Prefeito Edivaldo vistoria avanço das obras de reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno

Publicado em   31/ago/2020
por  Caio Hostilio

Revitalização do Centro Histórico é uma importante frente de trabalho do programa São Luís em Obras, com centenas de ações em andamento e que vão dar um brilho especial às comemorações dos 408 anos da capital, prosseguindo até o final do ano com inaugurações de obras

Prefeito Edivaldo vistoria avanço das obras de reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno

Na manhã deste domingo (30), o prefeito Edivaldo Holanda Junior acompanhou o avanço das obras de reforma do conjunto formado pela Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno. Executadas pela Prefeitura de São Luís, por meio do programa São Luís em Obras, em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), estas ações ampliam o maior conjunto de investimentos já realizado na região central de São Luís. Com diversas etapas já concluídas, a obra faz parte do conjunto de entregas e inaugurações que serão feitas até o fim deste ano para marcar os 408 anos de São Luís. Os serviços estão avançando conforme o cronograma, estando em execução, no momento, a recuperação do piso original das ruas do Egito, do Sol e entorno. O ritmo de trabalho é intenso mesmo nos finais de semana.

“Tenho acompanhado de perto todas as obras que estamos executando por meio do programa São Luís em Obras. Aqui no Centro estamos avançando com a reforma completa da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno, espaços históricos da nossa cidade que estavam em situação precária e que após as obras serão devolvidos à população totalmente recuperados. Os espaços estão ganhando um novo projeto paisagístico, com nova iluminação, mobiliário urbano, recuperação de monumentos históricos e muito mais. Seguimos com diversas outras obras importantes na região central, como as praças da Saudade, da Misericórdia e Fonte do Bispo, recuperando nosso patrimônio histórico, ao mesmo tempo em que avançamos com melhorias de infraestrutura por toda a cidade, desde a zona rural até o Centro”, disse o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Acompanharam o prefeito Edivaldo durante a vistoria a primeira-dama, Camila Holanda; o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary; e o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho.

As equipes da Prefeitura avançam na recuperação do antigo piso das ruas do Sol, do Egito e do entorno da praça e largo. A camada asfáltica que cobria as vias nas últimas décadas está sendo removida. Sob ela ainda está o antigo piso de paralelepípedo, que está sendo recuperado. Nos trechos onde não é possível fazer o reparo o pavimento está sendo refeito. Também está sendo feita a recuperação das calçadas.

Todo este trabalho tem como objetivo recuperar as características originais do sítio histórico. Mesmo com as obras ainda em andamento já é possível perceber a transformação dos espaços que em nada mais lembram o estado de degradação em que se encontravam.

Para o superintendente do Iphan, Maurício Itapary, trata-se de obra de grande importância por recuperar um dos logradouros mais antigos da cidade. “O projeto elaborado pelo Iphan e que está sendo executado pela Prefeitura vai devolver para este espaço as suas feições arquitetônicas e urbanísticas originais. Isso é muito importante para a preservação da história da cidade”, disse.

REQUALIFICAÇÃO

De acordo com o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, a maior parte das obras já foram concluídas. “Seguindo a determinação do prefeito Edivaldo estamos avançando com bastante rapidez na reforma da Praça João Lisboa e Largo do Carmo para entregar um espaço totalmente requalificado para a população, respeitando a história do local e com toda a estrutura necessária para ser uma área de lazer e convivência no Centro de São Luís. Estamos já nas fases finais dos serviços, que é a recuperação de todo o calçamento, iluminação e paisagismo”, afirmou.

Com mais de 12 mil metros quadrados, a área que compreende Praça João Lisboa, Largo do Carmo e Rua de Nazaré é uma as regiões mais antigas da cidade e foi palco de importantes eventos da história de São Luís. Toda a área está passando por reforma estrutural. Já foram concluídas toda a parte da rede elétrica, hidráulica e as galerias para escoamento da água das chuvas. Também já foram instaladas parte das novas luminárias, lixeiras e bancos. O conjunto também está ganhando nova sinalização turística e placas contando a história do espaço e dos monumentos que o compõem. Após a conclusão da recuperação do piso do entorno será executado o projeto paisagístico e de arborização.

Uma das últimas fases será a recolocação dos monumentos históricos que foram totalmente restaurados. O tradicional relógio e o busto do Frei Capuchinho Carlos Olearo foram retirados e serão recolocados quando os serviços forem concluídos. A estátua de João Lisboa foi restaurada no próprio local e já é possível ver a diferença entre o estado da estátua antes da restauração e o resultado deste trabalho. A antiga coloração escura decorrente da ação do tempo deu lugar à cor original do cobre do qual é feito o monumento.

REVITALIZAÇÃO DO CENTRO

A recuperação da região central de São Luís é uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. O início de agosto, a Praça da Bíblia foi reinaugurada após passar por ampla reforma. No dia 22, abrindo as comemorações pelos 408 anos de São Luís, foi reinaugurado o Parque do Bom Menino. No próximo sábado (5), também como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, será reinaugurado o Estádio Municipal Nhozinho Santos.

Além conjunto formado pela Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno estão em obras o Mercado das Tulhas, também em parceria com o Iphan, e as praças da Misericórdia e da Saudade, e a Fonte do Bispo, que está sendo totalmente urbanizada. Todas estas obras serão entregues até o fim do ano, marcando os 408 anos de São Luís como um ano de grandes obras entregues à cidade.

Entre as obras realizadas pelo Instituto em parceria com a Prefeitura e já entregues destaque para as praças Deodoro, Panteon, Pedro II e Rua Grande. Também já passaram por reforma a Praça da Alegria, Praça dos Pescadores (no Portinho) Fonte das Pedras e Fonte do Ribeirão Por meio de parceria com a Vale, o Iphan e a Prefeitura de São Luís está sendo implantada uma nova praça no Centro, a Praça das Mercês.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos