Hildo Rocha defende fortalecimento das relações entre Brasil e Índia: o país asiático completou 75 anos independência e foi homenageado pela Câmara em sessão solene

Publicado em   10/nov/2022
por  Caio Hostilio

Em pronunciamento na Tribuna da Câmara, durante sessão solene em homenagem aos 75 anos de independência da República da Índia, o deputado Hildo Rocha defendeu o fortalecimento das relações entre o Brasil e o país asiático que ocupa a sétima posição no ranking da economia mundial. A Índia é o segundo mais populoso do mundo, com cerca de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes. 

“Senhoras e Senhores, é uma grande honra representar o MDB, meu partido, nesta Sessão Solene que celebra os 75 anos de independência da República da Índia. Brasil tem muito a aprender com a Índia. Com sua economia pujante, sua educação primorosa, sua medicina tão avançada. Com sua bem-sucedida indústria de audiovisual, com a florescente atividade de mídia e com a imprensa vibrante. Com seu notável desenvolvimento tecnológico que permite, entre outros ganhos, o amplo acesso da população à internet e o desenvolvimento de um programa espacial próprio”, destacou Hildo Rocha. 

O parlamentar ressaltou que a Índia é berço de algumas das mais antigas conquistas civilizatórias, dona de um legado que inspira a humanidade há milênios, a Índia contemporânea nos ensina que é possível o convívio exitoso entre tecnologia, ciência, inovação, tradição e diversidade étnica, linguística e cultural. 

“A Índia é um país gigante, que conta com a segunda maior população e o sétimo maior território do globo. Uma das grandes forças econômicas da atualidade, ostenta, ainda, o honroso título de maior democracia do mundo”, sublinhou o deputado 

História exemplar 

Hildo Rocha lembrou que a República da Índia ergueu-se a partir de um dos mais notáveis feitos históricos do Século XX – a exitosa campanha contra o controle britânico, liderada por Mahatma Gandhi e apoiada, de forma inédita, em protestos não-violentos.  

“Esse modelo de resistência pacífica à tirania inscreveu o nome de Gandhi entre os mais excepcionais líderes da história mundial. Seu grande espírito – que inspirou defensores dos direitos civis como Martin Luther King e Nelson Mandela – ilumina a todos os que lutam por paz, equidade e justiça social. É, portanto, uma honra para o Brasil a relação de amizade que, inaugurada em 1948, logo após a independência, une fraternalmente nossos dois países. Relação que, na verdade, tem raiz bem mais antiga, no tempo em que Brasil e Goa compartilharam o status de colônia portuguesa”, ressaltou Hildo Rocha. 

Semelhanças 

O deputado também enfatizou que a Índia e o Brasil se assemelham em inúmeros aspectos. “O vasto território, a pluralidade de línguas e tradições convivendo nesse território, a cultura riquíssima, o imenso potencial econômico, o apreço pela democracia. Os valores e objetivos que nossas nações compartilham nos levaram a um convívio sempre harmonioso. Assim, apesar da distância geográfica que nos separa, temos sido, especialmente nas últimas décadas, companheiros de desenvolvimento”, sublinhou.  

Parceria comercial 

Rocha ressaltou que as trocas comerciais entre Brasil e Índia se intensificam de maneira promissora. “Nossa participação conjunta nos BRICS, por sua vez, tem revelado o interesse comum de nossas nações em buscar o crescimento econômico, aliado ao progresso social e tecnológico e à sustentabilidade. A relação entre Índia e Brasil se apoia, ainda, em acordos de cooperação mútua em áreas estratégicas como bioenergia, tecnologia, cultura, medicina, previdência social, agricultura e pecuária, entre outras”, declarou o parlamentar.  

Tecnologia de ponta 

A tecnologia aplicada à área da medicina também foi citada pelo pronunciamento do parlamentar maranhense. “A tecnologia aplicada à área da medicina deu à Índia a vantagem de estar entre as primeiras nações a produzir vacina própria para o combate da Covid-19. O país amigo, no período mais duro da pandemia, nos forneceu milhões de doses, que salvaram a vida de tantos brasileiros. Deixo aqui registrado meu sincero agradecimento”, destacou o parlamentar. 

“Parabéns, República da Índia! Que o esplendor e a prosperidade desses três quartos de século só aumentem e tragam muitos benefícios ao povo indiano. E que sigamos fraternalmente unidos em nossa busca pelo desenvolvimento justo de nossas nações. Finalmente, cumprimento os nobres Deputados Vinícius Carvalho, Daniel Coelho e Soraya Santos pela iniciativa de propor tão justa homenagem”, finalizou Hildo Rocha. 

https://youtu.be/IrMv-fD0Gkg

ttps://bit.ly/3UBxdlH

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos