Notícias

Publicado em   25/abr/2014
por  Caio Hostilio

Dia “D” de mobilização contra gripe acontece neste sábado

Foto 2 - SES - Vacina contra gripeNeste sábado (26), a Campanha Nacional contra a Gripe chega ao ‘Dia D’, com abertura programada para as 8h, no Centro de Saúde do Vinhais, em São Luís. A ação é organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com secretarias municipais de saúde e Ministério da Saúde. A vacinação acontece em unidades de saúde e em postos instalados e em locais de grande concentração de pessoas e postos volantes em todo o Maranhão, até as 17 horas. O Dia “D” tem como objetivo reforçar a importância da vacinação para o público prioritário no Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, informa que, este ano, mais de 1 milhão e 500 mil pessoas integram o grupo prioritário no estado. Durante a campanha, que se estende até o dia 9 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A meta da SES é imunizar 80% de cada grupo prioritário, com exceção dos doentes crônicos.  A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A campanha de vacinação é realizada neste período porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose e o período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.  As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.

Deputado Weverton se reúne com direção do Ifma e de comunidades da ilha

Reunião com direção Ifma_campus MaracanãNa manhã de hoje (25), o deputado federal Weverton cumpriu extensa agenda política na capital maranhense, onde se reuniu com a direção do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) – Campus São Luís – Maracanã, para tratar sobre demandas da unidade que serão levadas à Brasília. Além disso, o parlamentar se reuniu com o secretário de Urbanismo e Habitação do município, Diogo Lima, buscando alternativas de melhorias para comunidade do São Cristovão. No Ifma do Maracanã, Weverton conversou com a diretora geral do campus, Lucimeire Castro, que apresentou ao parlamentar algumas das necessidades da unidade que precisam ser resolvidas em Brasília, a exemplo, a implantação do curso superior em Agronomia, que já teve seu projeto aprovado, porém aguarda liberação dos recursos, que será financiado por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Outra demanda é a liberação do código de vagas para implantação do curso de Licenciatura Em Educação do Campo (Procampo). “Apresentarei estas questões apresentadas hoje pelo Ifma à nossa bancada em Brasília, com o intuito de solicitarmos uma audiência com os órgãos responsáveis por cada demanda, para que encontremos uma solução o quanto antes”, falou Weverton, ressaltando a importância do instituto para a educação do estado e a necessidade de mais investimentos para as unidades que atendem as comunidades da região rural de um estado como Maranhão, com grande vocação e potencial agrícola.

Seduc abre vagas para professores formadores da educação básica

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu vagas para professores do quadro efetivo que desejarem atuar como formadores da educação básica. Os interessados podem se inscrever na segunda (28) e terça-feira (29), na Superintendência de Administração de Recursos Humanos (Sarh), na Rua Osvaldo Cruz (Rua Grande), nº 775, Centro, em São Luis/MA. Os candidatos devem ter perfil para exercício da função de formador, preferencialmente, com duas matrículas, e disponibilidade para viajar para os municípios do estado. As vagas, seis para cada área, são destinadas às disciplinas de: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – Inglês, Língua Estrangeira – Espanhol, Arte, Educação Física, Química, Física; Biologia, Matemática, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Os servidores do quadro efetivo da Seduc interessados deverão se apresentar na Sarh munidos de currículo e documentação comprobatória conforme requisitos detalhados no edital disponível no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos