‘Direto ao Ponto’: Francimar Melo fala sobre perspectivas para o governo Lula e cenários políticos

Publicado em   11/nov/2022
por  Caio Hostilio

O programa ‘Direto ao Ponto’, da TV Assembleia, destacou, na edição desta sexta-feira (11), entrevista com Francimar Melo, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão e da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB. Ele conversou com a apresentadora e diretora adjunta de Comunicação da Alema, jornalista Sílvia Tereza, sobre temas como a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República; as manifestações de bolsonaristas contrários ao resultado do pleito; e os rumos do partido nas eleições municipais de 2024, sinalizando que o partido estuda lançar candidaturas nas 50 maiores cidades do estado.

Ao falar sobre as manifestações de bolsonaristas pelas ruas do país, Francimar Melo reforçou a confiança nos órgãos de controle, assim como também no Judiciário, e detalhou medidas adotadas pelo PT. “De fato, temos feito denúncias daquilo que nós consideramos como abusivo e o Judiciário tem buscado providências. Além disso, procuramos conversar com a classe política para que ajude parte da população a compreender o processo”, disse.

O dirigente petista ressaltou, ainda, que esses movimentos têm diminuído muito, nos últimos dias, e que as pessoas vão se convencendo de que não têm pautas para irem às ruas. “O PT tem orientado o nosso povo a não entrar nesse embate”, complementou.

*Eleições 2024*
Sobre a eleição municipal de 2024, Francimar Melo observou que será complexa porque a polarização entre petistas e bolsonaristas deve continuar. Também reforçou que o partido quer seguir protagonista. “Esses dois campos políticos vão continuar nos municípios. O PT tem interesse em discutir em todas as grandes cidades. No Maranhão, tem, aproximadamente, 50 municípios que estão acima de 50 mil eleitores. E em todos eles vamos fazer uma discussão para ter candidatura majoritária”, declarou.

Quanto às expectativas sobre a presença do PT no governo Brandão, ressaltou que o partido deve seguir tendo papel de destaque. “É nosso desejo participar do governo e continuar essa relação. Agora, eu acho que temos a condição de dar uma contribuição maior porque as políticas públicas que vamos gerir no estado estarão muito alinhadas com o governo Lula”, assinalou Francimar Melo, que é formado em Administração, foi vice-presidente da Agência de Mobilidade Urbana e trabalhou na coordenação executiva da Caravana Lula Livre, Brasil Livre.

*Federação e futuro do PT*
O dirigente estadual falou também sobre a aliança em federação com PT, PV e PCdoB. Ele comentou também sobre o futuro do PT, partindo de uma análise do resultado obtido no pleito de outubro.

“Poderíamos ter nos saído melhor, mas precisamos, agora, diante do cenário atual, ver quais os avanços que vamos ter na construção do novo momento dentro do PT. Nacionalmente, avançamos, pois tínhamos 57 deputados federais e agora temos 68; ampliamos nossa bancada no Senado, mantivemos os mandatos de governadores com quatro eleitos. Então, o partido está se organizando para esse novo momento”.

Francimar Melo avaliou positivamente a atuação da legenda após as eleições. “O PT está vivendo um bom momento. No Maranhão, está precisando se reafirmar, e nós estamos buscando isso. Nacionalmente, concluímos um ciclo, que era a volta. Pela primeira vez na história do Brasil, um presidente governará por três vezes o país. É um momento novo”, ressaltou ele.

Questionado sobre como lidar com um Congresso com maioria direitista, Francimar disse ser necessária muita articulação. “Esse é o papel do governo e nós temos que ter essa habilidade. O presidente Lula demonstrou capacidade de articulação e vai fazer isso junto com seu grupo de aliados para que a gente tenha um Congresso, no mínimo, coeso nas pautas”.

O ‘Direto ao Ponto’ vai ao ar todas as sextas-feiras, às 10h30, pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos