício, muito comum nesse período.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) instalará um Hospital de Campanha no local do evento, que terá o suporte ainda de ambulâncias da própria SES, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Nessa grande festa, o Governo do Estado conta com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), que organizará e disciplinará o trânsito no entorno da Lagoa. E, ainda, da Blitz Urbana no ordenamento do comércio informal. Já a Vigilância Sanitária Estadual fiscalizará as condições de higiene das barracas e a qualidade dos alimentos que serão comercializados, enquanto a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com São Luís Convention & Bureau, estará presente todas as noites com o serviço de orientação e de informação aos turistas.

CORRELATA 1

Festança se estende a outros arraiais na capital e interior

Além da Lagoa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secma) levará os festejos juninos para arraiais montados no Centro Histórico, nos Vivas do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, João Paulo, Liberdade, Madre Deus e Vila Embratel, Ceprama e no Parque Folclórico da Vila Palmeira. Também há o apoio do governo a arraiais em diversos municípios, como Viana, Cururupu, Axixá, Timon, Brejo, Itapecuru-Mirim, entre outros. “A população e turistas têm várias opções de arraiais em todo o estado para acompanhar essa grande festa, que é o São João do Maranhão”, declarou a Secretária Olga Simão.

Na capital, a festança já começou no Parque Folclórico da Vila Palmeira e continua até o dia de São Marçal (30). Já nos arraiais do Centro Histórico e do Ceprama as apresentações acontecem de 21 a 29. Nos Vivas Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, João Paulo, Liberdade, Madre Deus e Vila Embratel, a festa será de 23 a 29, com programação de 19h às 2h.

Como atração para os brincantes haverá, ainda, no dia 18, o I Encontro de Grupos de Tambor de Crioula, na Praça Valdelino Célio, Praia Grande, em comemoração ao Dia Nacional do Tambor de Crioula e como parte do projeto de salvaguarda da manifestação cultural. Dias 21 e 28 serão realizados cortejos, a partir das 17h, no roteiro Praça Deodoro – Rua Grande – Praia Grande.

Dia 29, os bois se reunirão no Largo de São Pedro para reverenciar o santo. Procissões marítima (às 9h) e terrestre (às 11h) também integram a programação, que será encerrada com missa campal às 18h na Capela de São Pedro, na Madre Deus.

Os festejos juninos de 2013 serão oficialmente encerrados dia 30, com programações nos arraiais e o tradicional Encontro de Bois da Ilha, na avenida São Marçal, bairro do João Paulo.

CORRELATA 2

Lançado hotsite do São João do Maranhão 2013

O São João do Maranhão, que este ano traz como tema “Ritmo, Cultura e Emoção”, está repleto de novidades. O Governo do Estado criou o hotsite www.saojoaodomaranhao2013.com.br, especialmente para que maranhenses, turistas e internautas de todo o mundo possam acompanhar a festança em tempo real, podendo acessar a página, também por tablets e smartphones.

Por meio do hotsite, o brincante poderá acompanhar a programação completa dos arraiais espalhados pela cidade, como o da Lagoa da Jansen, que começa no próximo dia 20 e terá apresentações de artistas nacionais e locais.

O hotsite também conta a história de algumas das principais manifestações do Maranhão, a exemplo do tambor de crioula, do cacuriá, danças do coco e do lelê, quadrilha, dança portuguesa e o bumba meu boi com todos os seus sotaques, além de curiosidades sobre os personagens da brincadeira e as delícias da culinária.

Há um espaço dedicado à interação nas redes sociais, como o facebook, twitter, youtube e soundcloud. Por meio delas, será possível compartilhar notícias, vídeos e sucessos da música maranhense. Informações de utilidade pública, como contatos de órgãos importantes, como o Detran e delegacias especializadas, também estão contempladas no sítio.

QUADRO

Arraial da Lagoa

– Área de 10.000 m2

– Palco para shows

– Tablado central para apresentação dos grupos folclóricos

– Arquibancada com capacidade para 800 pessoas

– Camarote oficial

– Área de acessibilidade (para cadeirantes, idosos e grávidas) para 100 pessoas

– 17 barracas e 1 quiosque

– 600 mesas

– Público estimado: 30 mil pessoas por noite

– Cerca de 80 apresentações nas 11 noites de festança

programação

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos