Hildo Rocha parabeniza governo estadual pela implantação do curso de medicina da UEMA, em São Luís

Publicado em   24/out/2022
por  Caio Hostilio

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado federal Hildo Rocha parabenizou o Governador Carlos Brandão pela implantação do curso de medicina da UEMA. “Eu tenho certeza de que o Governador Brandão vai se esforçar bastante a fim de que o curso de medicina em São Luís funcione o mais rápido possível. Sabemos que não é fácil, pois a construção das instalações e compra dos equipamentos requer muitos recursos financeiros”, ressaltou.

Contribuição da bancada federal
De acordo com o deputado, a ajuda da bancada do Maranhão será fundamental para que o projeto seja implantado com celeridade. “Acredito que os três Senadores e os 18 Deputados Federais, irão contribuir, irão destinar recursos para que o curso de medicina da UEMA em São Luís seja implantado com brevidade e com equipamentos modernos”, comentou.

Obras viabilizadas por emendas do deputado Hildo Rocha
Hildo Rocha aproveitou pra lembrar inúmeras benfeitorias viabilizadas por emendas de sua autoria que estão sendo executadas na UEMA.

“Para o campus de Itapecuru-Mirim, destinei emendas que foram aplicados na compra de computadores, notebooks, entre outros equipamentos. Também destinei recursos para construção do ginásio de esportes na Cidade Universitária Paulo VI, onde está a sede da universidade. Esse ginásio está sendo construído na administração do Reitor Gustavo e está ficando muito bonito. Ele conseguiu uma complementação de recursos do próprio Governo do Estado do Maranhão, para a obra ficar melhor do que inicialmente prevíamos e o ginásio está ficando muito bom”, enfatizou o parlamentar.

Recursos para preservação do Rio Itapecuru
Outra ação relevante realizada pela UEMA, financiada com recursos públicos federais originários de emendas viabilizadas pelo deputado Hildo Rocha é a construção do Centro de Monitoramento e o Diagnóstico da Bacia do Itapecuru, principal fonte geradora de água que abastece dezenas de cidades, inclusive a Capital do Maranhão, São Luís.

“Hoje 70% do abastecimento de água da Capital vem do Sistema Italuís, que capta a água do Rio Itapecuru. Conseguimos recursos do Governo Federal, por meio da CODEVASF, para que fosse feito o diagnóstico de toda a bacia do Itapecuru, assim foi realizado amplo estudo acerca da situação da Bacia do Itapecuru. Com o mesmo recurso, também está sendo construído, dentro da Universidade Estadual do Maranhão, o Centro de Monitoramento do Itapecuru, com pontos de captações em várias cidades banhadas pelo Rio Itapecuru e seus principais afluentes”, explicou.

Hildo Rocha disse que a intenção é fazer com que o Rio Itapecuru se mantenha vivo, se revigore, melhore, aumente a quantidade de água, porque muitas nascentes estão morrendo.

“Temos que evitar que as aquelas nascentes morram. Para isso, é necessário ter cuidado com a mata ciliar, não apenas no curso do Rio Itapecuru, mas também por onde passam os seus afluentes, como o Rio Peritoró e outros — que também têm que ser cuidados. Para isso, é necessário o diagnóstico porque ele identifica os pontos críticos, e nós fizemos isso”, sublinhou.

O notável trabalho do Reitor Gustavo Pereira da Costa
O parlamentar comentou também acerca do eficiente trabalho realizado pelos gestores da UEMA. Hildo Rocha ressaltou que a Universidade Estadual do Maranhão é uma das melhores instituições de ensino público superior estadual do Brasil.

“Tanto o Professor Gustavo quanto o Professor Walter Canalles são muito competentes e têm realizado um excelente trabalho modernizando e ampliando a UEMA. Eles têm uma boa equipe de trabalho, entre eles a professora Lúcia que bem representa a instituição aqui em Brasília”, comentou Hildo Rocha.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos