Informativo

Publicado em   21/jun/2016
por  Caio Hostilio

Sousa Neto esteve em comitiva vistoriando o aeroporto Cunha Machado

13507192_1783896231887907_1799872056517340513_nA Comissão de Obras da Assembleia Legislativa vistoriou, nesta terça-feira (21), o aeroporto de São Luís. No último fim de semana, as operações no terminal foram suspensas depois que um curto-circuito provocou um incêndio em uma das áreas do aeroporto. A vistoria, que estava agendada para quinta-feira (23) foi antecipada a pedido da Infraero. A Infraero reconheceu a falha e disse que tão logo depois do episódio as questões do episódio estão sendo tratadas por uma comissão que fica no próprio aeroporto. A Infraero disse que a pane foi exatamente na ligação da carga de energia elétrica fornecida pela Cemar com a base de geradores, com uma explosão que acabou afetando os painéis de comando. Os equipamentos já foram trocados, mas estão funcionando de forma provisória. Segundo a Infraero, um novo quadro de energia será instalado no aeroporto, com nova tecnologia. Os representantes da Infraero esclareceram que houve atraso em repasses, mas que a situação já foi normalizada e que as obras de ampliação já têm data para serem entregues. A nova área de desembarque vai ser entregue em até 30 dias e a de embarque até o mês de agosto. Também de acordo com a Infraero, a ANAC, paralelamente já está fazendo a vistoria para que a obra de ampliação do aeroporto seja homologada e, de fato, entregue à população. Com as obras de ampliação do aeroporto de São Luís, a capacidade atendimento passará de 3,4 milhões para 5,9 milhões por ano.

Deputado Wellington adia audiência que discutiria o “fim” da EXPOEMA

13516172_911271132314959_4075263520153674216_nAtendendo à solicitação da Associação de Criadores do Maranhão, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Wellington do Curso (PP), utilizou a tribuna para informar sobre o adiamento da audiência pública que discutirá sobre a administração da Exposição Agropecuária do Maranhão (EXPOEMA) e aconteceria na tarde desta terça-feira (22). O adiamento do evento deve-se à reunião que aconteceu entre o presidente da Associação e Secretários de Estado, que implicou no posicionamento do Estado de “manter” a EXPOEMA. Na ocasião, Wellington ressaltou que espera que a Exposição seja, realmente, mantida e colocou a Assembleia Legislativa à disposição para intervir em defesa da população e da Associação dos Criadores, caso seja necessário. “Inicialmente, após a solicitação do deputado Edilázio, nós marcamos essa audiência com o intuito de evidenciar as consequências negativas do possível ‘fim’ da EXPOEMA. Tomamos conhecimento disso após a decisão do Governo do Estado do Maranhão de retomar a gestão do Parque da Independência da Associação de Criadores do Maranhão, fato este noticiado pela imprensa recentemente. Após anunciarmos a audiência, recebemos a notícia de que o Governo sinaliza que não irá por fim a essa Exposição tão relevante, sob a perspectiva econômica e social, para o Maranhão. Estamos falando de uma Exposição que ocorre há mais de 50 anos, gerando empregos e movimentando a economia local. É de se esperar o mínimo de atenção quanto a isso. Esperamos que o Governo mantenha seu posicionamento e destine atenção à Exposição que tantas consequências positivas traz ao nosso estado”, ressaltou Wellington.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

sindicatoO Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís – SINFUSP/SL vem a público esclarecer que recebeu na tarde desta terça-feira, 21, na sede do próprio Sindicato, uma liminar do Plantão Judiciário de 2° grau, do Tribunal de Justiça do Maranhão, que concedeu, em Ação Declaratória combinada com obrigação de fazer, em favor do município de São Luís, imediata suspensão/sustação do movimento grevista, sob pena do pagamento de multa diária, no valor de 10 mil reais. O SINFUSP/SL mesmo respeitando a decisão judicial, entende que o servidor tem direito legítimo de exercer o direito de greve, visto que todos os parâmetros legais estão sendo cumpridos. A diretoria do Sindicato ainda esclarece que em nenhum momento desrespeitou ou prevaricou as preliminares do movimento paredista, informando ao Executivo Municipal, em Ofício de n°127/2016, encaminhado na tarde de segunda-feira, 20, com 72 horas de antecedência, da deflagração da greve geral dos servidores municipais de São Luís a acontecer somente na quinta-feira, 23. Através de sua Assessoria Jurídica, o SINFUSP/SL informa que irá recorrer da decisão, buscando a reforma desta, de modo a garantir o direito dos servidores públicos.

SINDJUS-MA MOBILIZA SERVIDORES EM DEFESA DO PAGAMENTO DAS PERDAS INFLACIONARIAS 2014

sindjusO Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão- SINDJUS/MA convoca os servidores do Poder Judiciário maranhense, para nesta quarta-feira, 22/06, trajarem PRETO em seus locais de trabalho, em protesto contra o congelamento de seus salários. Esse ato de mobilização, representa a frustração dos servidores que, após meses de negociação com o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado, ainda não receberam o pagamento de suas perdas inflacionárias de 2014, sob o índice de 6,3%, que é uma garantia constitucional. Este dia de mobilização é uma preparação dos servidores para o Ato Público: 6,3% #eunaoabromao, que acontecerá na próxima terça-feira (28).

Emenda do deputado Weverton beneficiará cidades, como Imperatriz, com a manutenção de voos regionais

Destaque Aviação Regional Aprovado_foto Luis Macedo  Camara dos DeputadosA emenda, aprovada durante apreciação da MP 714/16, reserva 20% dos vôos para aeroportos regionais. O Plenário aprovou, nesta terça-feira, 21, emenda do deputado Weverton Rocha (PDT-MA), à Medida Provisória 714/16 que prevê a necessidade de as companhias aéreas reservarem até 20% de seus voos para aeroportos regionais quando da autorização de voos regulares de transporte de passageiros pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). O parlamentar maranhense, que já havia usado a tribuna outras vezes para denunciar a suspensão de voos, sem aviso prévio, para algumas cidades do país, como é o caso de Imperatriz, comemorou a decisão. “Essa é uma importante vitória para os brasileiros. Nós precisamos de uma legislação inclusiva e justa para o cidadão ter acesso à política de transporte aéreo. Não dá pra deixar de prestar serviço baseado em um único critério de que o lugar não dá lucro”, ressaltou. “Em Imperatriz, a suspensão de voos aos fins de semana tem causado prejuízos para toda a Região Tocantina e imediações”, completou. Na ocasião, Weverton falou de adoção de políticas de transparência e destacou a existência de um erro grosseiro na tabela de preços aéreos. “A política aérea é muito injusta. Nenhum brasileiro consegue entender como que uma passagem, hoje, é R$ 300,00, aí 1h da manhã ela já custa R$ 2.300. Não se tem uma tabela, por exemplo, como o transporte terrestre. Se você, por acaso, perde o voo paga mais do que o valor da passagem”, lamentou. O parlamentar maranhense aproveitou a oportunidade para relatar sobre a interrupção das operações do aeroporto de São Luís, na noite da última sexta-feira, 17, ocasionada por uma pane elétrica. “O aeroporto de São Luís ficou sem energia por mais de 72 horas. A superintendência da Infraero teve que alugar um gerador temporário só para a pista. Vários voos, em pleno festejo junino, foram transferidos para outros estados, porque não tivemos capacidade”, denunciou.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos