Notícias

Publicado em   26/ago/2014
por  Caio Hostilio

Gastão Vieira recebe apoio de moradores do Tibiri em São Luís

Tibiri 1O deputado federal e candidato a senador, Gastão Vieira, foi recebido com festa, ontem à noite no Tibiri, em São Luís. O encontro, organizado pela presidente da associação de moradores do bairro, Maria da Conceição Lima Patrício, faz parte de uma série de visitas que o candidato fará aos bairros da região metropolitana da capital. Na reunião, Gastão Vieira falou sobre a sua caminhada nesses 28 anos de vida pública. Falou ainda dos desafios que enfrentou e de sua luta constante pelo desenvolvimento do Maranhão. Destacou as ações de quando foi secretário estadual de Educação, a sua determinação em valorizar professores e gestores. “Quando fui secretário, tive que trabalhar muito para resgatar a credibilidade da escola pública no nosso estado e isso só foi possível chamando as escolas para assumir a responsabilidade de resolver os seus próprios problemas com autonomia administrativa, financeira e pedagógica”, e afirmou que no Senado vai continuar lutando por isso. Gastão Vieira também lembrou da responsabilidade de ter sido ministro do  governo Dilma e como transformou o Ministério do Turismo em exemplo de gestão e transparência. “Quando recebi o convite da presidenta Dilma para assumir o Ministério do Turismo, sabia que enfrentaria um grande desafio, mas fui em frente e busquei meios de tornar o MTur um exemplo de gestão, tanto que ganhamos o prêmio da Controladoria Geral da União pelo nosso sistema que garante a qualquer cidadão acompanhar, pela internet, o repasse de recursos do ministério e o andamento das obras de infraestrutura realizadas em todo o país”. No encontro, que reuniu moradores do Tibiri e de outros bairros da zona rural de São Luís, o candidato falou diretamente às crianças e professores do seu compromisso com a educação fundamental. Lembrou mais uma vez que é preciso dar uma atenção especial às crianças logo no seu primeiro contato com a escola porque, somente assim, elas terão uma base sólida para seguir em frente. “Não adianta falarmos em escola de tempo integral se não garantirmos a base dessa educação. É isso que quero continuar fazendo no Senado, e para isso conto com vocês”, disse. Emocionado, Gastão Vieira agradeceu a recepção dos moradores, “esse foi o primeiro contato com a zona rural de São Luís, onde eu tive a oportunidade de rever ex-diretoras e professores do meu tempo como secretário de Educação do estado. Rever todo o pessoal da educação do Tibiri, foi muito emocionante, até mesmo pela integração das crianças como algo de novo. Todas as crianças prestando a atenção no que eu estava falando, cantando a minha música, enfim, foi uma experiência nova, me encheu de energia pra jornada dessa semana que começa e pra caminhar com mais força e determinação rumo ao Senado”, finalizou.

Governo garante formação continuada a 14 mil professores do ensino médio

 Foto 2 pacto nacional ensino médio foto Handson ChagasQuatorze mil professores do Maranhão que atuam no ensino médio irão participar de formação continuada como parte das ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O primeiro passo neste sentido foi dado nesta terça-feira (26) com o I Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma). O secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado, e o reitor em exercício da Ufma, Antônio Oliveira, abriram o evento, que contou ainda com a participação de supervisores e coordenadores do pacto, pró-reitores e do presidente do Conselho Estadual de Educação, José Ribamar Bastos, entre outras autoridades. O objetivo do seminário, que acontece na Ufma, é contribuir por meio da Formação para o aperfeiçoamento e valorização dos professores e para rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. “Este é um momento importante porque estamos nos preparando para enfrentar o grande desafio que é o baixo nível de proficiência dos alunos do ensino médio. Capacitar professores que vão multiplicar em toda a rede as nossas referências curriculares, novas metodologias é uma das ações necessárias para que se tenha um ensino médio de qualidade”, disse o secretário Danilo Furtado. O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Através dele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distrital de Educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atual no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas. “Uma das dimensões do pacto é a ciência como uma mola propulsora do desenvolvimento da comunidade do nosso estado. Este pacto pela educação no ensino médio visa justamente preparar os nossos professores para que ele não perca o foco para aquilo que é mais fundamental, que são os estudantes”, destacou o vice-reitor em exercício do cargo de reitor da Ufma, Antônio Oliveira.

NOTA DE PESAR – Subtenente Emiliano Alves

 Em nome de todo o Sistema de Segurança do Maranhão, o secretário Marcos Affonso de Moraes lamenta a morte do subtenente Emiliano Alves Garcês Júnior, ocorrida na manhã desta terça-feira (26), no bairro Maiobão.  “Ficamos todos tristes com a perda do colega, que era um profissional íntegro e morreu em um ato de bravura. Sua carreira brilhante dentro da Polícia Militar será sempre lembrada por sua coragem. Solidarizo-me com a família do subtenente e deixo aqui o meu profundo pesar”, declarou o secretário. O subtenente Emiliano Alves Garcês Júnior estava na carreira militar há 28 anos e atualmente era lotado no 13º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em São José de Ribamar.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos