Secretário Aluisio Mendes participa de audiência na Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa

Publicado em   29/out/2013
por  Caio Hostilio

_Foto-8O secretário de Estado da Segurança Pública, Aluisio Mendes, participou, nesta terça-feira (29), de uma audiência com a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa. Na pauta do encontro com os parlamentares, assuntos referentes a melhorias na Segurança Pública e ações que resultem no reaparelhamento das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.

_Foto-9Durante a reunião, fruto de uma solicitação do presidente da comissão, deputado Roberto Costa, Mendes mostrou aos deputados que se fizeram presentes os avanços da pasta no estado e elencou como sendo um dos pontos mais cruciais para um enfrentamento mais efetivo da violência, a união dos esforços entre as várias instituições.

 “Segurança pública é um dever do estado e responsabilidade de todos, por isso, todos os cidadãos, parlamentares, juízes, membros do Ministério Público, etc, precisam dar as mãos para que possamos combater de forma efetiva, principalmente, o avanço do tráfico do crack, que é um dos grandes fomentadores da violência. No que for de competência da Segurança, garanto que todos os esforços estão sendo empregados”, pontuou.

Na oportunidade, o secretário recebeu também lideranças de 14 entidades e associações de policiais e bombeiros militares da capital e do interior do estado. Ficou acordado com os representantes que acontecerá uma reestruturação da Comissão Paritária, formada por lideranças dos militares e representantes do governo. Serão incorporados mais dois componentes à comissão. O ingresso dos novos membros possibilitará, na visão de Mendes, resultados mais satisfatórios e ajudará a definir pautas e avançar nas melhorias que devem oxigenar a tropa.

Na ocasião, o secretário lembrou os avanços alcançados após a assinatura do acordo com os militares, entre eles a aprovação da lei que possibilita ao Estado a compra da 2º folga, impedindo que o militar exerça funções de policiamento de forma clandestina. “Já estamos viabilizando para que aconteça um reajuste no valor pago pela compra da segunda folga dos policiais. Os novos valores já devem entrar no orçamento de 2014. Com esta medida, teremos uma adesão ainda maior da tropa e um incremento maior no efetivo. Então, é interesse do Governo do Estado que o policial treinado seja empregado nas ruas”, completou.

Ainda durante a audiência o secretário Aluisio Mendes mostrou estatísticas nacionais que demonstram que a violência no Maranhão não é um fato isolado do restante do país. Ele esclareceu aos deputados que a realidade maranhense, em alguns casos, ainda com a falta de efetivo policial, tem se mostrado muito melhor do que algumas regiões metropolitanas e do Nordeste. Atualmente, 72% dos homicídios na Grande São Luís, segundo dados estatísticos da SSP, estão relacionados diretamente com o tráfico de drogas. Aliado ao combate ao tráfico, as polícias têm se empenhado em retirar cada vez mais as armas de fogo de circulação.

Só este ano, conforme informou o comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, já foram mais de 3.200 armas apreendidas. “Não vamos nos acomodar. Estamos buscando diariamente melhorias para a segurança”, frisou.

 O deputado Roberto Costa, presidente da comissão, avaliou a audiência com o secretário de Segurança Pública como positiva, lembrando a importância do concurso público com provimento de 2,5 mil vagas. “A vinda do secretário Aluisio Mendes foi esclarecedora, e mostra como o gestor se preocupa com os anseios da população. Precisamos pontuar que o concurso dará um suporte maior ao Sistema de Segurança. A Assembleia Legislativa está comprometida em dar uma atenção à área de segurança com o envio de emendas para o setor. Continuaremos buscando junto ao secretário resultados positivos no combate a criminalidade”, ressaltou.

Reconhecimento

Durante a audiência a deputada Cleide Coutinho (PSB) reconheceu o empenho de Mendes à frente da pasta. “É necessário reconhecer o comprometimento do secretário Aluisio Mendes com a Segurança Pública”, comentou.

Já os deputados Marcos Caldas e Francisca Primo também reconheceram os avanços na gestão de Mendes à frente da Segurança Pública. Os parlamentares afirmaram que apesar das limitações, o Sistema de Segurança têm dado uma resposta efetiva diante do crime. Cada parlamentar se prontificou a destinar uma emenda para a área de Segurança no valor de R$ 100 mil.

Estiveram presentes, ainda, o secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Wanderley Pereira; e os deputados Edilázio Junior, Stênio Rezende, Jota Pinto,  Vianey Bringel, Rigo Teles, Neto Evangelista, Carlinhos Amorim, além de comandantes militares.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Secretário Aluisio Mendes participa de audiência na Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa

  1. REPÓRTER DO BONDE disse:

    Isso ÊH vergonhoso.ALUIZIO de frente com picaretas que deveriam estar presos,e ele ter que debater com gente tipo CUTRIM, PLAYZETE,Cleidete.

  2. GAMA disse:

    Vou utilizar suas palavras para comentar essa reunião do “agente” na Assembléia Legislativa. Segurança Pública “não são reuniões, audiências públicas e muito blábláblá… São ações” Atitudes efetivas.
    Vamos para de conversa e muito blábláblá… Governadora.
    O Estado ta pedindo socorro.
    A violência ta demais

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos