Falta de apoio do governo Dino à cultura maranhense repercute na Câmara Federal

Publicado em   30/nov/2016
por  Caio Hostilio

sem-tituloO deputado federal Hildo Rocha disse que a ausência de representantes do governo estadual na Sessão Solene em Homenagem ao Bumba-boi é mais uma evidência do desprezo do governador Flávio Dino pela Cultura maranhense. “O governo do Maranhão não valoriza o Bumba-boi. Isso explica a ausência de representantes do executivo estadual nesta solenidade”, destacou Rocha, autor do requerimento para a realização da homenagem à principal manifestação da cultura maranhense.

img-20161128-wa0386Patrimônio Cultural do Brasil

O deputado enfatizou que em agosto de 2011 o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil. Rocha lembrou que a aprovação contou com o empenho da então governadora Roseana Sarney que sempre prestigiou ajudou e apoiou essa manifestação cultural de grande relevância para o povo brasileiro.

“Ao fim de todo o processo que culminou no reconhecimento do Bumba-meu-boi do Maranhão, como Patrimônio Cultural do Brasil, nós fizemos uma grande festa para comemorar a conquista”, destacou.

Saudação

O parlamentar fez uma saudação aos grupos de Bumba-boi Brasil e em especial aos maranhenses. “Saúdo, portanto, todos os brincantes, músicos, cantadores, ao público que participa das festividades e os demais colaboradores que concorrem de alguma forma para preservar, divulgar e fortalecer essa extraordinária tradição do folclore brasileiro”, frisou o deputado.

Rocha conclamou os coligas parlamentares a lutarem pela difusão da cultura popular. “Conclamo cada um dos representantes do povo com assento nesta Casa para que, juntos, possamos contribuir com essa causa”, declarou.

O deputado reafirmou o compromisso de continuar apoiando iniciativas e políticas destinadas a prestigiar, incentivar e promover a cultura maranhense. “O Bumba Meu Boi deve ser conhecido em todo o País como um fator importante de identidade nacional, como referência permanente da cultura e do povo brasileiro”, destacou Hildo Rocha.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos