Fábio Gentil discute com presidente da Emap projeto de instalação de porto seco em Caxias

Publicado em   16/jan/2019
por  Caio Hostilio

Fábio Gentil foi recebido por Ted Lago (ao centro) para discutir projeto do porto seco em Caxias

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), esteve reunido, na manhã desta quarta-feira, 16 de janeiro, com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, que gerencia o Porto do Itaqui, em São Luís. Na pauta da reunião, a implantação do porto seco em Caxias, um projeto ousado, de iniciativa da gestão de Fábio Gentil, que gerará centenas de empregos e colocará o município na rota do desenvolvimento mundial.

Entenda o que é porto seco:

Porto seco ou estação aduaneira interior (Eadi) é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada e/ou via férrea e/ou até aérea, sendo um depósito alfandegado localizado na zona secundária (fora do porto organizado), geralmente no interior. Recebe as cargas ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las de imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro. Dessa forma, o porto seco armazena a mercadoria do importador pelo período que este desejar, em regime de suspensão de impostos, podendo fazer a nacionalização fracionada.

Na reunião, o presidente da Emap mostrou-se muito interessado em contribuir para a elaboração do projeto que implantará o porto seco na cidade de Caxias.

O prefeito de Caxias conheceu o sistema de operações portuárias

Uma próxima reunião já ficou agendada junto ao prefeito e sua equipe da Secretaria de Planejamento com Ted Lago e parte de sua equipe para o inicio do projeto do porto seco.

“Esse será o primeiro passo. O projeto precisa ainda após ser concluído, analisado pela Receita Federal e outros órgãos federais e estaduais, para, em seguida, tomar forma física. Mas como se trata de um projeto que, além de gerar muito emprego, trará recursos e investimentos, não só para Caxias, mas para toda o Maranhão, acreditamos que não enfrentaremos muitas dificuldades”, destacou o prefeito Fábio Gentil.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos