Atenção, voluntários!!! Empresa de implantes cerebrais de Elon Musk obtém aprovação para testes em humanos

Publicado em   26/maio/2023
por  Caio Hostilio

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais de Elon Musk que espera usar sua tecnologia para tratar condições como paralisia e cegueira, foi autorizada a realizar testes em humanos depois de receber a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, anunciou a empresa na quinta-feira (26).

“Estamos entusiasmados em compartilhar que recebemos a aprovação do FDA para lançar nosso primeiro estudo clínico em humanos”, disse Neuralink em um post no Twitter. Musk havia previsto em várias ocasiões anteriores que a tecnologia seria liberada para testes, mas um pedido anterior no início de 2022 foi negado pelo FDA, disseram cientistas que trabalharam no projeto à Reuters em março.

A aprovação é “um primeiro passo importante que um dia permitirá que nossa tecnologia ajude muitas pessoas”, disse a empresa, e é “o resultado de um trabalho incrível da equipe Neuralink em estreita colaboração com o FDA”.

Musk afirmou anteriormente que sua ambição é que o Neuralink “restaure a funcionalidade do corpo inteiro para alguém que tenha uma medula espinhal cortada”.

A Neuralink diz que ainda não tem planos de começar a recrutar participantes, enquanto o FDA não comentou formalmente sua decisão de aprovar a tecnologia para testes em humanos. No ano passado, Musk disse estar tão confiante na segurança do dispositivo que estaria disposto a implantar o chip no cérebro de seus próprios filhos.

Até agora, protótipos do implante Neuralink, que têm o tamanho de uma moeda comum, foram implantados em crânios de macacos, mostrou a empresa em demonstrações. O implante registra a atividade nervosa e retransmite as informações para um dispositivo externo, como um smartphone, com o uso de uma conexão bluetooth.

Além de ajudar a tratar problemas de mobilidade ou deficiência visual, Musk diz que o Neuralink também pode beneficiar pessoas com depressão, esquizofrenia e autismo – e até mesmo atuar como um utilitário para navegação na web e comunicação telepática entre indivíduos.

A Neuralink foi criticada no final do ano passado em meio a reclamações de supostas violações de bem-estar animal. Um relatório da Reuters em dezembro disse que cerca de 1.500 animais, incluindo macacos, ovelhas e porcos, foram mortos durante as fases iniciais de testes.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos