Complexo Hospitalar Gentil Filho trabalha prevenção à saúde mental com os colaboradores da unidade

Publicado em   28/jan/2023
por  Caio Hostilio

Nessa quinta-feira (26), a equipe do Complexo Hospitalar Gentil Filho realizou uma palestra alusiva à Campanha Janeiro Branco, no mês de conscientização da Saúde Mental, para colaboradores da unidade. Durante o encontro, a equipe de psicologia da instituição abordou temas como Assédio Moral e Síndrome de Bornout. Além disso, também houve a entrega de brindes e lanche aos funcionários.

O psicólogo, Antônio Junior, abordou um dos temas da palestra e frisou a importância da Campanha Janeiro Branco nas unidade de saúde. “As vezes a saúde mental fica subjugada e invisibilizada. Nós estamos cobertos de exames tanto laboratoriais, como de imagem. Muitas das vezes esquecemos que não conseguimos ver a nossa saúde mental por meio de exames, mas sim através da fala. A maioria das pessoas têm medo de falar, mas nós tentamos quebrar esse tipo de estigma dentro dessas palestras, para que elas possam entender que o serviço de psicologia do Complexo Hospitalar Gentil Filho também é para os funcionários”, frisou.

Livia Sena, diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho, ressaltou que a Campanha Janeiro Branco traz temas que chama a atenção dos colaboradores da unidade. “É muito importante trazer campanhas desse tipo para a unidade. Se tratando de Janeiro Branco, foi possível observar que é um tema que chama atenção de todos, inclusive houve participação de funcionários e nos foi até solicitado que esse tema não seja apenas de um dia, mas que a gente trabalhe melhor a saúde mental dos nossos funcionários”, contou.

A psicóloga, Ana Karoliny, participou da palestra e destacou sua impressão sobre o tema. “Esses temas são muito importantes, pois em todo o ambiente de trabalho há essas relações sociais, as vezes elas podem repercutir negativamente, por exemplo, quando há situações de assédio e excesso de trabalho”, disse.

“Uma das principais ações é conhecer o problema. Nós sabemos que não se fala muito sobre os problemas mentais, por isso é importante conhecer, ajudar e saber que tem tratamento e medicações, além de reconhecer a importância do profissional de psicologia, quebrando esse estigma e procurar os serviços de saúde, pois Caxias tem esse incentivo para ajuda psicológica”, destacou Rodrigues, psicólogo.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos