Notícias

Publicado em   23/dez/2015
por  Caio Hostilio

Nova estação da Rádio Nacional poderá ser instalada Maranhão

IMG-20151223-WA0000O assunto foi debatido em reunião do deputado Hildo Rocha com o Ministro das Comunicações e com o diretor da Empresa Brasil de Comunicação, entidade gestora do sistema público de Rádio e TV do Brasil.  O deputado federal Hildo Rocha se reuniu com o Ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, e com o Diretor-presidente da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, Américo Martins, para discutir sobre a instalação de uma estação da Rádio Nacional no Maranhão. A modernização das instalações da TV Brasil do Maranhão também foi debatida durante o encontro.  As oito emissoras de rádio geridas pela EBC estão instaladas na Amazônia; em Brasília (DF); e no Rio de Janeiro. “A instalação de uma unidade da Rádio Nacional, no Maranhão será motivo de motivo de orgulho para todos nós. A história da radiodifusão brasileira está diretamente vinculada à Radio Nacional. A programação, da emissora é essencialmente voltada para a Educação, para a Cultura e prestação de serviços”, declarou Rocha.  Os veículos da EBC têm autonomia para definir produção, programação e distribuição de conteúdos. Atualmente, são veiculados conteúdos jornalísticos, educativos, culturais e de entretenimento com o objetivo de levar informações de qualidade sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo para o maior número de pessoas. O parlamentar ressaltou que o público ganhará, com a ampliação da oferta de programação radiofônica e o mercado de trabalho também será beneficiado. “Dezenas de vagas irão surgir, possibilitando o ingresso de novos profissionais no mercado de trabalho”, destacou.  TV Brasil – Rocha aproveitou o encontro para reivindicar melhorias de condições de trabalho para os profissionais da TV Brasil (Maranhão). “Após ouvir os servidores e técnicos da emissora, o novo gestor da unidade maranhense da TV Brasil, Jones Braga, elaborou um relatório elencando propostas para a reestruturação e modernização da emissora e pediu o nosso apoio”, revelou.  “No que depender do nosso empenho acredito que em breve muita coisa será conquistada em favor dos profissionais e da TV Brasil do nosso Estado”, garantiu o parlamentar.  EBC – Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC – Empresa Brasil de Comunicação é gestora dos canais TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional e do sistema público de Rádio, composto por oito emissoras: Nacional do Alto Solimões (FM); Nacional do Alto Solimões (AM) Nacional de Brasília (FM); Nacional de Brasília AM; Nacional Amazônia; Nacional Rio AM; MEC FM Rio; e MEC AM Rio.

Glalbert Cutrim faz balanço positivo do seu primeiro ano de mandado

foto 1O deputado Glalbert Cutrim (PDT) fez um balanço positivo do seu primeiro ano de mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão. Segundo vice-presidente da Casa, Glalbert destacou conquistas obtidas por ele em favor dos municípios; o processo importante de interlocução junto ao governador Flávio Dino (PC do B) e seu secretariado; e o trabalho de sempre estar presente nas cidades, conversando com a população e lideranças políticas, ouvindo suas reivindicações e trabalhando para torná-las realidade. Glalbert Cutrim executa um mandato totalmente voltado para atender aos anseios do povo maranhense e, desta forma, contribuir com o desenvolvimento dos municípios. Rotineiramente, ao longo do ano, o parlamentar visitou diversas regiões do Maranhão, participou atividades e inaugurações promovidas pelas administrações municipais e dialogou diretamente com os moradores, que lhe repassaram as suas reivindicações, muitas delas transformadas em ações concretas já este ano. “Nosso mandato é participativo, popular e voltado para atender aos anseios da sociedade maranhense, contribuindo, desta forma, com o crescimento dos municípios. Sou um deputado, um político que acredita nas cidades e que entende que o Maranhão ficará mais forte se os seus municípios estiverem fortalecidos”, afirmou Cutrim. Dentre as conquistas alcançadas, o deputado destacou a obra de construção da Ponte sobre o Rio Pericumã, ligando Bequimão a Central do Maranhão; pavimentação da Estrada que liga a sede do município de Matinha ao povoado de Itans, maior polo piscicultor do Estado; recuperação asfáltica e implantação de rede de drenagem profunda na Avenida do Socorrão II, que interliga as cidades de São Luís e São José de Ribamar; obtenção de recursos, junto ao Governo do Estado, para construção do Mercado das Merendeiras e de uma ponte no município de Codó; implantação da primeira unidade do Procon do Maranhão na cidade de São José de Ribamar; dentre outras. O deputado também ressaltou a postura do governador Flávio Dino que, segundo ele, está sempre disposto ao diálogo e a receber as reivindicações da classe política. “Trabalhamos muito neste primeiro ano, tanto na Assembleia, propondo matérias e participando das discussões acerca de assuntos importantes, quanto no contato direto as populações dos municípios. E em 2016, o ritmo de trabalho irá aumentar mais”, garantiu.

Educação realiza formaturas na zona rural

_MG_3534A Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Inês realizou várias cerimônias de formatura de turmas da Rede Municipal de Ensino da zona rural. Na última sexta-feira (18), o povoado Três Satubas organizou a formatura de dezenas de alunos, onde contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria da Conceição Sousa (Concita); da primeira-dama Luana Alves; professores e comunidade. No sábado (19), com a presença do prefeito Ribamar Alves e do secretário-adjunto de Educação, professor Luís Silva, a Escola Municipal Princesa Isabel realizou a formatura dos concludentes do Ensino Fundamental. Usando da palavra, a diretora da escola, Roziane Lopes de Santana, desejou sucesso aos formandos e agradeceu a todos os professores pelo empenho durante o ano letivo. O secretário-adjunto de Educação, Luís Silva, também desejou sucesso aos alunos e disse que a gestão municipal não tem medido esforços para a melhoria na Educação. “Nos povoados, a responsabilidade é muito grande, mas cada centavo aplicado pelo Município na Educação tem um significado, pois estamos formando cidadãos. Além disso, o município está garantindo o transporte de todos os alunos, inclusive da rede estadual onde atualmente 692 alunos se utilizam do transporte municipal. Da rede municipal, 422 alunos são transportados diariamente. Nesta gestão, o número de ônibus subiu de 6 para 14. É compromisso desta Administração investir e melhorar a Educação e isso aconteceu durante este ano de 2015”, enfatizou o educador. O prefeito também usou o momento para destacar o trabalho realizado pela Educação Municipal. “A Secretaria de Educação e a Escola Princesa Isabel estão de parabéns por fechar mais um ano de forma brilhosa e festejando hoje aqui em Campo Novo a formatura de mais essa turma. Parabéns aos formandos e um Feliz Natal e Próspero Ano Novo”, disse o prefeito. Outro povoado que também realizou festa de formatura foi Juçaral do Capistrano, onde a direção organizou a cerimônia também no dia 19.

Agência Assembleia inova com produção de reportagens especiais

Humanizar a informação e inserir a sociedade no contexto da notícia. Foi esse o objetivo proposto pela equipe de Comunicação da Assembleia Legislativa, que em 2015 inovou ao trazer reportagens especiais sobre as riquezas culturais e pluralidades do Maranhão. De janeiro a dezembro deste ano, a Agência ALEMA produziu 3.220 matérias, divulgando todas as ações do Parlamento Estadual. Desse número, 1.297 foram produzidas pela equipe do Portal e 1.923 pelas assessorias de Comunicação dos deputados. A Agência ALEMA também inovou este ano, ao trazer uma série de reportagens especiais sobre as várias faces do Maranhão. Para além das ações do Legislativo, a equipe se engajou em mostrar as riquezas culturais do estado e ações que merecem visibilidade. A primeira reportagem que abriu a série de Especiais foi sobre o trabalho voluntário realizado pela Fundação Antônio Brunno, em São Luís. A Fundação presta apoio a pacientes com câncer vindos do interior do estado e sem condições de se manter na capital maranhense. Após sua publicação, a reportagem registrou 375 compartilhamentos no facebook. Outras reportagens, como a degradação do Rio Balsas e sua relação com as comunidades ribeirinhas, bem como as ações do Parlamento e do Executivo para salvar o ‘Velho Monge’; o trabalho das quebradeiras de coco na Região dos Cocais; a história do Festival da Farinha e da comunidade quilombola Piqui da Rampa, em Vargem Grande; e o trabalho voluntário e de fé da Fazenda da Esperança, em Caxias, também foram publicadas. Juntas, as seis reportagens somam mais de 400 compartilhamentos. “A ideia foi apresentada à equipe de Comunicação da ALEMA que, de imediato, abraçou a proposta com carinho, tornando-a realidade. O Maranhão de riquezas culturais e ecológicas e sua gente que produz e gera economia, apesar das adversidades, foram mostrados”, assinalou Jacqueline Heluy, coordenadora do Núcleo do Portal e Web Mídias.

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Notícias

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos